Distrobox - Use qualquer distro Linux sem remover a sua!

O fim do distro hopping se aproxima?

Provavelmente não, é só uma forma nova de hoppar, isso sim! :smiley:

Distrobox é um projeto que usa containers para integrar diferentes distros Linux em um único sistema operacional, compartilhando recursos como a home de cada usuário, dispositivos e recursos de hardware para criar uma experiência “tudo em um”.

Dessa forma podemos ter aplicativos gráficos e de terminal de diferentes distros e um mesmo sistema, o AUR do Arch Linux no Ubuntu, com ferramentas enterprise do CentOS é possível graças a esse projeto.

O Distrobox pode usar qualquer container engine como o Docker e o Podman para trabalhar, te dando liberdade para criar uma experiência mista, que de uma forma até lembra o WSL2 do Windows.

E aí, vai testar esse projeto?

1 curtida

Uso todo dia. Tenho um container com Arch que uso pra jogar e outro pra multmidia com os drivers proprietários da AMD, consigo rodar o davinci resolve e o obs com suporte a AMF, além do Jellyfin. Com isso meu sistema host fica mais estável e com poucas chances de quebrar.

2 curtidas

Soldier, qual o seu sistema host? Você usa o AUR no contêiner Arch?

Meu sistema host é o próprio Arch. Sim, eu uso AUR nos dois containers, tanto no de jogos quanto no de multimedia.

E isso para não “contaminar” a sus instalação host, imagino. É uma boa solução. Como é o desempenho em jogos e multimedia?

Sim, é pra não “contaminar” a instalação do host. A performace pra mim é nativa, não vi diferença. O container não gerou nenhum impacto na performace, pelo menos não notei nenhum.

1 curtida

Tendo “distroboot”, não é preciso deletar uma para usar outras.

E para 99% dos usuários “comuns”, pelo menos 3 ou 4 delas atendem 100%.

(só para lembrar, e trazer o assunto ao pé do chão).

3 curtidas

Para quem estiver procurando um frontend gráfico para o Distrobox chamado de DistroGUI.

Confira em https://github.com/fearlessgeekmedia/DistroGUI . Você também pode encontrá-lo no Appimagehub - https://www.appimagehub.com/p/1943919

E preciso o libgtksourceview-3.0-1 para funcionar

sudo apt install libgtksourceview-3.0-1

1 curtida