Distro linux para pendrive de 4gb

Olá a todos! recentemente adquiri algumas peças e queria fazer alguma coisa com elas, daí pensei, porquê não linux ?

Desejo fazer alguma espécie de servidor, o algo que seja compacto para rodar em um pendrive de 4 gb, mas que seja verdadeiramente útil. para os que viram meu tópico anterior, esse aqui e quase um upgrade da ideia dele, porém com hardware um pouco melhor, segue abaixo o hardware em questão:

Placa Mãe: Gigabyte ga-78l-mt-s2p
Processador: Fx 6300
Placa de Vídeo: xfx 9600gt (cuja placa só tem entrada dvi, ou seja, não consigo usar pois meu monitor e hdmi)
memória ram: 2 gb DDR3

o restante do hardware é puro improviso (tal como o pendrive de 4 gb), tive problemas com dar boot com um pendrive 3.0 nessa placa mãe então recorri a um pendrive antigo de 4gb que achei parado, estou nesse momento instalando o debian 12 nele, a principio planejo fazer uma instalação minima dele com lxqt e instalar o thinlincc com virtualgl (para tentar usar a placa de vídeo) e quem sabe, o casaOs, mas estou aqui pra pedir sugestões a vocês.

resumindo, eu gostaria de sugestões de distros para servidor que caibam em 4gb, e preciso de sugestões do que fazer com um hardware limitado desses (tendo em mente serviços que eu possa acessar através da rede). a intenção desse “desafio” que me auto impus, é tentar fazer funcionar sem gastar nada, então eu realmente apreciaria sugestões de distro e propósito para essa maquina, agradeço a atenção de todos que lerem meu tópico!

2 curtidas

Isso não é um desafio, é praticamente uma penitência para sua conta de luz, FX são conhecidos por gastarem energia demais. Mas, já que você pediu, pode usar o DietPi, ele tem uns 100 MB e tem de base o Debian.

Roda no raspberry, mas tem versao para pc x86(pcs comuns)

Aqui eu rodo casa os + crafty (via docker) para rodar um servidor de mine em um raspberry pi 5:

Um simples ubuntu server também funciona no seu caso.

3 curtidas

Estou ciente da penitência energia, até tentei fazer undervolt na máquina, mas não mudou muita coisa. Instalei o dietpi e gostei bastante dele! E meio complicado gerenciar uso de risco em um pendrive de 4 gb, mas estou tentando fazer funcionar, caso tenha alguma outra sugestão do que fazer com esse projeto de servidor, aceito sugestões!

1 curtida

Tenho várias ideias. Inclusive algumas que eu tenho no meu servidor local(i3320, 12gb de ram, 1 tb de hd e 1 ssd pro sistema).

Instala o CasaOs para ficar bonitinho e ter interface pelo menos para mexer com os arquivos.

• Servidor de Minecraft com o Crafty, eu jogo com minha esposa. Fiz de forma que possa jogar o bedrock e java juntos.
  • Bloqueador de anúcios e DNS Local com Pi-Hole, tudo bem que 15 ms não é praticamente nada, mas diminui de 15 para 1 ms a resposta do dns kkkkkk e também bloqueia anúncios direito nele, configurei no roteador na parte de DHCP para ser o DNS padrão de todos. (Me perdoa dio, bloqueia seus anúncios também.)
  • Gopeed é um gerenciador de Downloads, ele baixa torrent e qualquer coisa. Se quiser pode instalar a extensão no seu navegador que ai baixa direto para o server.
  • Photoprism eu coloco minhas fotos lá, e ele organiza de forma bem satisfatória.
  • MariaDB é o banco de dados que eu uso, apenas por costume de utilizar o MYSQL, migrei para ele que é de graça.
  • Simple Torrent é especifico para torrents, acho ele mais bonito apenas, o gopeed já faz o papel de torrent se quiser.
  • Gitea é uma espécie de Github autohospedado, eu particularmente gosto para colocar meus projetos e ter uma interface ao invés de apenas utilizar git puro.
  • Swing music serve para você colocar suas músicas e escutar pela rede. Particularmente não uso muito pois eu pago o YT Premium.
  • Metube serve para baixar qualquer coisa do youtube, mas baixa de outros sites também como facebook por exemplo.
  • Ngix proxy manager eu ainda estou aprendendo, eu tinha um tunel na cloudflare mas tava dando problemas com nextcloud, inclusive indico a cloudflare para fazer seu tunel para não precisar abrir portas nos roteadores.
  • Tenho instalado também o TailScale, a vpn mais fácil que já usei, você instala e ela magicamente funciona.

Finge que o nextcloud não existe, é apenas um devaneio de eu tentar fazer isso funcionar direito, um projeto extremamente mal programado.

Se você for programador, você pode rodar seus próprios projetos também.

• 1 curtida

Obrigado pelas dicas! Vou tentar implementar elas no meu servidor, não sei quantas delas cabem em 4 GB de armazenamento, o casaos, por exemplo, recomenda 5 gb livres, entretanto, após instalar o dietpi, tenho apenas 2 gb livres pra instalar outras coisas, o servidor de Minecraft eu acho viável limitando a expansão de mundo, quais das suas ideais cabem em 2 GB de armazenamento? Se tiver mais ideias estou sempre aberto a sugestões, nesse momento estou reinstalando o dietpi porque o espaço lotou instalando o crafty kkkkk, valeu pela ajuda!

Junta uns 50 conto e compra um HD de notebook na shopee e põe nele. Vai conseguir 500 gb pelo menos. Se garimpar acha de 1 TB. Se quiser consegue SSD mais fuleira por volta de 89 reais, mas é só de 128 gb.

O PiHole cabe no pendrive tranquilamente.

1 curtida

Sim, sim vou adquirir um ssd futuramente, quero fazer upgrade nessa maquina para transformar em um servidor de proxmoxx e rodar maquinas virtuais, o pi hole é bem legal, vou tentar implementar ele futuramente como uma vm do proxxmox, embora eu não vá implementar imediatamente, deixei anotada suas ideias e consegui implementar algumas, mesmo com o espaço limitado.

estou rodando o Homer (um dashboard personalizável, aonde coloquei atalhos para os programas do servidor), junto dele baixei a interface web do dietpi, e o Netdata como um monitor do sistema web, sobrando 1,27gb de armazenamento, não consegui pensar em uma alternativa ao crafty, então estou simplesmente rodando o servidor de minecraft pela linha de comando usando um script pro servidor iniciar.

Abaixo tem uma print do dashboard

A questao da saida dvi acha conversores muito baratos no ali dvi/hdmi

Alternativa ao crafty tem o mineOS roda em docker também

Testei o MineOs e teve o mesmo problema do crafty, espaço insuficiente, vou tentar conseguir um pendrive de 8 gb, acho que solucionaria meu problema

Opa! Vlw pela dica!

Tão simples de resolver com um adaptador DVI-TO-HDMI que há no mercado.
    Agora se você fala sério em montar um servidor simples sem gastar muito recomendo um pendrive maior de 64 ou 128GB pois assim você pode particionar para o sistema e o outro para os programas e backup.
    Mas lembre-se, o pendrive não tem a mesma velocidade que um HD/SSD
    Um exemplo melhor:

Um HD 5500/7200rpm tem velocidade de aproximadamente 133 a 266 MiB/s
    Um SSD tem 550 Mib/s
    Agora um pendrive pode variar entre 8 a 14 MiB/s

1 curtida

Um Goldenfir 500 ou Crucial BX500 que tá numa faixa de preço de 140 no máximo.

1 curtida

O problema é que ele quer um sistema operacional completo em um pendrive de 4GB, ai complica, pq 4GB cabe nem fotos.
    Vai conseguir ter um sistema operacional minimalista, mas completo vai uns 40GB só o sistema operacional, sem pasta temporária e sem arquivos pessoais e sem flatpak e snap.

1 curtida

Obrigado pela explicação! Eu já tinha noção da limitação de velocidade, minha intenção e realmente melhorar o servidor, então realmente será necessário um SSD ou um HD, por hora, vou ter de lidar com o Pendrive de 4gb, mas já estou de olho em um SSD, aliás, obrigado pela recomendação de modelos de SSD, vou dar uma olhada neles

Se for montar um servidor eu te recomendo demais o Crucial BX500 pois ele foi feito para esse propósito.
    De 500GB pra baixo ele te dá uma validade de até 120TB conforme o TBW da marca.
    Isso deve dá uns 30 anos mais ou menos.

1 curtida

Obrigado pela recomendação de SSD, vou tentar adquiri-lo em um futuro próximo, por enquanto não tenho muito o que acrescentar mais nesse tópico, mas pretendo ir tentando melhorar meu sistema minimalista até eu conseguir comprar o SSD, obrigado a todos pelas recomendações e dicas!