Distros leves são boas para PCs que não precisam delas?

Oi, eu sei que já perguntei muitas vezes sobre qual distro eu deveria usar pro meu PC, mas ou ela quebrava ou tinha algum problema que era “chato/complicado/que não sabia como resolver” e já partia pra outra distro.

Agora estou testando o BigLinux, acabei não curtindo muito de ser KDE (mesmo gostando pra caramba no Cinnamon) e de ter base do Manjaro (já tive problemas com ele e outras variações e até do próprio Arch - mas foi por não ter instalado alguma coisa, provavelmente). Tirando esse fato, acabei encontrando um problema ao tentar usar ele.

O meu problema com o BigLinux

Estou tendo problemas com os navegadores do BigLinux, sendo o Brave, Firefox e Chromium (todos estão instalados da forma nativa).

Eu pretendia usar o Chromium para as coisas do TCC, mas quando tentei abrir o projeto que tava no figma, falava que o WebGL não estava ativo, ativei segundo o passo passo dito e mesmo assim nada, até desinstalei e reinstalei e não mudou nada.

Tentei até usar o Brave, mas deu o mesmo problema do WebGL (que não consegui resolver), Além de que o navegador não carregar tudo da pesquisa (eu tive que fazer quase um “cheat” do GTA de tanto entrar, sair, recarregar, limpar dados de navegação e pesquisar outras coisas para eu conseguir carregar a pesquisa do Figma).

Por fim estou usando o Firefox, mas quando eu clico para editar ou me mover pelo projeto, fica adicionando números aleatórios (como 199, 271 ou 000000) e textos que tinha copiado, na tela de prototipagem do Figma (mesmo limpando a área de transferência do BigLinux).

O problema é que usando o mesmo login só que no PC da escola, não tem esse problema de quando clico em qualquer coisa da tela do Figma aparecer algum texto “random”.

Tenho eu pouco de receio de ser algum vírus, pois quando eu fui baixar o Blender para editar um vídeo, no site oficial (e sim, uso o Blender para editar vídeo), eu digitei uma letra a mais e o navegador me mandou pra um site mega aleatório de @p0st@s, aí eu fechei ele rapidamente e desconectei a internet (além de limpar os dados de navegação do navegador).

Eu não sei se pode ser realmente, pois eu estava com o Whatsapp e o Diolinux Plus logados (além de duas contas que uso pro TCC), e até agora não aconteceu nada de diferente, no máximo eu não tá conseguindo editar o meu último tópico (o das partições), por não aparecer a opção do lápis.

Eu não sei como eu posso resolver esse problema dos navegadores, então se alguém conseguir me ajudar nisso eu agradeço. Mas voltando pro tópico principal.

Usar distros leves é uma alternativa?

Bom, como já disse, eu teste várias distros, mas posso dizer as que eu realmente eu usei (instalei tudo o que precisava) foi o Mint LMDE6 e o Ubuntu.

De resto:

1. Ou não conectava a internet/era instável: PopOS e Regata OS;
  2. Ou crashava a interface: Zorin OS e Xubuntu;
  3. Ou nem conseguia instalar: OpenSUSE Leap e Manjaro;
  4. Ou crashava uma coisa mega específica: Debian, Puppy Linux, Mini OS, Endeavour OS e Fedora (nem lembro o que aconteceu com eles).
  • Menção honrosa pro Arch Linux por não conseguir entender como instalava ele e o que eu precisava, mas ele com Cinnamon era bem agradável (no meu ponto de vista).

Os motivos de não ter voltado pros que deram certos foi:

LMDE6: Conseguir a façanha de crashar o timeshift (fazendo ele “formatar” o meu PC) e nas outras vezes que tentei instalar ele, ou dava ruim no timeshift, ou na reinicialização pós atualizações ou congelava a tela de boot (isso testando o Linux Mint 22.1).

Ubuntu: Tive bastante problemas com os snaps, e como não sei desativar/remover eles, então nem tentei mais.

Posso ter fugido do tópico desse post, mas eu preciso de ajuda pra resolver esse problema. Eu não sei se tento continuar com o BigLinux e tento arrumar esses problemas dos navegadores ou se volto pra alguma distro, já que consegui mudar a forma de boot da minha placa mãe (tava em Legacy ao invés de EFI/UEFI - talvez mude alguma coisa) antes de instalar o BigLinux.

Se alguém tem alguma sugestão do que eu devo fazer, eu agradeço muito. Já estou cansado de ficar mudando de distro e de não conseguir resolver nenhum problema.

Caso queiram saber como é o meu PC:

CPU: AMD Ryzen 5 3500
RAM: 16GB
GPU: AMD Radeon RX 560 (4GB)

*OBS: Se conseguir, faz as opções em tópicos (tipo opção 1, 2 etc.)

Algumas coisas pra refletir:

• Você tá pulando de distro em distro sem resolver os problemas de verdade.
    Toda vez que algo trava, você formata e tenta outra, como disse. Isso vira um ciclo vicioso. Quebrei muita distro que queria usar até deixar como eu precisava, achava a solução, memorizava e formatava (só pra não ficar algum vício no sistema). Aquele problema não iria acontecer de novo.
  • Muitas das dificuldades que você descreveu não são “problemas da distro”, são só falta de conhecimento técnico (que dá pra adquirir).
    Ex: WebGL não funciona no navegador? Talvez seja só uma flag, um driver, ou usar a versão Flatpak ao invés da nativa.
    Figma bugando no Firefox? Pode ser coisa de hardware acceleration ou Wayland. Tem solução, mas precisa parar e investigar.
  • Linux exige um pouco mais de você do que o Windows.
    É um sistema poderoso, mas você tem que ser o administrador dele. Se você quiser tudo pronto e sem se preocupar, o Windows (ou macOS) pode ser mais sua praia — e tá tudo certo.

Arch é o meu favorito, o Manjaro é ótimo também, mas prefiro algo mais cru.
Tem tutorial no Diolinux com instalação facilitada, não precisa ficar 3 horas instalando.

Se você quer um sistema rápido, flexível e com acesso a praticamente qualquer software disponível pro Linux, distros baseadas em Arch — vamos falar do Manjaro — são imbatíveis.

Que eu lembre, o Manjaro oferece suporte nativo a AUR, Flatpak e Snap, acho que Appimage também. Mas AUR, que é o repositório da comunidade, tem tudo, tem TUDO. Nem lembro de usar snap, flatpak, nem precisei, AUR é BRUTAL. Manjaro traz drivers atualizados, interface gráfica polida (sucumbam diante do XFCE), e ainda permite trocar o kernel com facilidade.

É poder bruto do Arch com uma interface amigável e segura, contando com a ajuda de uma comunidade gigantesca, basicamente um tutorial de archlinux vai funcionar no Manjaro. É perfeita tanto pra quem quer liberdade quanto pra quem não quer ficar configurando tudo na unha. O Manjaro resolve 90% dos problemas que outros sistemas criam, geralmente para instalar algo — se algo existe no Linux, e roda em arch (basicamente tudo roda), vai estar no AUR, com sistema de upvote pra ver se presta. Clica para instalar. Pronto.

P.S.: lembro que o Deepin foi a primeira distro que usei sem problemas por bastante tempo. Talvez seja uma alternativa.

2 curtidas

Rapaz, deixe eu te dizer uma coisa importante.
Se você tiver qualquer problema em relação ao linux você pode relatar aqui o seu problema e tentaremos solucionar, o seu problema poderá ser a solução para muitos se um dia tiver esse problema.

2 curtidas

Vale a pena você investigar e tentar arrumar os problemas. Por exemplo, a primeira vez que usei o Debian achei uma m*, não funcionava nada direito no meu notebook da época. Acabei abandonando e fiquei no Mint e Fedora por anos. Muito tempo depois instalei novamente e dei uma insistida e hoje em dia é minha distro principal. Ele é bem simples e seco, sem bloat, muito fácil de dar manutenção. Já quebrei e arrumei diversas vezes entrando por modo live e dando um chroot na partição.

O LMDE 6 é um sistema bem sólido, junta a facilidade do Mint que é praticamente plug’n’play com a simplicidade e estabilidade do Debian puro. Acho que é um bom caminho. Se não quiser o LMDE vai no Mint tradicional que é excelente. Você pode simplesmente não usar o timeshift e usar outra solução de backup.

Em relação ao navegador, você tentou o Chrome? Eu sempre deixo o Chrome instalado pra quando algum site muito especifico quebra no Firefox ou em algum outro navegador. É raro mas já aconteceu.

1 curtida

eu acho que vocẽ tem aí é um problema de hardware. Não tem como todas estas distros aí que vocẽ testou darem problema.

E como sempre eu desconfio logo é da placa de vídeo. Tenta testar sem a placa de video.

outras coisas que podem fazer travar podem ser as memórias, se possivel faça um teste delas tambem, na maioria das distdros antes de dar boot aparece uma opção de testar as memórias

e tambem pode ser algo como a temperatura do processador (erros na montagem, pasta termica ruim, entre outros motivos…)

2 curtidas

Sugiro tentar o Linux MINT Padrão mesmo , não o LMDE, tendo como guia o link abaixo:

Eu vejo que você está com problemas com o navegador e não com o BigLinux!

Mudar de distribuição não vai resolver seu problema, é melhor resolver o problema!

1. Abra o Brave:
    Digite na barra de endereço: brave://flags
  2. Procure por WebGL:
    • Na barra de pesquisa, digite:
      WebGL

• Localize a opção:
      “WebGL 2.0” ou “WebGL Draft Extensions”.
  3. Ative a flag:
    • Mude o valor de “Default” para “Enabled”.
  4. Reinicie o Brave:

Grato
Rafael Ruscher

2 curtidas

Oi, desculpa a demora pra responder, não tive tempo de usar o PC.

@Max_Alessandro:

1. Sim, eu sei que Linux exige um pouco mais, e por causa disso que me apeguei ao terminal (só na parte de atualizar/instalar/remover pacotes), tanto no DNF, quanto no PACMAN e APT;
  2. Alguns problemas realmente não são da distro, são mais visuais (até tentei muda o Brave do GTK pro QT e nem funcionou) e o Firefox, mesmo no Flatpak, continuava com aquele bug;
  3. Já passei por muitas distros e troquei elas rapidamente, seja por literalmente duas distros darem o mesmo problema de rede (mesmo até trocando o switch e os cabos) como foi o PopOS e o RegataOS; ou só acontece um bug visual que não saia de jeito nenhum e eu quitava da distro (Zorin cê era bom, mas o meu PC não te ajudou).
  4. Nem consegui instalar o Manjaro da última vez, mudaram algo nele?
  5. Já consegui instalar o Arch pelo archinstall(só não falei isso :sweat_smile:), mas eu não sabia como colocar o firewall (e outros especificos) e precisava de algo rápido naquele momento.
  6. Então o AUR não é algo tão complexo assim? só tem chance de dar ruim se fizer alguma config ou instalação errada?
  7. Você instalou o Deepin e ganhou 15 créditos sociais :+1:

@Rimana21:

1. Normalmente tenho alguns, mas consigo resolver poucos;
  2. O ruim é tentar explicar o que aconteceu kkkkkkkkkk;
  3. Tem algum canto que dá pra pegar drivers de leitor de dvd da knup? (é uma pergunta por curiosidade, pois tenho um desses parado aqui e queria usar ele, mas é uma chatice ter que ficar toda hora achando ele no VLC).

@EntusiastaDeVelharia:

1. É uma boa não usar o timeshift, nunca parei para pensar sobre isso;
  2. Não prefiro tanto o Chrome, mas uso o Chromium (água pro water);
  3. Tem problema não usar backup nesses sistemas? pq eu tenho um HD secundário e é nele que eu coloco tudo o que não for programa/coisa do sistema.

@csena2k2:

1. Tem muita chance de ser isso, pois:
  • A RX560 é da Biostar;
  • Meus 16 GBs em dual channel são da Mancer;
  1. Provavelmente não é o processador, pois eu teria percebido isso quando eu jogava GMod quando tava no Ubuntu (eu pegava “leve” no jogo).
  2. Não tem a opção de testar a memória no Big, mas eu percebi que a frequência das minhas memórias RAM estavam travadas abaixo do normal delas (2800 ao invés de 3200).

@Auder:
Talvez eu tente de novo.

@Rafael_Ruscher:
Eu fiz isso e funcionou, mas ficava lento. Além do fato de não tava nem carregava as abas (só na guia anonima).

Então o que eu posso fazer?

1 curtida