Dnf vs. APT vs. Pacman

Quais as diferenças entres esses gerenciadores de pacotes?

Já utilizou algum deles diariamente? Qual é a sua dúvida? A resposta vai depender muito de quais são suas dúvidas.

Todos eles tem recursos equivalentes, para o usuário final a principal diferença será o tempo que uma ação leva para ser concluída, na minha experiência o Pacman é de longe o mais rápido, APT fica em segundo e DNF em um distante terceiro lugar.

3 Curtidas

Daí entramos no mérito, velocidade x eficiência no caso dos 3 acabo optando pela eficiência do dnf que só faz alterações após a checagem se a mesma não traz problemas ao sistema pois cada transação é analisada antes de ser consumada.

https://dnf.readthedocs.io/en/latest/api_transaction.html

O @T-Rex_numa_Suzuki está a utilizar actualmente Arch Linux e Fedora.

O apt e dnf não são rolling release, mas pacman é uma rolling release. Sendo não uma rolling release, eles limitam-te a optar apenas pelos repositórios oficiais distribuídos pela Debian e pela Canonical, e os repositórios não-oficiais são muito exigentes, como tens de aderir a chave e o PPA. Sendo uma rolling release, pacman permite-te escolher vários opções – estável, testável (diária) e instável, e sempre se actualiza diariamente, e oferece a opção de AUR, que não é muito exigente para o utilizador a menos que ele habilite a opção de automatizar a exportação das chaves.

No desenvolvimento, AUR é mais fácil do que o deb. O AUR permite-te enviar o pacote a partir do GitHub/GitLab que o deb não permite.

Tem um video o @Dio que ele fala que o .deb alguns desenvolvedores não colocam repositório, dai quando lança uma atualização o sistema não vai puxar, é isso mesmo?

Gostei o DNF bem pratico e fácil, pacman é um pouco complicado mais depois fica fácil.

@drakofrost
https://sempreupdate.com.br/fedora-31-considera-compactar-seus-pacotes-rpm-com-zstd-em-vez-de-xz/

@gusbemacbe Eu utilizo 3 sistemas Windows 10, Fedora e Arch Linux

3 Curtidas