Olá pessoal do fórum, sou iniciante no mundo linux e estou a procura de uma distro que usa pouco da cpu (estou em um celeron 847 de apenas dois núcleos a 1.1ghz) só que o problema é devido ao monitor que uso com essa máquina, que é full hd (1920 x 1080), e acho que por isso o processador está sendo bem sugado tanto que apenas ao mexer o mouse o cpu vai a quase 60% de uso. Infelizmente só tenho esse monitor para usar com essa máquina e se pudessem, gostaria de indicações de vocês de distros bem leves.
Já utilizei o linux mint cinnamon e atualmente estou no zorin os lite, não tentei o xfce do mint pois acredito que vai ter o mesmo desempenho do zorin. Mais uma dúvida também, que é entre o navegador Falkon ou Midori, qual dos dois seria o mais leve. Pois no momento uso o brave e sei que vai dar uma ajudada se eu migrar para um mais leve. Agradeço a paciência desde já.
Minha experiência é de que o Linux Mint XFCE é um pouco mais leve que o Zorin OS 16 Lite. Isso em medições de consumo de RAM logo após o boot pelo comando “free -h”. Aferições por outros métodos mostram uma diferença grande em favor do Mint, há programas que mostram o Zorin 16 Lite requerendo 1 Gb de RAM assim que começa a sessão.
Mas há opções ainda mais leves que o Mint XFCE, como o Lubuntu, o Bodhi Linux (que também é baseado no Ubuntu), o MX Linux Fluxbox, o SparkyLinux LXQt e o incrível AntiX, que é o mais econômico de recursos de todos sem ser distro minimalista.
Lembro que o LXDE, ambiente gráfico mais leve de todos os desktops propriamente ditos, ainda está sendo oferecido como opção de interface de Debian, Fedora, Mageia etc. Não proporciona um visual bonito e moderno, mas é muito econômico em recursos.
PepperMint OS roda tranquilo num Atom de primeira geração e 2gb de memória, experiência própria. O Lubuntu sem estresse também. Tem o Manjaro Minimal XFCE, faz bonito também. PuppyLinux, mesma coisa.