[Distros] Indicando distribuições Linux "desconhecidas"

Vamos indicar nesse tópico distros não tão conhecidas que por algum motivo são diferenciadas da maioria e que vocês gostam e desejariam que tivessem mais divulgação. Creio que poderá ser interessante.

2 curtidas

Alpine Linux
GoboLinux
Puppy Linux
Slitaz

O Puppy Linux tem muitos detalhes que dá aquele brilho nos olhos. O unico problema é só ele não ser multi usuário :sob:
Inclusive esse é o motivo dele não ser a minha distro principal no pc. Já que não é por falta de apps já que ele é compativel com os repositórios do Ubuntu e .debs além de já possuir um vasto repositório pessoal.
O problema msm è a falta de multiusuário (só poder usar o sistema como root).

3 curtidas

Para solicitação de Review no canal @Diolinux, solicite aqui:

1 curtida

Não as uso atualmente porque minha distribuição atual (Kubuntu 18.04) já me atende muito bem, mas tenho um grande carinho por essas distribuições:

Mageia e PCLinuxOS

Eu as usei durante muito tempo porque elas reconheciam a placa de vídeo SiS do meu antigo notebook e já vinham nativamente com o driver WiFi proprietário que no Ubuntu eu tinha que instalar via o Gerenciador de Drivers. Ambas são baseadas no Mandriva e tem um ótimo suporte a hardware, pelo menos na época que eu as usava.

Enquanto o Mageia é fixed-release, o PCLinuxOS é rolling-release.

.

Dica: Não usem a versão brasileira do PCLinuxOS, pois na época que eu a usei teve uns problemas com áudio porque o empacotador não gostava do PulseAudio (acho que era esse o programa) e era um saco para fazer o áudio funcionar no Skype e Firefox. Baixem a versão internacional e então adicionem a tradução (tem um gerenciador de localização)

2 curtidas

A idéia aqui é justamente trocar recomendações de distros incomuns para que outros usuários as conheçam. Divulgação entre membros.

1 curtida

Cara, cê poderia mostrar um print da sua área de trabalho que a última vez que fui mexer no Puppy Linux quase fiquei cego com tanta coisa em uma área de trabalho só.

2 curtidas

Já usei o Puppy por um tempo, enquanto usava um Positivo Mobo de 7", 2G de HD e 512Mb de Ram. Ai usei o LxPup que é o PuppyLinux só que com Openbox e LXDE.
Só não uso mais como distro principal por causa do que já falei acima:
“O Puppy só roda em modo root” ai o chrome e alguns apps não rodam por causa disso.
Hoje uso o Ubuntu 18.04 LTS, mas sinto saudade da fluidez do Puppy e seus apps altamemte funcionais e que não usam muito do sistema (espaço/ram), algo que o próprio LXDE deveria aprender com o Puppy.
Mas com o Alpine Linux, acredito que vai dar pra fazer algo semelhante, assim espero, só aguardando o repositório crescer pra poder usar nativamente.

3 curtidas

Algumas distros que acho legais e tem menos divulgação e, não necessariamente são desconhecidas, são:

1. Sabayon e Calculate. Ambas baseadas no Gentoo. A primeira tem uma boa variedade de ambientes gráficos disponíveis e ainda criou um gerenciador de pacotes próprio, o Entropy. Usa systemd por padrão. Tem o conceito de ser out-of-the-box. Já o Calculate usa o OpenRC como init system e vem mais “pelado” no pós-instalação. Porcamente comparando, só para vocês terem uma noção, o Sabayon seria um Xubuntu normal e o Calculate o Xubuntu-Core. Embora, como eu disse, a proposta dos dois é um pouco diferente.

2. Slitaz: distro minimalista e que pode ensinar bastante ao usuário. É, basicamente, uma distro de compilação. O repositório não é muito grande, então se quiser uma variedade maior de software, você vai ter que por a mão na massa.

3. Mageia: uso me dual boot aqui. Uma distro bem legal, que tem algumas ferramentas interessantes, como o Centro de Contrele Mageia (que te permite fazer praticamente tudo de forma gráfica). Veio da família do Mandriva e, alias, é a única que veio desse caminho que ainda vale a pena usar. O PcLinuxOS e o OpenMandriva eu não gosto muito, não.

4. Gecko: a única distro que conheço baseada no OpenSuse. Até porque eles tinha o SuseStudio que, praticamente, tornava desnecessário uma derivação do OpenSuse. Para quem quer uma distro pronta .rpm o Gecko é interessante. Tem uma boa variedade de ambientes gráficos disponíveis também. Até um tempo atrás, era meio uma distro de um único cara, de uns tempos para cá já tem uma comunidade em torno dele. Ando até pensando em instalar em dual boot por aqui, para ver como está.

De modo geral, as distros que não são baseadas no Debian (Ubuntu e as baseadas no Ubuntu e baseadas nas baseadas do Ubuntu :upside_down_face:) são menos conhecidas. E, mesmo assim, ainda temos algumas da família .deb que não são tão divulgadas. A que mais gosto é o Linux Lite, que tem algumas ferramentas gráficas legais, como um instalador gráfico de kernel.

2 curtidas

TinyCore o mínimo necessário pra conseguir dar boot num kernel generic

1 curtida

Slax; era baseado no SlackWare (outra não muito conhecida), mas agora baseia-se no Debian, outra é o EndeavourOS (baseado no Arch).

1 curtida

Slax; era baseado no SlackWare (outra não muito conhecida), mas agora baseia-se no Debian, outra é o EndeavourOS (baseado no Arch), e pra quem gosto de ubuntu tem a BR Radix.

2 curtidas

Slackware é muito conhecida, pode não ser para os iniciantes no Linux, ele é uma das distros chamada Lendária, ao lado do Debian e Red Hat, a diferença é que o Debian introduziu uma instalação amigável e ganhou marketing através do ubuntu no setor desktop, enquanto o Slackware se manteve fiel a sua filosofia ou algo assim (o que eu discordo, mas cada um tem sua opinião).

EndeavourOS é uma distro “nova”, deu continuidade ao Antergos, descontinuado este ano.
https://endeavouros.com/info-2/

GNU/Linux Distribution Timeline
https://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/12.09/gldt1209.png

4 curtidas

Era exatamente isso que eu queria falar.

1 curtida

ALT Linux, quem está enraizado no mundo .deb por causa do apt, esta distro bem antiga por sinal traz o apt-rpm (Desenvolvido pela Conectiva) e synaptic por padrão, porém foi adaptado para utilizar hdlist(um pouco mais lento), para quem gosta de se aventurar e explorar é ótimo, até a utilizei durante algum tempo quando estava orfão de distro.
https://en.altlinux.org/Main_Page
tem um pequeno vídeo aqui de quando a utilizei.

NixOS também é interessante, só não dei uma chancde pois o desktop padrão é o KDE-Plasma, mas achei interessante o gerenciador de pacotes nixpkgs e o método de instalação que é bem diferenciado, mesmo estando no livecd todo o processo é feito por linha de comando, porém bem documentado na página do projeto.

1 curtida

Vocês conhecem essa distro? Promete uma VM cheia de recursos de segurança
https://www.robolinux.org/

1 curtida

Já ouvi falar, mas, nunca utilizei, sei todavia que tem funções espetaculares de integração com o Windows.

Um amigo me mandou o papo, em base a essa materia: https://sempreupdate.com.br/robolinux-11-02-lancado-para-execucao-do-windows-xp-7-ou-10-ao-lado-do-linux/

1 curtida