Oi, eu sei que já perguntei muitas vezes sobre qual distro eu deveria usar pro meu PC, mas ou ela quebrava ou tinha algum problema que era “chato/complicado/que não sabia como resolver” e já partia pra outra distro.
Agora estou testando o BigLinux, acabei não curtindo muito de ser KDE (mesmo gostando pra caramba no Cinnamon) e de ter base do Manjaro (já tive problemas com ele e outras variações e até do próprio Arch - mas foi por não ter instalado alguma coisa, provavelmente). Tirando esse fato, acabei encontrando um problema ao tentar usar ele.
O meu problema com o BigLinux
Estou tendo problemas com os navegadores do BigLinux, sendo o Brave, Firefox e Chromium (todos estão instalados da forma nativa).
Eu pretendia usar o Chromium para as coisas do TCC, mas quando tentei abrir o projeto que tava no figma, falava que o WebGL não estava ativo, ativei segundo o passo passo dito e mesmo assim nada, até desinstalei e reinstalei e não mudou nada.
Tentei até usar o Brave, mas deu o mesmo problema do WebGL (que não consegui resolver), Além de que o navegador não carregar tudo da pesquisa (eu tive que fazer quase um “cheat” do GTA de tanto entrar, sair, recarregar, limpar dados de navegação e pesquisar outras coisas para eu conseguir carregar a pesquisa do Figma).
Por fim estou usando o Firefox, mas quando eu clico para editar ou me mover pelo projeto, fica adicionando números aleatórios (como 199, 271 ou 000000) e textos que tinha copiado, na tela de prototipagem do Figma (mesmo limpando a área de transferência do BigLinux).
O problema é que usando o mesmo login só que no PC da escola, não tem esse problema de quando clico em qualquer coisa da tela do Figma aparecer algum texto “random”.
Tenho eu pouco de receio de ser algum vírus, pois quando eu fui baixar o Blender para editar um vídeo, no site oficial (e sim, uso o Blender para editar vídeo), eu digitei uma letra a mais e o navegador me mandou pra um site mega aleatório de @p0st@s, aí eu fechei ele rapidamente e desconectei a internet (além de limpar os dados de navegação do navegador).
Eu não sei se pode ser realmente, pois eu estava com o Whatsapp e o Diolinux Plus logados (além de duas contas que uso pro TCC), e até agora não aconteceu nada de diferente, no máximo eu não tá conseguindo editar o meu último tópico (o das partições), por não aparecer a opção do lápis.
Eu não sei como eu posso resolver esse problema dos navegadores, então se alguém conseguir me ajudar nisso eu agradeço. Mas voltando pro tópico principal.
Usar distros leves é uma alternativa?
Bom, como já disse, eu teste várias distros, mas posso dizer as que eu realmente eu usei (instalei tudo o que precisava) foi o Mint LMDE6 e o Ubuntu.
De resto:
- Ou não conectava a internet/era instável: PopOS e Regata OS;
- Ou crashava a interface: Zorin OS e Xubuntu;
- Ou nem conseguia instalar: OpenSUSE Leap e Manjaro;
- Ou crashava uma coisa mega específica: Debian, Puppy Linux, Mini OS, Endeavour OS e Fedora (nem lembro o que aconteceu com eles).
- Menção honrosa pro Arch Linux por não conseguir entender como instalava ele e o que eu precisava, mas ele com Cinnamon era bem agradável (no meu ponto de vista).
Os motivos de não ter voltado pros que deram certos foi:
LMDE6: Conseguir a façanha de crashar o timeshift (fazendo ele “formatar” o meu PC) e nas outras vezes que tentei instalar ele, ou dava ruim no timeshift, ou na reinicialização pós atualizações ou congelava a tela de boot (isso testando o Linux Mint 22.1).
Ubuntu: Tive bastante problemas com os snaps, e como não sei desativar/remover eles, então nem tentei mais.
Posso ter fugido do tópico desse post, mas eu preciso de ajuda pra resolver esse problema. Eu não sei se tento continuar com o BigLinux e tento arrumar esses problemas dos navegadores ou se volto pra alguma distro, já que consegui mudar a forma de boot da minha placa mãe (tava em Legacy ao invés de EFI/UEFI - talvez mude alguma coisa) antes de instalar o BigLinux.
Se alguém tem alguma sugestão do que eu devo fazer, eu agradeço muito. Já estou cansado de ficar mudando de distro e de não conseguir resolver nenhum problema.
Caso queiram saber como é o meu PC:
CPU: AMD Ryzen 5 3500
RAM: 16GB
GPU: AMD Radeon RX 560 (4GB)
*OBS: Se conseguir, faz as opções em tópicos (tipo opção 1, 2 etc.)