Docker - diferenças do Snap para a instalação padrão

ola! tenho duvidas sobre o Docker … existe alguma diferença entre o Docker Snap e o Docker instalado normalmente … diferenças tipo desempenho, erros de permissão?

tenho o Docker(Snap) comecei a usar ele agora … ainda estou aprendendo a usar a ferramenta …
para usar preciso instalar um servidor(Xampp) ou ja vem embutido nele

1 curtida

Creio que a versão em snap só é mais fácil por causa que já é empacotada de forma bonitinha, mas você tem a questão do alto consumo processamento e de memória dos snaps, em fim papo para outro dia. O Xampp não vem no Docker.

Se você quiser usar a versão “tradicional” do Docker, segue a dica:

OBS: o guia que mostrei é para instalar no Ubuntu 20.04 e seus derivados, caso você precise de uma versão mais antiga do Ubuntu, selecione no site que mandei como “source”!

1- sudo apt update

2- sudo apt install apt-transport-https ca-certificates curl software-properties-common

3- curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo apt-key add -

4- sudo add-apt-repository "deb [arch=amd64] https://download.docker.com/linux/ubuntu focal stable"

5- sudo apt update

6- sudo apt install docker-ce

7- sudo systemctl status docker

Se você quiser desativar a inicialização automática do docker junto ao sistema:
1- sudo systemctl disable docker.service

2- sudo systemctl disable docker.socket

Instalar o Xampp e uso básico:

1- Baixe o .run do site oficial: XAMPP Installers and Downloads for Apache Friends

2- Abra o diretório onde o .run está e execute no terminal o seguinte comando para tornar ele executável: chmod +x nome do arquivo, exemplo → chmod +x xampp-linux-x64-8.0.3-0-installer.run

3- Mande rodar o .run: sudo ./ nome do aqruvi, exemplo → ./xampp-linux-x64-8.0.3-0-installer.run

4- Siga a instalação gráfica como desejar

5- Para iniciar o serviço do xampp: sudo /opt/lampp/xampp start

6- Para stopar o serviço do xampp: sudo /opt/lampp/xampp stop