https://diolinux.com.br/tecnologia/configurar-instalar-distrobox.html
Com o Distrobox, você pode instalar um aplicativo de outra distribuição Linux ou criar um ambiente de desenvolvimento sem contaminar o seu próprio sistema.
Não é precido copr no Fedora, está nos repos oficiais…
Fastos, obrigado pela informação. Quando uso o Fedora, estou sempre no rawhide, ainda que use o kernel LTS que está no Copr.
Você usa o Distrobox?
uso mais o toolbox, mas estou dando umas testadas no distrobox…
Isso que queria saber, o funcionamento para aplicativos no toolbox seria menos pesado do que no distrobox? Exemplo disso seria instalar o Vivaldi no Silverblue atraves de toolbox, pois nao existe em flatpak.
Ferramenta muito poderosa, a possibilidade de rodar qualquer distro e qualquer software Linux de forma integrada com o seu sistema host é muito legal, rodei alguns jogos via Steam e não existe nenhuma penalidade de performance. Se conseguirem entragar isso de uma forma utilizável por qualquer usuário pode ser bem interssante.
No toolbox testo as vezes jogos na Steam .rpm / .deb a fins de comparar compatibilidade com Steam Flatpak. E recentemente testando o OBS Studio via copr do Nobara (uma distro Fedora based). Não notei perda de desempenho…
Descobri hoje este projeto, me pareceu funcionar melhor que o distrobox, pelo menos, a primeira coisa que testei foi a imagem do ubuntu que deu erro no distrobox, mas no toolbox não.
Mantido por 2 devs do Fedora:
Já conseguiu fazer funcionar o VirtualBox por ele?
Osiel, para que você deseja rodar o Virtualbox através do Distrobox? Drivers de kernel do sistema host? Qual o seu sistema host? Pergunto porque o Distrobox é uma ferramenta “oposta” ao Virtualbox: a primeira integra o sistema guest dentro do host enquanto que o Virtualbox isola completamente.
É parece uma pergunta bem absurda mesmo hehehe… Mas o que acontece é que o Silverblue não roda as minhas vms do VirtualBox, e gosto do sistema que ele trabalha. Sei que podem dizer usar o GnomeBox porém o desempenho não é o mesmo e preciso transportar as VMs entre máquinas Linux/Windows
Não tenho certeza, Osiel, mas para usar o Virtualbox no Silverblue você vai precisar, pelo menos, instalar os módulos do kernel (do Virtualbox) e fazer um rebase. Não sei se é necessário fazer algo mais (eu não uso sistemas somente-leitura como o Silverblue em meu computador de trabalho).
Entao Lisandro, o fato não é como usar no Silverblue a questão que na minha máquina ele nao funciona 100% como no Fedora 36 por exemplo. Basicamenete ele não foi pensado para isso.