Olá.
Estou para formatar um Notebook HP com Celeron e 2Gb RAM
Qual distro recomendam?
Obrigado
Vai ter que ser uma distro leve, tipo o Puppy Linux, Bohdi Linux, Sparky, Lubuntu, e tals
Recomendo dar uma olhada na série de vídeos do @anon49887285, chamada de “Em busca do sistema perfeito para meu Atom”, tem várias distro lá que você pode usar em teu notebook
Qual dessas e mais parecida com o Windows 7 (o sistema do PC)?
Você pode personalizar o visual dele, deixando parecido o tema e ícones
Você pode usar o Linux Mint XFCE, caso rodar de boas no teu notebook, já que é focado em iniciantes, e tem um layout que lembra o Windows
Qualquer distro com Xfce ou LXDE. Por conta da detecção de hardware, recomendo o Mint com Xfce.
Cara, dá uma chance par ao Q4OS PLASMA.
Está com base no Debian 10.
Coloquei num netbook velho que tenho aqui e me surpreendeu.
De quebra, além do PLASMA, você ainda leva o ambiente TDE, que é muito leve (só escolher na tela de login).
O Q4OS é uma excelente opção. Além de possibilitar instalar praticamente toda as DEs, do plasma ao lxde, passando por gnome e xfce.
Esse aí não conhecia, vou dar uma verificada. Vlw
Veja os videos no canal do confrade @anon49887285
Interessante que ele é a combinação de vários elementos old school nostálgicos: a barra de tarefas que lembra muito o Conectiva e como eu deixava o meu Kurumin, assim como a apresentação do menu que lembra o XP, muito bacana.
Já está anotado na lista de distros para testes
Obrigado. Vou tentar o Mint XFCE com um tema do Windows 10 (https://www.xfce-look.org/p/1216281/) e o Q4OS.
O sistema é de 32 bits
Caso o sistema Linux fique muito lento com 2 GB de RAM mesmo com uma distribuição leve , e se você usar o notebook só para navegar na internet e imprimir algum documento, pode tentar o cloudready da neverware que é um clone legal do Chrome os do Google.
É um sistema Linux cuja interface é simplificada para o uso de web apps da Chrome store.
Eu testei por um tempo e o único motivo de ter desistido é que não tem suporte a scanner.
É um sistema muito rápido já que basicamente é apenas um navegador com alguns aplicativos do Google.
Não tem suporte a aplicativos Android.
A versão home é gratuita e tem um período de atraso de 3 a 4 semanas de tempo do lançamento da versão do Chrome os do Google mais atual.
O sistema suporta conexão RJ 45 e impressora usb e Wi-Fi.
O navegador é o Google Chromium e tem web apps que funcionam nele e que não funcionam no Chrome para Linux.
Você poderá fazer tudo funcionar usando o celular como roteador quando estiver desconectado da rede cabeada ou Wi-Fi, inclusive usando o bluetooth do celular como meio de se conectar.
Tudo que você fizer ficará sincronizado com seu Google drive.
Aqui eu fiz o inverso em um notebook mais parrudo: Instalei o Linux mint cinnamon e uso o aplicativo insync para sincronizar meu diretório home com meu Google drive.
Q4OS é muito bom, nostálgico sem perder recursos, é um sistema bem completo.