Olá pessoal do fórum, sou iniciante no mundo linux e estou a procura de uma distro que usa pouco da cpu (estou em um celeron 847 de apenas dois núcleos a 1.1ghz) só que o problema é devido ao monitor que uso com essa máquina, que é full hd (1920 x 1080), e acho que por isso o processador está sendo bem sugado tanto que apenas ao mexer o mouse o cpu vai a quase 60% de uso. Infelizmente só tenho esse monitor para usar com essa máquina e se pudessem, gostaria de indicações de vocês de distros bem leves.
Já utilizei o linux mint cinnamon e atualmente estou no zorin os lite, não tentei o xfce do mint pois acredito que vai ter o mesmo desempenho do zorin. Mais uma dúvida também, que é entre o navegador Falkon ou Midori, qual dos dois seria o mais leve. Pois no momento uso o brave e sei que vai dar uma ajudada se eu migrar para um mais leve. Agradeço a paciência desde já.
Minha experiência é de que o Linux Mint XFCE é um pouco mais leve que o Zorin OS 16 Lite. Isso em medições de consumo de RAM logo após o boot pelo comando “free -h”. Aferições por outros métodos mostram uma diferença grande em favor do Mint, há programas que mostram o Zorin 16 Lite requerendo 1 Gb de RAM assim que começa a sessão.
Mas há opções ainda mais leves que o Mint XFCE, como o Lubuntu, o Bodhi Linux (que também é baseado no Ubuntu), o MX Linux Fluxbox, o SparkyLinux LXQt e o incrível AntiX, que é o mais econômico de recursos de todos sem ser distro minimalista.
Lembro que o LXDE, ambiente gráfico mais leve de todos os desktops propriamente ditos, ainda está sendo oferecido como opção de interface de Debian, Fedora, Mageia etc. Não proporciona um visual bonito e moderno, mas é muito econômico em recursos.
PepperMint OS roda tranquilo num Atom de primeira geração e 2gb de memória, experiência própria. O Lubuntu sem estresse também. Tem o Manjaro Minimal XFCE, faz bonito também. PuppyLinux, mesma coisa.
Obrigado pelas indicações! vou testar na prática então o mint xfce, se não der certo vou pesquisar sobre essas outras, agradeço muito!
Irei dar uma testada nesse PepperMint que parece que vem com lxde que é bem leve, muito obrigado!
E como o próprio Sérgio costuma recomendar, o Loc-OS pode ser uma bela opção
Slitaz
TinyCore
Mas a distro mais leve que conheço, moderna e funcional é o Antix.
eu recomendo o alpine linux
Uso bodhi linux em um netbook com Atom e 2 gb de ram para mostrar um monitoramento em uma tela com resolução full hd, tá funcionando de boas.
O Bodhi Linux 6.0 consome menos de 300 Mb logo após inicializar. E tudo nele é bem rápido. Dos sistemas operacionais mais leves, é para mim o mais amigável e bonito. Só exige um pouco de disposição para o utilizador dominar seu ambiente gráfico exclusivo, o Moksha. Vale dizer que, nessa edição 6.0, o sistema está muito bem organizado, pronto para o uso básico e imediato. De todo modo, o site do Bodhi Linux tem muitas dicas e orientações, e até já existe um livro dedicado à distro.
O Lubuntu carrega consumindo entre 300 Mb e 400 Mb de RAM (tanto o 20.04 LTS quanto o 21.10). É muito responsivo também. Não é uma variação do Ubuntu que vem com tela de boas vindas e orientações, mas seu ambiente gráfico, o LXQt, é de fácil entendimento, até por ser simples.
O MX Linux Fluxbox é bem rápido, exige pouco do processador, mas no consumo de RAM até decepciona um pouco, porque logo após o boot “segura” de 450 a 500 Mb. Esperava bem menos de um sistema baseado apenas num gerenciador de janelas.
Já o AntiX (ou sua variação em LXDE, o Loc-OS)… no pós-boot toma 200 Mb de RAM ou até metade disso. O AntiX “original de fábrica”, em iceWM, na versão 32 bits, chega à marca dos 95 Mb! A questão com o AntiX original é dominar as manhas do ambiente gráfico montado em iceWM. O Loc-OS, por ser em LXDE, facilita as coisas, mas carrega na casa dos 200 Mb.
To baixando o antix e o lubuntu, porque na verdade o que quero é pouco uso de cpu, então se usar bastante da ram não tem problema. Agradeço pela disposição e as indicações!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.