DISTROWIKI: Transformamos o projeto em um TCG

Fala rede, tudo bem?

Faz alguns dias que eu, Saulo, e meu amigo @Arthur_Henrique anunciamos uma ideia diferente, open source e repaginada para mostrar as informações das distribuições Linux. Afinal, como disse Arthur Henrinque: “O Distro Watch é passado e precisa ser atualizado”.

Então, em umas reuniões pois às aulas de faculdade, falamos sobre animes e TCGs, chegamos no ponto em que o DistroWiki estava ficando com design bem gamificado parecido com cartas de Yu-Gi-Oh e Pokémons TCG – em uma das versões, havia até árvores de habilidades das distros.

Por isso, decidimos em fazer a comparação das distros como se fosse um duelo de cartas.

Para “duelar” com as Distros, você pode navegar pelo catálogo e escolher uma distro ou usar manipulação de URL.

No caso, vamos fazer um exemplo de duelo na América do Sul.
Distro Linux da Venezuela vs. Distro do Uruguai

https://distrowiki.site/comparacao/locos+canaima

Pelo visto, o Loc OS (Uruguai) ganhou por além da leveza ter mais pontos.

Mas se usarmos outra “Distro Carta”, o jogo muda:
https://distrowiki.site/comparacao/locos+debian

Bem, ainda estamos arrumado os dados. Logo lançaremos um beta oficial.
Queríamos saber se o fórum tem ideias que poderíamos acrescentar, o quê acham até agora do DistroWiki?

3 curtidas

o logo ficou bom

mas o limite para comparar 4 distros acho pouco, principalmente para os somelieres de distros, acho que tem que ser mais, mas esta ficando bom.

1 curtida

De 2 em 2, dá para lê as informações numa boa. É que não queremos cometer o erro de poluição visual. Porém, podemos fazer algo que compare 4 em 4.

Agradecemos por comentar :slightly_smiling_face:.

diminui a altura, vai caber mais.

Uma dica é deixar mais ou menos assim com uma carta mesmo, um exemplo e dica é a XYZ do Yu Gi Oh

Interpretação:

Rank (estrelinhas): O quanto a distro vem pronta pra uso para um uso doméstico
Atributos (texto entre colchetes), em ordem:

1. País de origem
  2. Se é independente, derivação, remasterização, fork…
  3. Gerenciador de repositórios
  4. Gerenciador de pacotes

ATK: tamanho da ISO
DEF: recomendação
Boss level (O 1 no canto superior direito):

1. Projeto gerido por comunidade global (Debian)
  2. Projeto gerido por empresa (Ubuntu)
  3. Projeto gerido por uma comunidade local (Mint, apesar de ser globalizado, a comunidade de mantenedores é centrada na frança)

Canto inferior esquerdo: Mes - Ano e codinome da última release

Canto inferior direito: data de criação da distro

3 curtidas

Caramba, irmão. A ideia era tu escolher uma e ir comparando com as outras.

Mas pelo visto, gostaste da idéia de batalha de cartas.

Estamos precisando de alguém disponível para mapear as distros que têm no catálogo e checar se as nacionalidades estão corretas.

Pois os dados ficam numa planilha, e são atualizados por IA e, às vezes, ele troca origem. Por exemplo, o Loc-Os estava como da Índia, aí falei para Arthur ele retrocedeu o código.

Poderia dar essa ajuda, mano?

PS: Sobre a ideia de cartas, chegamos o consenso que um UX adulto faria melhor para usabilidade atemporal. Fiquei meio entristecido pois eu achei a ideia de cartas muito divertida, mas quem sabe no futuro.

1 curtida

A ideia é ser igual o Versus (benchmark lado a lado pra facilitar a comparacao dos dados adjacentes), mas podemos habilitar um scroll horizontal pra caber mais

É uma pena, por mais que pareça infantil, o efeito pratico é tornar visualmente menos denso e poluído e deixar mais fluido

Isso levaria muito tempo e infelizmente eu não tenho, recomendo, novamente, já que o site tem wiki no nome, transforme numa wiki

2 curtidas

Estamos vendo isso.

O Arthur acabou de instalar um modo secreto de UX para programadores dinosaurios (kkkkk)

Então, no futuro, talvez tenha o modo de cartas.

Sobre deixar aberto, estamos vendo um SGBD e sistema de login seguros para mudar os dados.

Mesmo assim, gostaria de pedir a comunidade que ajude vendo se os dados das sua distribuição estão coerentes.

1 curtida

Supabase da conta e ainda sobra

Beleza mas reporta onde e pra quem?

1 curtida

Haverá modo edicao similar ao Wikipedia, e essas alteracoes serao revisadas por nós e aplicadas com prioridade no banco de dados (pra evitar sobrescrita)

2 curtidas

Está ficando muito lindo, vocês manjam muito de front parabéns.

Acredito que estão no caminho certo, tiveram o brainstorn, prototiparam e estão validando as ideias. Principalmente em relação da proposta chave do projeto, do diferencial. Afinal não é só apenas mais uma Wiki.

Sobre depois de implementar as funcionalidade de Wiki, deverá se bem mais fácil, já que terão bastante referências consolidadas para se basearem.

Ou também se em algum momento acharem que devam apenas focar nos benchmarking, será muito prático realinhar o projeto pela forma que estão fazendo.

Gostei demais, um projeto muito interessante, foi uma ótima ideia. :heart_eyes: :clap:

2 curtidas

Pode ser por aqui no fórum.

Ao menos quando nós ainda não arrumamos o SGBD e sistema de login.

Pretendemos lançar o beta oficialmente ainda esta semana.