Distros para Dell Inspiron 15 3520

Pessoal, alguém por aí já teve experiência usando alguma distro linux no Dell Inspiron 15? Vi em alguns lugares que o Ubuntu tinha incompatibilidade com alguns componentes do notebook e fiquei com receio de instalar. Vi que o BigLinux tem compatibilidade mas queria saber das principais (Fedora, PopOS, Mint, etc.)

1 curtida

Na verdade o Ubuntu é altamente compatível com esse modelo. Inclusive a Dell comercializa algumas versões dele com o Ubuntu pré-instalado no lugar do Windows. Eu tenho um Inspiron 5570 e uso o Ubuntu 22.04 nele. Mas você pode tentar quaisquer outras distros se quiser, pois como esse notebook tem tanto o processador quanto a GPU integrada da Intel, os principais drivers para ele já estão contidos no Kernel Linux. A Intel é a empresa que mais contribúi para o desenvolvimento do Linux. Eu já utilizei o Debian e o Fedora por algum tempo e não tive nenhum problema de compatibilidade também.

2 curtidas

Mano eu uso o Fedora 40 no mesmo modelo que o seu e ele funciona super bem, mesmo cheio de extensões e customizações “pesadas”, nunca tive problema nenhum com drivers e nada.

1 curtida

Uso o fedora em um , o sistema extremamente fluido e casou bem , só o tempo de inicialização que comparado aos outros sistemas Linux acho alguns segundos mais lentos, mas isso sempre foi do fedora com a minha percepção, mas no geral um sistema incrível que não deixou na mão e todos os drivers se integram bem com o sistema.

Uso com gnome

Teve algum problema relacionado ao bluetooth? Testei o Ubuntu aqui e ele não reconhecia o mic do headset quando conectava com bluetooth

Não tive nenhum problema não mano, tudo q eu conecto via bluetooth funciona normal, tanto com meu headset que é híbrido quanto com outros notebooks e o meu celular.

Bom dia a todos. Sou novato por aqui. Quem sabe alguém consiga me ajudar com uma questão. Uso Fedora em um Dell Inspiron 3520. Ele tem uma atualização presa do Firmware. Além sabe como resolver isso?