Às vezes tenho problema de não conseguir navegar com os DNS da Cloudflare, então decidi mudar para o do Google e percebi diferenças grotescas nos dados informado pelo speedtest via terminal:
Cloudflare:
Retrieving speedtest.net configuration…
Testing from Latin America, Ltda. (170.80.65.31)…
Retrieving speedtest.net server list…
Selecting best server based on ping…
Hosted by Move Network (Japeri) [338.45 km]: 48.607 ms
Testing download speed…
Download: 1.03 Mbit/s
Testing upload speed…
Upload: 2.61 Mbit/s
Google:
Retrieving speedtest.net configuration…
Testing from Latin America, Ltda. (170.80.65.89)…
Retrieving speedtest.net server list…
Selecting best server based on ping…
Hosted by ABV SERVICES LTDA (Nova Iguacu) [350.81 km]: 26.357 ms
Testing download speed…
Download: 19.01 Mbit/s
Testing upload speed…
Upload: 7.96 Mbit/s
Depois que a cloudflare surgiu com esse dns todo mundo começou a usá-lo, muito recomendado inclusive por técnicos. Agora o serviço deve estar altamente sobrecarregado…
DNS só é usado pra achar o IP do site. O tráfego de dados não passa pelo DNS.
Ou seja, o teste só mostrou que o servidor Move Network (Japeri) [338.45 km] é mais lento que o ABV SERVICES LTDA (Nova Iguacu) [350.81 km] Um problema de DNS lento é quando vc quer entrar em um site e demora pra iniciar a carregar. Fica no navegador “Resolvendo domínio”, mas quando começa carregar, carrega pela velocidade de conexão do seu provedor.
Minha impressão é que pra esse caso específico o serviço do google foi melhor, mas não é assim que se testa a performance de servidors DNS.
Speedtest do terminal tá zoado. Acha fácil galera falando sobre problemas. Desconheço detalhes.
Faz teste simples, pinga no 1.1.1.1 e no 8.8.8.8 pelo terminal mesmo.
Aqui 1.1.1.1 dá menos de 3ms sempre. Google fica nos 20ms.
Isso varia de região pra região, provedor, depende das rotas da sua conexão.
Terminal: ping -c 4 8.8.8.8
ping -c 4 1.1.1.1
Use o com menor tempo de resposta. As vezes o DNS do seu provedor pode ser o mais rápido, as vezes não. O mais rápido pra minha conexão pode ser o mais lento para a sua. E como já dit é só o tempo de consulta. Download vai depender do seu provedor.
No meu caso a Cloudflare tem servidor em minha cidade (Curitiba) é natural que seja MUITO rápido então. Google não tem servidor mais no Brasil.