Boa tarde senhores. Queria uma ajuda e um dica. Estou querendo montar um Servidor (homelab) em minha casa e na minha empresa, ambos para automação e backup de arquivos (fotos, documentos e entre outros). Atualmente uso o fedora 39, antes usava o ubuntu, mas não me dei muito bem com ele e gostei mais do fedora.
Grande parte dos sistemas que pesquisei so se dão bem com debian e ubuntu (ex: umbrel, casaOS …) gostei bastante desses dois, mas a base deles é o ubuntu e como eu uso fedora, não sei se funcionaria muito bem.
Vi pessoas falando sobre o rocky linux, seria uma boa alternativa? tem o fedora rerver e os proprios serves da redhat, mas não tem interface grafica e não sei mexer muito com eles.
Boa tarde!
Cara… Não vejo problema em seu sistema de servidor ser Debian ou derivados e seu sistema de desktop ser Fedora.
Na empresa que trabalho eu lido diariamente com debian o dia inteiro, porém no meu desktop eu rodo um Arch, então não acredito que deva ter algum tipo de problema quanto a isso.
Hmmmm, pra mim, por ser diferente poderia ter alguma interferência. Bom saber
Não existe problema nenhum em ter um homelab de distro diferente da que você usa no Desktop, eu acredito que a dúvida principal é que o Umbrel ou CasaOS não rode bem num servidor Fedora, o que eu também não acredito muito, apesar de desconhecer o CasaOS, pelo nome me parece ser um servidor dedicado a automação pelo visto.
Se for algo específico para uma distro específica pode ter algum tipo de problema sim, mas isso no servidor, no seu Desktop vai acontecer absolutamente nada, vai funcionar perfeitamente.
PROXMOX é Debian, basta usar ele e depois instalar o DE de sua preferência. Já fiz muito isso quando o servidor era o meu PC.