Distro para Notebook antigo ASUS S46C

Olá
Estou com problemas para utilizar Linux no meu notebook antigo (S46C - core i5 3 geração/6gb Ram/240 SSD/Nvidia 740M)
Ja testei o mint e o Pop e ambos ficam utilizando muito processador - uso apenas para youtube e streamings (no windows parecia q estava desligado e no linux da para fritar um ovo). A placa de video é um parto fazer funcionar e mesmo nas vezes que consegui o resultado é o mesmo. Entretanto no windows no navegador praticamente sempre era utilizado apenas o processador e dava conta do recado (google chrome). Ja discuti por horas com gemini/chatgpt e testei de tudo e não consegui resolver isso. Teria alguma outra distro recomendada? Acredito que seja alguma incompatibilidade com o processador
Grato pela ajuda

1 curtida

uso o mint, sem rodar nada o processamento da CPU esta em 3%, com video aberto no firefox+youtube o processamento vai para 70%

seu processador seria um i5 3317U?

Bem-vindo @JoaoM!

Nesse caso, recomendo fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica do processador.

Isso mesmo… i5 3317U… Fiz um novo teste com o Mint XFCE e consegui resultados melhores, 3% em repouso e 40% com navegador + youtube em 720P.. Ainda aquece mais que no windows mas muito menos do que nas tentativas anteriores, agora esta utilizável ao menos… Vou continuar testando outras variáveis para ver se melhora alguma coisa…

Obrigado!
Como no windows n tenho problemas de aquecimento fora do normal, acredito que n seja algo físico e sim conflito de software com hardware

1 curtida

Só por curiosidade: Quantas vezes você abriu o notebook para limpá-lo? Se nunca fez isso, como o @Daigo disse, limpar e trocar a pasta térmica (inclusive tem que ser trocada ao longo de 1 ou 1 ano e meio).

1 curtida

É um bom notebook mesmo sendo um processador de 3º geração Intel, a maioria das distros rodaria muito bem nele.

Isso pode ser o que causa um certo aquecimento, ao invés de usar a GPU da nvidia ele está o tempo todo usando o da Intel que pode aquecer por ser mais fraco que a 740m.

Qual a versão do driver você utilizou no POP ou Mint? O ultimo driver compatível com a Geforce 740m é o 418.113, já que é uma GPU legada, tentar instalar driver mais novos pode causar problemas.

Usei o 390 que não funcionou e o 470 que em principio o sistema reconheceu e “funcionou” porem o navegador continuou usando o processador… vou testar este 418.113 que falou!

Não tem aquele lance do prime que você escolhe qual gpu usar clicando com o botão direito do mouse?

Olá! Também tenho um laptop da série ASUS S46C. No caso, um S46CB com Core i7-3537U e GT 740M. Fiz upgrade para 16 GB de RAM, além de substituir o HD por um SSD e trocar a placa de rede por uma que suporta 5 GHz. Ele sempre funcionou bem com qualquer distro. Apesar de ser antigo, ainda é extremamente rápido para uso básico.

Primeiramente, sobre a GT 740M: esqueça. A Nvidia sempre tratou o Linux como cidadão de segunda classe e o suporte a essa placa - que nunca foi realmente bom - já foi encerrado faz tempo. Oficialmente, a placa suporta o driver 390 no Linux, mas a arquitetura Kepler suporta o 470 (o que realmente limita a utilização de uma versão do driver é a arquitetura, e não o modelo da placa, e a Nvidia limita oficialmente o suporte por haver variações Fermi com o mesmo nome). Ambos têm problemas de compilação com versões atuais do kernel.

Considerando que o driver proprietário não funciona e que o driver aberto Nouveau provoca problemas de superaquecimento devido ao descontrole da alimentação da placa, o melhor a ser feito é desabilitar a placa de vídeo dedicada usando o Bumblebee e usar apenas o vídeo integrado. Para distros baseadas em Debian/Ubuntu, instale os pacotes bumblebee e primus e reinicie. Certifique-se de que você também tem o pacote linux-headers-amd64 antes de instalar os outros pacotes.

Desabilitando a GT 740M, você já notará muito menos aquecimento, além da bateria durar muito mais. Sobre o YouTube, chegamos a um segundo problema: o vídeo integrado não tem suporte a decodificação de vídeo usando os codecs mais atuais no Linux (apenas o processador é usado, jogando o uso de CPU lá no alto). Por isso, experimente usar o Firefox e instalar esta extensão para forçar o uso de H.264: h264ify – Instale esta extensão para o 🦊 Firefox (pt-BR)

Limpar o laptop e trocar a pasta térmica após muitos anos de uso é muito importante, mas, como você mesmo bem apontou, essa diferença entre Windows e Linux se deve a problemas de software, e não de hardware.

Esse laptop tem acabamento metálico, bem melhor que a maioria dos laptops atuais, além de ser muito resistente por fazer parte da linha empresarial. Vale muito a pena investir nele, apesar da idade. Memória DDR3 anda muito barata no Mercado Livre ou no AliExpress, e também vale a pena colocar uma plaquinha de rede melhor (coloquei a Intel 7260HMW AC).

Se você utiliza esse computador para jogos, esqueça o Linux e fique no Windows. No Windows (mesmo o 11, que é fácil de instalar em hardware “não suportado” usando o Rufus), o driver para a GT 740M ainda funciona.

3 curtidas

Obrigado pela aula!
Como sou iniciante no linux ja imaginava o que vc apontou mas n tinha certeza… vou aplicar as tuas sugestões e acredito que terei um pouco de melhora, ja esta utilizável mas ainda aquece mais do q deveria. Realmente é um otimo notebook, com mais de 10 anos e nunca deu um problema, só troquei o SSD para melhorar o desempenho, hoje utilizo apenas para web então em hardware sempre esteve sobrando, o que deixa um gosto amargo essa obsolescência programada causada pelo windows.
Grato pelas informações!

2 curtidas

Fazendo essas duas coisas você vai ter muita melhora. Como seu uso é apenas para navegação web, a GT 740M não vai fazer falta. Ela só atrapalha mesmo. :wink:

Eu também adoro esse laptop. Para mim, ele tem apenas dois “defeitos”: a tela com resolução 1366x768p (que eu acho baixa para trabalhar com dois aplicativos lado a lado, apesar de ser o padrão da época) e a presença da GT 740M (que dá para contornar desativando com o bbswitch do Bumblebee ou usando um script ACPI call).

No meu eu troquei apenas peças que se desgastaram por conta de muito, muito uso. Bateria, ventoinha e placa auxiliar (uma das USBs ficou frouxa depois de muitos anos). Além dos upgrades (que são fáceis de fazer, desmontar esse laptop é tranquilo) e da pasta térmica, é claro.

Sobre o Windows: você pode instalar o Windows 11 nele usando o Rufus. Eu sempre faço assim em qualquer computador, porque, além de ignorar os requisitos absurdos (cujo objetivo real é puramente de mercado), é possível instalar sem uma conta Microsoft, além de desativar muita telemetria. Isso acaba deixando o sistema mais leve.

Para uso diário, o Windows 11 roda bem nele também (mas aí talvez o upgrade de RAM seja importante, além da troca da placa de rede, porque a original de 2.4 GHz é um baita gargalo). Gastei pouco mais de R$ 120,00 em dois pentes de 8 GB DDR3 1600 MHz no Mercado Livre. A placa de rede foi R$ 70,00 seminova. Um gasto bem pequeno para um salto bem grande, valeu cada centavo. Mais de uma década de uso e ainda vai longe, haha.

2 curtidas

Concordo com teus pontos…computador muito bom pela idade, chega dar tristeza pensar em trocar, apesar q tenho outro dell Full Hd q uso para trabalho e realmente como disse a resolução deste deixa um pouco a desejar, mas para uso despretensioso quebra um galhão… fiz as alterações que sugeriu, mas não mudou muita coisa… acredito que ja esteja no gargalo do Core i5, o clock base é 1,7Ghz com max de 2,6… vou tentar o windows 11, nao sabia que dava para contornar com o Rufus… acredito que tenha um desempenho ate semelhante ao q tinha com o W10… De toda forma obrigado pelas dicas!

1 curtida

acredito que o problema não seja o clock do processador, meu notebook tem um celeron com clock base 1.8GHz (o máximo também é 1.8GHz), e apenas 2 núcleos, mesmo assim ainda consegue aguentar todas as distros que instalei sem problemas (linux mint cinnamon, zorin os 17.3, windows 10, e atualmente fedora KDE 42).
acredito que no seu caso seja as tecnologias do processador sejam antigas, como o meu é mais recente ele tem mais tecnologias disponíveis e roda melhor.

1 curtida

Sim… me referi ao clock por ja ser meio lento e acabar ficando alto o processamento no navegador, mas certamente a idade pesa mais devido a falta de algumas tecnologias…so achava q o linux seria mais amigavel a pcs antigos, mas pelo visto acompanha as tendencias do windows…

O YouTube continuou a mesma coisa, com elevado uso? E o aquecimento?

Creio que não seja culpa do processador… O meu, com o Core i7-3537U, é mais rápido que o seu, com o Core i5, mas a diferença é bem pequena. Após fazer essas alterações que sugeri, o meu não fica superaquecendo e o YouTube não fica com uso excessivo.

Apesar da idade, o Core i5 do seu laptop é mais rápido que o Celeron 6305 do laptop do colega. Pode haver diferença na decodificação de vídeos por hardware (conforme mencionei acima, por se tratar de uma limitação na GPU), mas a navegação comum em si será mais rápida.

Sobre o Windows 11, funcionou bem nele quando eu testei. Não muito diferente do Windows 10. Se for testar, recomendo que use o Rufus, desativando, além dos requisitos abusivos, a conta Microsoft e a telemetria.

O Mint em Cinnamon e o Kubuntu operam bem e com sobras sob um Celeron 6305 e apenas 4 Gigas de RAM. E estou me referindo a sistemas com ambientes gráficos tidos como “pesos médios” e tendo como base o Ubuntu, que nem é a mais despojada e econômica em recursos do computador. Uma distribuição baseada num Debian otimizado e funcionando sob LXQt, Xfce, MATE, Openbox etc. dá ainda mais margem operacional a um hardware antigo.

Continua utilizando na média 50% de CPU em videos HD, testei no firefox com tuas sugestões e no Chrome, e ambos tem o mesmo uso… acho estranho, realmente deve ter alguma questão relacionada a decodificação de videos usando esta CPU em especifico… Acredito que vou testar o W11 para ver como fica assim que me sobrar um tempo… De qualquer forma grato pela ajuda!

Pois é… testei no Mint cinnamon e agora estou com o Mint XFce e deu pouca diferença na questão de reprodução de videos, acredito que seja alguma incompatibilidade deste processador mesmo, talvez alguma função de hardware que não tem e as distros mais novas do linux utilizam… realmente foge um pouco do meu nivel de conhecimento tanto em hardware e principalmente em linux… o mais estranho é o W10 que deveria ser notoriamente mais pesado, performava melhor… talvez utilizava um pouco da GT740 para dar uma aliviada

Salve.

Bem, darei meus 2 centavos.

Como já foi mencionado por muitos, uma limpeza cairia bem.

E uma distro que amei é o SparkyLinux.

1 curtida