DOAS versus SUDO

Olá desde já !
Pergunto aqui quais serão as vantagens e desvantagens para um utilizador médio ou médio-avançado de usar o programa DOAS presente nos SO xBSD mas instalado em um sistema de base .deb !?
Se vantajoso para quem pouco usar o Terminal, como fazer para o instalar e terá alguns extras a se saber antes de usar o mesmo?
P.S.: O DOAS é um programa semelhante ao SUDO, só que por sinal será user friendly e mais leve de conteúdo.

Agradecido pela atenção :innocent:

O doas é um sudo com código fonte simplificado,sinceramente é trocar 6 por [(6+6)÷2] a nível usuário final, não existem vantagens no mundo Linux a menos que o usuário seja noiado por segurança já que o doas permite algumas coisas a mais em configuração

Interessante, a opinião do Tuber DT (norte Americano) é diferente da sua. Ele refere que tem várias vantagens em termos de peso no sistema, simplicidade, e curiosamente indica ser mais para iniciantes!
Fiquei curioso, mas não me aventuro mais no mundo xBSD por razões diversas.
Configurações de segurança? Diz que é o contrário, que o SuDo tem mais opões apesar de ser para nerds?!
:roll_eyes:

1 curtida

O doas é um componente core que você precisa instalar e configurar então…

O sudo tem mais opções no geral, o Doas é mais granular pelo que li

1 curtida

Vê se vale a pena:

Depois de instalar e configurar você vai usar assim:

doas comando

Sem configurar, provavelmente seu sistema já traz o sudo e você usa assim:

sudo comando
1 curtida

O video é este, fiquei curioso!
Será por tanto uma questão de opção.
Ambos serão bons, mas o SuDo estará mais carregado de opções; o DoAs será mais para maquinas com menos RAM, talvez !

Mais opiniões construtivas seria ótimo :grinning:

Eu não tenho nada contra mas definitivamente esse tipo de decisão cai na categoria “escovar bits”… Faça mudanças para obter resultados substanciais.

  1. sudo vs doas vai realmente ser “o componente” que vai tornar o uso da sua distro viável em menos RAM?
  • Eu miraria em distros de perfil slim, 1 MB não vai mudar nada mesmo que você tenha um Athlon 64 e 256 MB…
  1. sudo vs doas vai realmente ser “o componente” que vai tornar o uso da sua distro mais segura?
  • Que diferença faz se você nem sabe? O que realmente melhoraria a segurança é você saber porque (nesse caso você já estaria usando sudoedit, su, ou teria modificado o sudo) ou melhor ainda nem precisar mudar seu user ID ou group ID de para fazer algo (containers… polkit, flatpak, etc), pelo menos não explicitamente.
  1. sudo vs doas vai realmente ser “o componente” que vai tornar o terminal mais simples/amigável?
  • Para ser uma mudança substancial, sudo e doas não estariam em questão… Nem o terminal ou o conceito de privilégio… Tudo isso continua relativamente próximo no espectro facilidade.
2 curtidas

Comecei a usar doas recentemente, e tô gostando.