Docker - diferenças do Snap para a instalação padrão

ola! tenho duvidas sobre o Docker … existe alguma diferença entre o Docker Snap e o Docker instalado normalmente … diferenças tipo desempenho, erros de permissão?

tenho o Docker(Snap) comecei a usar ele agora … ainda estou aprendendo a usar a ferramenta …
para usar preciso instalar um servidor(Xampp) ou ja vem embutido nele

1 curtida

Creio que a versão em snap só é mais fácil por causa que já é empacotada de forma bonitinha, mas você tem a questão do alto consumo processamento e de memória dos snaps, em fim papo para outro dia. O Xampp não vem no Docker.

Se você quiser usar a versão “tradicional” do Docker, segue a dica:

OBS: o guia que mostrei é para instalar no Ubuntu 20.04 e seus derivados, caso você precise de uma versão mais antiga do Ubuntu, selecione no site que mandei como “source”!

1- sudo apt update

2- sudo apt install apt-transport-https ca-certificates curl software-properties-common

3- curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo apt-key add -

4- sudo add-apt-repository "deb [arch=amd64] https://download.docker.com/linux/ubuntu focal stable"

5- sudo apt update

6- sudo apt install docker-ce

7- sudo systemctl status docker

Se você quiser desativar a inicialização automática do docker junto ao sistema:
1- sudo systemctl disable docker.service

2- sudo systemctl disable docker.socket

Instalar o Xampp e uso básico:

1- Baixe o .run do site oficial: XAMPP Installers and Downloads for Apache Friends

2- Abra o diretório onde o .run está e execute no terminal o seguinte comando para tornar ele executável: chmod +x nome do arquivo, exemplo → chmod +x xampp-linux-x64-8.0.3-0-installer.run

3- Mande rodar o .run: sudo ./ nome do aqruvi, exemplo → ./xampp-linux-x64-8.0.3-0-installer.run

4- Siga a instalação gráfica como desejar

5- Para iniciar o serviço do xampp: sudo /opt/lampp/xampp start

6- Para stopar o serviço do xampp: sudo /opt/lampp/xampp stop

Sources: Como Instalar e Utilizar o Docker no Ubuntu 20.04 | DigitalOcean

na verdade queria montar um ambiente de desenvolvimento com o Docker … pois o xampp tem o costume de quebrar o meu Gnome de alguma forma

Qual distro você tá usando? Quebrar o Gnome por causa do Xampp é novo para mim :sweat_smile:
Talvez abrir um tópico novo explicando seu problema ajude a resolver, pois não sei instalar o xampp como conatiner, quiçá se é possível

sim são alguns bugs visuais tipo o botão de minimizar some ou não funciona mas nada que deixe o sistema inutilizavel… mas incomoda … uso o PopOs20.10-nvidia_460

Hmm, pode ser algum conflito com a base 20.10, pois as non LTS’s costumam ser menos estáveis. Os bugs do gnome acontecem mesmo você usando o xampp via terminal?
Digo isso pois usei ele no Ubuntu 18.04.x a uns anos atrás e não tinha esse problema. Em fim, vivendo e aprendendo :sweat_smile:

sim aconteceu so nesse meu sistema …em outros não … sempre usei o xampp … mas queria substituir ele de alguma forma … ai descobri o Docker cria imagens e container… por que na verdade quero "Snapzar"tudo … usar tudo em container e nada ou quase nada no sistema
Steam, OBS-studio em Flatpak
Docker em snap
e como do xampp não tem essa possibilidade ainda(pelo o que sei)

e a possilidade de montar um ambiente so por DockerFile me chamou a atenção

Bom, não sou muito fã de snap nem de flatkpak, mas entendo e respeito sua proposta/filosofia.
Achei um “guide” ensinando a instalar o xampp no docker, mas é meio gambiarra. Docker tutorial – How to install XAMPP server in docker container? | Taufan Lubis - Ubuntu Linux
Vê se lhe atende

1 curtida