Galera boa noite, existe alguma distro linux que tenha um desempenho melhor para edições, tanto vídeo quanto imagem?
estou usando o ubuntu no momento, mas não acho ter sido a melhor escolha para isso, eu costumava usar o manjaro, mas acabei indo para o ubuntu mesmo por conta do tempo que passei longe do linux.
mas tenho tido alguns bugs com alguns programa que quando usei manjaro não tive, então estou pensando em mudar a distro, iria voltar ao manjaro, mas resolvi perguntar antes, pois se caso houver uma distro otimizada eu já migro direto para ela para testar antes de bater o martelo
alguém sabe se de fato existe algo assim, alguma com uma versão do core do linux que seja melhor nesses quesitos.
desde já agradeço a todos
Algumas distros focadas neste público: Br OS, Ubuntu Studio e XIVA Linux. Elas possuem nativamente softwares que favorecm este tipo de trabalho, mas não necessariamenete entregam mais desempenho, isso pode variar entre diversos fatores. No meu computador, por exemplo, o Linux Mint Cinnamon oferece mais desempenho do que o Manjaro XFCE, ou do que o Ubuntu padrão.
1 curtida
fiquei com mais dúvida, tava pensando em migrar para um linux com kernel lowlatency, mas não sei se valeria a pena, se realmente muda muito
O kernel low latency não tem relação com desempenho geral do sistema. Este vídeo é um pouco antigo, mas ilustra bem o conceito.
3 curtidas
Olá!
Então, na verdade pode ser ficar trocando 6 por meia dúzia. Muitas coisas influenciam.
O Eddie colocou muito bem ai o vídeo que fala do lowlatency, e na vdd tem muitos que erroneamente ainda pensam que kernel real time também acelera a máquina e não é essa a aplicação e realidade. Para ter benefício precisa calibrar bem o cenário e isso exige aplicações especializadas também.
Qual é o seu hardware?
Qual Ubuntu? Chegou a fazer alguma otimização?
Sobre Kernel, conversando com o Alexandre do Xanmod kernel um tempo atrás, a proposta dele é uma otimização do kernel que visa uma melhor gestão pra manter fluidez do sistema principalmente nas aplicações de alta pressão gráfica e de vídeo. Talvez vale a pena fazer um teste ai no comportamento de como fica no seu hardware e instalação. Observe que não é sobre ganhar fps em jogos, e sim sobre manter um desempenho melhor mesmo com várias requisições diferentes ao kernel.
Daí se for o caso, vale testar de forma mais científica, tipo pegar um mesmo projeto e renderizar ele no kdenlive (que você começou a usar, certo?); verificar a fluidez na timeline durante edição, criar um projeto teste com operações pautadas de inserção de efeitos e tal a qual você fará uma série de atividades antes do xanmod e depois. Benchmark de uso e resultado de saída.
Outra coisa é ver se no kdenlive ou nos apps de edição em geral, imagem, áudio você entrou nas configs e manualmente acertou quantidade de threads compatível com sua cpu, se está usando auxílio de gpu onde é possível, etc. Até o sistema de arquivo interfere, por exemplo o XFS é um excelente para trabalhos multimídia. Também o detalhe de configurar proxy no editor, ou ainda enquanto edita usar o preview em tempo real com resolução baixa. Tipo eu faço todos vídeos do meu canal em 1080p, mas enquanto edito toda a visualização faço em 270p só coloc 1:1 quando preciso ver se o resultado de um efeito ficou dentro do que esperava. E meu setup de edição até então era mais modesto, um i7 4ª geração com uma Nvidia 730 mobile. Dei um up ultimamente, mas praticamente vivi anos nesse setup anterior.
Então é por ai, ajustes mais amplos do sistema, depois ajustes nos apps e otimização do workflow.
1 curtida
Me venderam o peixe errado kkkk… Bom saber, obrigado !
Meu Setup é modesto.
Uso um :
Xeon 2620V2
16gb DDR3 1600 mhz
VGA Gtx 550 Ti
Meu ubuntu é o 22.04, não cheguei a mexer nada nele, apenas instalei e sai usando.