Distros sólidas com TWM?

Boa tarde!
Uso Gentoo a bastante tempo mas sinto que o mesmo em certas coisas fica meio desatualizado, rodando o 470 ainda…
Pensei em migrar e estava analisando em utilizar algo que já tivesse o TWM e etc já pre-configurado, preguiça de ficar mexendo o tempo todo e que fosse de uma base grande e confiavel.
Pensando nisso, vi as seguintes opções, Manjaro I3, Endeavor(acho muito bloated.), Regolith(Base Ubuntu.) e o ALG i3.
Acredito que o Fedora i3 atenderia perfeitamente mas o problema de não ser rooling-release atrapalha um pouco pois quero manter o mesmo sistema por bastante tempo.
Os upgrades das versões funcionam bem? Fica limpo?

Essas distros já fazem a montagem automatica do Pendrive por exemplo? Coisas simples do gênero.
Qual a experiencia que tiveram com tais?

Rapaz, se vc quer uma distro que seja feita pra tiling window manager e que já tenha os arquivos configurados, eu te recomendo o Arco Linux (distro baseada no Arch) que tem praticamente todas os twm mais populares já configurados out of the box, basta escolher na instalação, que é feita pelo calamares, qual voce quer.

Além disso o Erik, que é “dono” da distro, tá sempre upando vídeos no youtube, com novidades em cada uma, dicas, etc.

6 curtidas

Entre as que já testei, recomendo testar e pesquisar sobre Arco, Manjaro, Archcraft e Regolith. O Arco linux tem uma quantidade até razoável de conteúdo no site e no youtube, como disse o @GabrielTWMLinux. Nesse segmento de distros prontas com twm, a maioria esmagadora das distros é com base no Arch. Só lembro do Regolith que é baseada no Ubuntu (alias, basicamente, é um Ubuntu com i3wm). Se quiser instalar em distros .deb tem o script do @thespation [Script] Instale as personalizações e temas ArchCraft em diversas distros

O Fedora é interessante. Porém ele trás um i3wm com pouquíssimas aplicações instaladas e, praticamente, nenhuma personalização. Pelo menos foi o que eu vi quando testei. Não sei como está atualmente.

Esse problema de distro “bloated” pode acontecer com algumas delas. Garuda e Endeavour, na última vez que testei, tinham até programas duplicados, tipo dois gerenciadores de arquivos (thunar e pcmanfm) etc. Na prática é fácil é só remover, só não faz muito sentido vir com aplicações duplicadas nesse tipo de distro.

3 curtidas

Olá @M1STAKE, tudo bem contigo?

Eu sugiro conferir este conteúdo que cita algumas distros bem estabelecidas que fornecem uma experiência com TWM sólida.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Sim, realmente e pratico mas queria uma solucao simples e direta.
Optei pelo Fedora i3, simples mas tudo funciona como deve, audio, etc, base bem solida, vou optar por ele mesmo.
Apenas dei um dnf remove i3, instalei o BSPWM e apliquei meus dotfiles, sistema pronto p uso.
Nao precisa customizar, dar tweak la e ca p funcionar tudo, ja vem tudo pronto e apenas ocupando 4gb no HD, 500mb de memoria em idle, satisfeito com o resultado.

Eu ja utilizei o ArcoLinux mas eu acho ele meio bloated, muito utilitario proprio, etc, fora que e desenvolvido por uma pessoa so e provavelmente dps da partida dele, o projeto caia, busco algo solido de fato como Fedora, Ubuntu, Arch puro, etc.
Se nao fosse por falta de um mirror no br do void, optaria por ele.

Acho que vale o teste no Void, eu uso ele tem quase 1 ano e não troco, inclusive ele tem uma versão com o i3 no voidbuilds que seria só instalar e usar. Já que vc quer algo mais cru, sem as mudanças que as distros geralmente fazem, talvez o Void seja o que vc tá procurando.

Apesar de não ter mirror no Brasil, o mirror de Chicago rende muito bem, inclusive sempre achei mais rápido que os mirrors de Fedora, Ubuntu e cia, ficando ali junto com os do Arch. Detalhe que todos esses tem mirros no Brasil.

2 curtidas

Ja utilizei ele por um tempinho legal.
A distro e sensacional, na epoca migrei pq ele nao rodou o lol pelo Lutris e instalar a steam foi um pouquinho chato mas dps de instalado foi so alegria.
Nao sabia sobre essa possibilidade ai, talvez me faca realmente instalar.


O fedora ficou bacaninha e de base solida, devo manter.

1 curtida

O dedo cocou e instalei o Void.
Com um pouco de fe e paciencia consegui instalar e jogar o lol sem problemas.
Certamente vou aderir como main.

5 curtidas

Rapaz, perfeito. Usou a versão do voidbuilds?

Obs: Esse tema usado aí é lindo demais.

1 curtida

Usei sim, instalei o i3 base pra não ter o trabalho de ter q montar o xorg, etc.
Dai instalei o bspwm com polybar e botei o restante necessário p uso, bem mais pratico…
Taí um possivel tutorial bacana pro seu canal, bastante gente deixa de ir p linux por conta do lol hahaha.
O tema é do siduck, só clonei e editei uma coisa ou outra, tb acho muito top!

@M1STAKE fiquei curioso com o arquivo de config da polybar. Passa o link do github ai!

O meu ricing ta nesse repo:

O original do siduck e este:

1 curtida

Valeu. Era só de curiosidade mesmo, pq to lendo e aprendendo sobre a polybar atualmente. Ai é sempre bom conferir umas configs diferentes.

1 curtida

É tranquilo, qualquer duvida pode gritar ai.

1 curtida

Se um dia quiser experimentar o “lado Debian da força”, recomendo o BusenLabs

Nunca ouvi falar mas vou ler sobre.
Por um tempo usei debian testing, funcionava mto bem

Descobri a uns meses atrás por causa do canal do Professor Juliano Ramos, em um curso gratuito de LPIC-1 que ele fez. É praticamente o Debian com uma WM já embutida e com uma instalação facilitada. Vale a pena experimentar via live media ou VM

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.