DistroWatch testa Orbitiny, novo ambiente gráfico em Qt

Boletim do DistroWatch deste início de março/2025 traz teste e avaliação de novo ambiente gráfico produzido com as ferramentas Qt e em C++: Orbitiny.

3 curtidas

Acho muito legal, cada novo DE ou WM baseado em Qt.

Senti até vontade de testar – mas já sei que vou continuar com o KDE Plasma, que é super-completo, e consolidado ao longo de décadas.

1 curtida

Qt e C++? Interessante.

Em termos de design, eu sempre acho bonito quando as coisas sao matematicamente bem espacadas. Nao gosto muito do exceco de caixas e linhas, though. Mesmo o Plasma fez essas mudancas e o visual parece bem mais limpo e agradavel. O suficiente eh o necessario. Ex:

Enfim, bom ver development de outras coisas no mundo Linux, ainda mais com Qt.

O que eu queria era uma TWM com visual conciso usando Qt ou algo diferente de GTK, com a beleza do KDE e funcionalidade do X11.

1 curtida

Tem vários scripts do KWin que fazem tiling automaticamente, como o Krohnkite. Mexendo numas seções mais obscuras das configurações do KDE (Regras de Janelas), dá inclusive para remover as bordas para se aproximar da eficiência em espaço vertical desses ambientes.

No geral, TWMs não usam toolkits específicos, em especial os mais minimalistas como DWM ou BSPWM que literalmente só usam as funções mais primordiais do X11.

Dá para inteirar a experiência “desktop” usando os projetos famosos como Polybar e dunst (que também não puxam toolkits inteiros) ou puxando peças do LXQt que explicitamente apoia usá-lo fatiado em outros ambientes.

2 curtidas

Gostei da resposta.

Meu sonho eh que o LXQt se dedique a ser um Xfce mais bonito e feito em Qt. Atualmente eles nao fazem muita questao disso.

1 curtida

Tive uma impressão de que esse era um ambiente gráfico que veio diretamente da metade dos anos 2000 para hoje. Parece ter o seu charme.

O Plasma é realmente muito agradável mesmo. Até o tema padrão do Plasma é agradável e o tema claro não parece uma Flashbang jogada na sua cara.

1 curtida

Fica ainda melhor com o colorscheme utterly nord light.

1 curtida