DISTROWIKI: Aplicamos IA no projeto

Fala turma, tudo bem?

Faz um tempo que compartilhei o projeto que estou desenvolvendo com meu amigo Arthur. O projeto chama-se DistroWike.

Para que não viu, esse lead ajudará explicar:

DistroWiki é um projeto open source, atualmente com licença MIT, que visa repaginar a disseminação das informações das distros Linux na internet. A filosofia central é repaginar o que o Distro Watch já trabalhava, todavia, atualizando com conceitos de UX e UI contemporâneos, além de usar IAs na apuração das informações de qualquer distribuição Linux.

Como o projeto nasceu?

O projeto teve seu “Gênesis” quando Arthur, depois de fazer a matéria de Sistemas Operacionais na federal, tornou-se um fã de linux. Eu já usava-o desde o meu 17º aniversário.

Sendo assim, Arthur me chamou para esse projeto pois já havíamos trabalhado em um “pseudo sistema de saúde”: Saúde Plus, nesse projeto eu mostrei como trabalho de forma diferente misturando de filosofias até conceito de física para criar algo novo.

Com isso, Arthur me mandou um monte de perguntas sobre Linux, Unix, BSD. E, na medida que eu as respondia, ele checava e pesquisava tudo.

Porém, no dia seguinte, recebo a notificação do Github dizendo que eu tinha entrado num novo projeto — curiosamente, ele já havia feito uma base que em bora bem intencionada, ainda precisava de um mestre de obras.

Pós - Gênesis

Em qualquer projeto ou empresa, o difícil é a filosofia central e cultural. Tanto que há várias métricas de trabalho como o Kanban ou o K.I.S.S para construir uma adminstração efetiva acima das crenças e individualismo.

Mesmo assim, essas métricas/ferramentas ainda falham cotidianamente pois humanos são complexos. E nesse projeto não foi diferente.

Arthur gosta de usar o que dar-se por mais viável e acessível para construir uma base, embora pareça legal, a fundação de qualquer projeto deve ser sólida e como sou metódico, alertei-lhe sobre. Mesmo assim, o projeto tem tantas versões que eu me perco pois Arthur é tipo um Steve Jobes que sabe programação.

Novas Atualizações

Desde o inicio, eu dei a ideia de usar IA, queria que a comparação fosse uma tela onde o usuário escrevesse sobre seu PC e o site passaria para uma IA que avaliaria quais distros seriam mais plausíveis a cada usuário.

Depois de muita versões, consegui fazer com que Arthur usasse o Grok. O motivo dessa escolha é simples: Elon Musk está criando um ambiente de telecomunicação que conecta o Grok, Grokpidia (Musk criou uma wikipidia com os artigos que alimentou o Grok) e o X.

Sendo assim, o Grok tem uma capacidade de pesquisa maior em comparação a qualquer outra no mercado. Então decidimos fazer uma arquitetura via python que pega as distros de uma planilha no Google Sheets e passa uma por uma com um prompt para o Grok pesquisar, ele retorna e via pyhton editamos a planilha, todas as distros que são exibidas vem dessa planilha.

4 curtidas

Arthur aqui. A ideia central era apenas construirmos apenas um benchmark de Distros, mas a possbilidade de inovar cresceu, e o DistroWiki é, e sempre será, um projeto 100% open-source, e adotará fora as comparações o sistema de edição do usuário logado.

Para quem tiver interesse, podemos criar um devblog sobre o desenvolvimento. Precisaremos de toda a ajuda possível, e todos os prs são aceitos, entao pra quem tiver interesse de fazer parte do futuro da transicao windows-linux (ou dar generosas estrelas), acesse: GitHub - arthurhenriquelopes/DistroWiki: Plataforma de auxílio a decisão da escolha da Distro ideal

A arquitetura é serverless, desacoplada com duas camadas, mas pensamos em futuramente adotar modelo monolítico. Temos pensamento em escalar; banco de dados em planilha quebra um galho mas tem suas limitações. Muita coisa a melhorar, a reduzir e a acrescentar. Espero que a comunidade abrace o projeto, eu e o Saulo ainda temos muito trabalho pela frente :grin:

5 curtidas