Dns da cloudflare lento?

Às vezes tenho problema de não conseguir navegar com os DNS da Cloudflare, então decidi mudar para o do Google e percebi diferenças grotescas nos dados informado pelo speedtest via terminal:

Cloudflare:

Retrieving speedtest.net configuration…
Testing from Latin America, Ltda. (170.80.65.31)…
Retrieving speedtest.net server list…
Selecting best server based on ping…
Hosted by Move Network (Japeri) [338.45 km]: 48.607 ms
Testing download speed…
Download: 1.03 Mbit/s
Testing upload speed…
Upload: 2.61 Mbit/s

Google:

Retrieving speedtest.net configuration…
Testing from Latin America, Ltda. (170.80.65.89)…
Retrieving speedtest.net server list…
Selecting best server based on ping…
Hosted by ABV SERVICES LTDA (Nova Iguacu) [350.81 km]: 26.357 ms
Testing download speed…
Download: 19.01 Mbit/s
Testing upload speed…
Upload: 7.96 Mbit/s

É assim mesmo ou configuração errada?

Depois que a cloudflare surgiu com esse dns todo mundo começou a usá-lo, muito recomendado inclusive por técnicos. Agora o serviço deve estar altamente sobrecarregado…

DNS só é usado pra achar o IP do site. O tráfego de dados não passa pelo DNS.

Ou seja, o teste só mostrou que o servidor Move Network (Japeri) [338.45 km] é mais lento que o ABV SERVICES LTDA (Nova Iguacu) [350.81 km] Um problema de DNS lento é quando vc quer entrar em um site e demora pra iniciar a carregar. Fica no navegador “Resolvendo domínio”, mas quando começa carregar, carrega pela velocidade de conexão do seu provedor.

Minha impressão é que pra esse caso específico o serviço do google foi melhor, mas não é assim que se testa a performance de servidors DNS.

1 Curtida

Tbm percebi que DNS estavam lentos, voltei para os do google ha aluns dias atrás

Creio que seja boicote do meu provedor de internet.

Speedtest do terminal tá zoado. Acha fácil galera falando sobre problemas. Desconheço detalhes.

Faz teste simples, pinga no 1.1.1.1 e no 8.8.8.8 pelo terminal mesmo.

Aqui 1.1.1.1 dá menos de 3ms sempre. Google fica nos 20ms.
Isso varia de região pra região, provedor, depende das rotas da sua conexão.

Terminal:
ping -c 4 8.8.8.8

ping -c 4 1.1.1.1

Use o com menor tempo de resposta. As vezes o DNS do seu provedor pode ser o mais rápido, as vezes não. O mais rápido pra minha conexão pode ser o mais lento para a sua. E como já dit é só o tempo de consulta. Download vai depender do seu provedor.

No meu caso a Cloudflare tem servidor em minha cidade (Curitiba) é natural que seja MUITO rápido então. Google não tem servidor mais no Brasil.

Captura de tela 2020-12-07 140007

O Google ficou melhor, mas não confio. Estranhamente quando troquei pelo Google e depois voltei para o Cloudflare a velocidade ficou parecida.

São milésimos de segundo, as vezes é mais psicológico, ninguém consegue medir isso no uso não. :rofl:

1 Curtida