Pessoal, alguém por aí já teve experiência usando alguma distro linux no Dell Inspiron 15? Vi em alguns lugares que o Ubuntu tinha incompatibilidade com alguns componentes do notebook e fiquei com receio de instalar. Vi que o BigLinux tem compatibilidade mas queria saber das principais (Fedora, PopOS, Mint, etc.)
Na verdade o Ubuntu é altamente compatível com esse modelo. Inclusive a Dell comercializa algumas versões dele com o Ubuntu pré-instalado no lugar do Windows. Eu tenho um Inspiron 5570 e uso o Ubuntu 22.04 nele. Mas você pode tentar quaisquer outras distros se quiser, pois como esse notebook tem tanto o processador quanto a GPU integrada da Intel, os principais drivers para ele já estão contidos no Kernel Linux. A Intel é a empresa que mais contribúi para o desenvolvimento do Linux. Eu já utilizei o Debian e o Fedora por algum tempo e não tive nenhum problema de compatibilidade também.
Mano eu uso o Fedora 40 no mesmo modelo que o seu e ele funciona super bem, mesmo cheio de extensões e customizações “pesadas”, nunca tive problema nenhum com drivers e nada.
Uso o fedora em um , o sistema extremamente fluido e casou bem , só o tempo de inicialização que comparado aos outros sistemas Linux acho alguns segundos mais lentos, mas isso sempre foi do fedora com a minha percepção, mas no geral um sistema incrível que não deixou na mão e todos os drivers se integram bem com o sistema.
Uso com gnome
Teve algum problema relacionado ao bluetooth? Testei o Ubuntu aqui e ele não reconhecia o mic do headset quando conectava com bluetooth
Não tive nenhum problema não mano, tudo q eu conecto via bluetooth funciona normal, tanto com meu headset que é híbrido quanto com outros notebooks e o meu celular.