Meu já cansado Dell Vostro com um core i7 de 2ª geração e uma GeForce 710, é alérgico ao Wayland e ao Pipeware. Toda vez que uso uma distro que usa estes ao invés dos clássicos Xorg e Pulseaudio, tenho problemas diversos.
Ubuntu com Gnome já nem habilita a opção com wayland por detectar a placa nvidia e como utiliza ainda o pulseaudio, não tenho nenhum problema. Mas algumas distros KDE como o BigLinux e Regata OS (ambas brasileiras, uma base manjaro, outra opensuse) ou o próprio openSUSE, ou o Nitrux OS (base debian), sempre me causam problemas, apesar de serem distros bem sólidas e elogiadas.
Atualmente estou usando o BigLinux, com base manjaro e ambiente KDE e, mesmo usando xorg, o pipeware me causa problemas ao usar o discord em servidores de audio junto com outros aplicativos que utilizam também o som (como o próprio navegador se emitir qualquer som ou algum som do PC mesmo e combinações)…
Como posso fazer uma migração completa do pipeware pro pulseaudio pra TENTAR melhorar essa condição (e torcer pra ser só isso), ou quais distros com KDE ou Gnome estão aptas e funcionam dessa forma e que não estão na lista das que vão entrar 2024 já migrando pro wayland ou pipeware?
Gosto muito do Big e preferia manter, mas gosto também de testar outras distros…
Sei que foi textão e meio confuso, mas gosto muito da distro e gostaría de mantê-la.
O Mint se tivesse ainda a versão KDE garanto que teria muita gente nela, pois falavam bem da distribuição, mas como o foco é GTK e manter o ecossistema de apps, descontinuaram-na.
Fiquei na duvida se e laptop ou desktop
se for desktop troca a placa de video por um radeon rx550 ou rx6400 low profile e seja feliz
se fazer a troca eu iria de arch puro com gnome.
Tenho quase certeza que mx linux supre oq vc quer.
Sempre tem o bom e velho debian 12, que continua no xorg + pulseaudio por padrão!
E caso queira se aventurar com algo mais “mão na massa” tanto o Arch Linux quanto o alpine linux podem suprir oq vc quer
o problema é esse lixo de placa mãe Intel H61 e a Dell que cagou pro suporte e não mandou a atualização da BIOS que dá suporte pras placas de vídeo um pouco melhores (não me lembro se por ser pciex 3.0 ou se é a velocidade… Mas eu cheguei a comprar uma AMD Radeon boa pra low profile mas não rodou, ai voltei pra essa nvidia e troquei a placa pelo processador i7 porque era um i5.
Não quero ter mais nenhum gasto com essa máquina porque daqui uns 2 anos eu penso em trocar, ai vou usar como está…
Já usei bastante o MX Linux, eu não lembro porque saí dele da última vez, mas acho que foi por algumas coisas relacionadas a recursos que o Big facilita pra mim e eu não achei tão fáceis no MX, mas não me lembro agora porque as vezes fico testando várias coisas apenas por hobby mesmo.
Como agora eu vou ficar mais no discord e office (pro RPG) e acessos remotos (anydesk e rustdesk pro trabalho), acho que volter pro MX ou ir pro Ubuntu mesmo seria melhor. Valeu.
Pensei em esperar o 24.04 pra não ficar muito “desatualizado” (por mais que isso não mude nada) ou até o Zorin OS novo que tá com a base ubuntu 22.04.
Mas estava realmente querendo uma distro com KDE que funcionasse bem!
Fazer uma instalação mínima do Debian e instalar manualmente (ao invés do metapacote oferecido pelo tasksel).
Eu sempre instalo assim, porque prefiro o sistema enxuto, sem muitos pacotes desnecessários que não uso.
Eu estou usando o pulseaudio no Debian Sid. O Pipewire sempre fica resetando os volumes quando encerro sessão ou reinicio. Isso me incomoda muito.
Eu acabei instalando o Zorin OS 17, que está funcionando muito bem.
O lançamento do KDE 6 e a notícia do driver NVK pra nvidia me animou de esperar alguma distro KDE até o ano que vem…
Curti a ideia do Debian com KDE e já usei assim uns anos atrás, mas ultimamente eu ando querendo algo que já venha “mastigado” pra mim em uma distro (Pensei no KDE Neon mas é um Kubuntu que trava - por ter tanta atualização muito recente), quem sabe alguma atualização do Regata ou Big… Mas por hora vou ficar no Zorin mesmo que está show!
Eu recomendaria o Ubuntu 22.04, excelente distro, tô faz bastante tempo com ele na minha workstation sem muita dor de cabeça, simplesmente tudo funciona como deveria. Só vou atualizar quando acabar o suporte de 10 anos ou se pifar o SSD antes kkkk