Distros KDE ou Gnome em 2024 com Xorg e Pulseaudio

Olá queridas, queridos e querides.

Meu já cansado Dell Vostro com um core i7 de 2ª geração e uma GeForce 710, é alérgico ao Wayland e ao Pipeware. Toda vez que uso uma distro que usa estes ao invés dos clássicos Xorg e Pulseaudio, tenho problemas diversos.

Ubuntu com Gnome já nem habilita a opção com wayland por detectar a placa nvidia e como utiliza ainda o pulseaudio, não tenho nenhum problema. Mas algumas distros KDE como o BigLinux e Regata OS (ambas brasileiras, uma base manjaro, outra opensuse) ou o próprio openSUSE, ou o Nitrux OS (base debian), sempre me causam problemas, apesar de serem distros bem sólidas e elogiadas.

Atualmente estou usando o BigLinux, com base manjaro e ambiente KDE e, mesmo usando xorg, o pipeware me causa problemas ao usar o discord em servidores de audio junto com outros aplicativos que utilizam também o som (como o próprio navegador se emitir qualquer som ou algum som do PC mesmo e combinações)…

Como posso fazer uma migração completa do pipeware pro pulseaudio pra TENTAR melhorar essa condição (e torcer pra ser só isso), ou quais distros com KDE ou Gnome estão aptas e funcionam dessa forma e que não estão na lista das que vão entrar 2024 já migrando pro wayland ou pipeware?

Gosto muito do Big e preferia manter, mas gosto também de testar outras distros…

Sei que foi textão e meio confuso, mas gosto muito da distro e gostaría de mantê-la.

Ubuntu 22.04. Direto e cirúrgico.

1 curtida

Testa o queridinho do @Dio TuxedoOS.

A Tuxedo Computers não migrará pro Plasma 6 até achá-lo estável o suficiente. Além disso manterá o X11 como opção na tela de login.

Eu iria de Linux Mint. O Ubuntu me dava problemas na atualização, a tela ficava preta após o reboot, num i7 segunda geração.

KDE ou Gnome.

O Mint se tivesse ainda a versão KDE garanto que teria muita gente nela, pois falavam bem da distribuição, mas como o foco é GTK e manter o ecossistema de apps, descontinuaram-na.

Fiquei na duvida se e laptop ou desktop :thinking:
se for desktop troca a placa de video por um radeon rx550 ou rx6400 low profile e seja feliz
se fazer a troca eu iria de arch puro com gnome.

Esse aí já vem com pipewire portanto não atende ao que ele pede.

1 curtida

Via Archinstall é uma boa opção, da pra selecionar pulseaudio ou pipewire na instalação, depois só logar com x11 no Gnome na tela do GDM.

1 curtida

Tenho quase certeza que mx linux supre oq vc quer.
Sempre tem o bom e velho debian 12, que continua no xorg + pulseaudio por padrão!
E caso queira se aventurar com algo mais “mão na massa” tanto o Arch Linux quanto o alpine linux podem suprir oq vc quer

1 curtida

O debian 12 usa pipewire na versão gnome por padrão segundo a wiki.

PipeWire - Debian Wiki

o problema é esse lixo de placa mãe Intel H61 e a Dell que cagou pro suporte e não mandou a atualização da BIOS que dá suporte pras placas de vídeo um pouco melhores (não me lembro se por ser pciex 3.0 ou se é a velocidade… Mas eu cheguei a comprar uma AMD Radeon boa pra low profile mas não rodou, ai voltei pra essa nvidia e troquei a placa pelo processador i7 porque era um i5.
Não quero ter mais nenhum gasto com essa máquina porque daqui uns 2 anos eu penso em trocar, ai vou usar como está…

1 curtida

Já usei bastante o MX Linux, eu não lembro porque saí dele da última vez, mas acho que foi por algumas coisas relacionadas a recursos que o Big facilita pra mim e eu não achei tão fáceis no MX, mas não me lembro agora porque as vezes fico testando várias coisas apenas por hobby mesmo.
Como agora eu vou ficar mais no discord e office (pro RPG) e acessos remotos (anydesk e rustdesk pro trabalho), acho que volter pro MX ou ir pro Ubuntu mesmo seria melhor. Valeu.

Pensei em esperar o 24.04 pra não ficar muito “desatualizado” (por mais que isso não mude nada) ou até o Zorin OS novo que tá com a base ubuntu 22.04.
Mas estava realmente querendo uma distro com KDE que funcionasse bem! :confused:

Kubuntu pode ser a saída

Fazer uma instalação mínima do Debian e instalar manualmente (ao invés do metapacote oferecido pelo tasksel).
Eu sempre instalo assim, porque prefiro o sistema enxuto, sem muitos pacotes desnecessários que não uso.

Eu estou usando o pulseaudio no Debian Sid. O Pipewire sempre fica resetando os volumes quando encerro sessão ou reinicio. Isso me incomoda muito.

Eu instalei manualmente o seguinte:

kde-plasma-desktop
pulseaudio
plasma-pa
plasma-nm
network-manager
breeze
task-brazilian-portuguese-kde-desktop

No SDDM é só escolher a sessão com o X11 ao invés do Wayland.

1 curtida

Eu acabei instalando o Zorin OS 17, que está funcionando muito bem.
O lançamento do KDE 6 e a notícia do driver NVK pra nvidia me animou de esperar alguma distro KDE até o ano que vem…
Curti a ideia do Debian com KDE e já usei assim uns anos atrás, mas ultimamente eu ando querendo algo que já venha “mastigado” pra mim em uma distro (Pensei no KDE Neon mas é um Kubuntu que trava - por ter tanta atualização muito recente), quem sabe alguma atualização do Regata ou Big… Mas por hora vou ficar no Zorin mesmo que está show!

Valeu todos pelas trocas de ideias.

Eu recomendaria o Ubuntu 22.04, excelente distro, tô faz bastante tempo com ele na minha workstation sem muita dor de cabeça, simplesmente tudo funciona como deveria. Só vou atualizar quando acabar o suporte de 10 anos ou se pifar o SSD antes kkkk

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.