Dois Firefox diferentes no mesmo windows

Pessoal, uma dúvida que eu tenho aqui no trampo.
Temos uma galer aque tel que lidar diariamente com o HoD (Host on Demand) do Serpro. O HoD é um emulador de terminal de grande porte rodando via Java no browser. Nosso grande problema tem sido que esta aplicação do serpro só roda corretamente no Firefox 42. Como não é legal os usuários usarem uma versão tão antiga (vários plugins e extensões não funcionam mais) e em alguns casos o uso de outro navegador não é viável, vocês sabem dizer se existe alguma forma de rodar duas versões de firefox diferentes no mesmo sistema windows? Uma travada na versão 42 e outra rodando a versão estável mais atual?

Faz tempo que não uso Windows e o que vou falar é pelo menos uma luz… Não sei inclusive se vai rolar porque usei nas versões passadas e não sei se vale ainda… Tenta assim:

Instala a segunda versão do Firefox em um caminho personalizado que você pode escolher durante a instalação. Aí antes de executar esta versão você coloca no final do comando do atalho (você pode ver isso nas propriedades do atalho) um ‘-p’ ou ‘-profile’, é com isso que vai te dar a opção personalizada pra criar e escolher um profile diferente. Este parâmetro te da a opção de controlar mais perfis no firefox, o comando deve ficar mais ou menos assim:

firefox.exe -p
ou
firefox.exe -profile

Se não rolar bem assim, dei um caminho pra você seguir…

Lembre-se que há um arquivo dentro da pasta de usuário onde dentro dele tem a referencia de qual profile (pasta de usúario) ele deve usar ao abrir o firefox…

Infelizmente, provavelmente, vai ter que utilizar este meio sempre pra poder usar o Firefox.

O Firefox mais novo talvez não funcione com este parâmetro, mas a versão 42 é bem capaz de funcionar…

2 Curtidas

Uma solução seria você utilizar as versões ESR do Firefox, que são versões mais “antigas” com foco empresarial, mas que somente trazem algumas atualizações críticas.

Instale uma Versão Mais Antiga do Firefox

Download do Firefox ESR

Sim, use as versões portable e desative as atualizações

2 Curtidas

Poderia tentar os Firefox-based como waterfox, palemoon, seamonkey

Sobre rodar uma versão antiga pra ter o suporte ao HoD. Vc já tentou usar a versão ESR do Firefox? Ela recebe updates de segurança e suporta recursos legados de versões antigas.
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/mude-para-o-firefox-extended-support-release-esr

Não acredito que seja uma solução para um usuário final, mas para testes da equipe, existe uma ferramenta chamada Sandboxie que é muito boa. Com ela você consegue instalar/rodar aplicativos em geral sem o risco de sujar o sistema (acabei de ver que agora é uma ferramenta gratuita, cheguei a adquirir a licença a uns anos).

Na mesma linha de raciocínio, o Win10 conta com a possibilidade de criação de Sandbox, conforme pode conferir no link abaixo:

1 Curtida

Muito obrigado a todos pelas contribuições. Vamos fazer um testes aqui e ver o que rola, aí aviso a vocês. Provavelmente vamos acabar usando o portable do 42 caso funcione sem muitos problemas com o java web view da máquina e vamos fazer um teste com o ESR (apesar de que tenho quase certeza de que já foi tentado antes sem sucesso).

Tem uma solução mais fácil…
Instale as versões dos Firefox em Pastas (caminhos) diferentes, execute cada um e digite no campo de endereço ‘about:profiles’, crie e defina um profile ‘default’ para cada um deles…
Eles vão passar a abrir cada um em suas configurações próprias sem incompatibilidades.
Mas como não fiz, existe a possibilidade de um “desmanchar” a configuração do outro, mas vale tentar…

os based não conseguem carregar a aplicação, infelizmente.

Desconsidere as minhas repostas anteriores se você usa uma conta no sistema operacional para cada usuário na sua empresa. Você teria que fazer essas coisas em todos as contas…

Como a versão 42 parece ser muito velha, tenho a impressão que esta versão os perfis são instalados em nome de caminho diferente, naquela época a definição padrão era diferente. Acho que só instalando em pastas diferentes eles não vão conflitar e você poderá ser feliz…

Também poderia instalar o Iceweasel, que é o firefox sem a marca. Acha a versão 42 e corre pro abraço!

Eu utilizo o dois Firefox:

• Firefox versão normal
  • Firefox Nigth (versão de desenvolvimento)