Distro Linux muito leve

Boa tarde pessoal! Eu preciso formatar um notebook meio antigo e defasado em hardware, gostaria de instalar linux nele mas não sei qual seria a distro ideal, visto que o hardware é MUITO limitado, segue as especificações abaixo:

•Intel Celeron quad core;
•2 gb de ram;
•32 gb de armazenamento;
• Modelo: Multilaser Legacy Cloud;

Se alguém por favor puder fazer uma recomendação de uma distro para eu poder formatar ele , eu realmente agradeço!

1 curtida

Debian, instale em modo texto. Pode usar com a interface gráfica XFCE, Fluxbox ou Openbox.

1 curtida

Por favor, informe o modelo específico desse Legacy Cloud, aquele código com números.

Peço porque há modelos Multilaser Legacy que aceitam bem distros de Linux e outros em que instalar distro pode dar trabalho, porque a maioria dos sistemas de base Linux não reconhece componentes do computador (touchpad, bluetooth, wi-fi…).

Há uma série de tópicos neste fórum que elenca distros adequadas a hardware modesto. Em geral, são indicadas: antiX, MX Linux, Bodhi Linux, LXLE, Emmabuntus, Linux Lite, Lubuntu, etc., e, nos casos mais extremos, Puppy Linux, Slax, Porteus, Tiny Core e SliTaz.

Minha preferência é pelo antiX. Superleve e, ainda assim, cheio de recursos. Outras duas distros que indico, pouco conhecidas, são a Loc-OS e a WattOS.

Segundo o que eu vi, é multilaser legacy cloud pc 131 ML-SH05

Muito obrigado pela resposta, mas não faço a mínima ideia de como fazer isso :sweat_smile:

Dá uma conferida nesse meu projeto, vc vai ver todos os passos pra instalar o Linux, além de poder testar se tudo funciona no modo Live.

Só clicar AQUI

2 curtidas

@Samu_fbz
Várias das distros que citei se baseiam diretamente no Debian, só que se instalam de modo mais simples e direto.

O “sistema do Daigo”, TigerOS, é bem amigável e muito bem organizado. Fica na linha do Linux Mint Xfce, do Linux Lite e outras distros que já rodam bem num computador com Celeron e 4 Gb de RAM. Recomendo experimentar!

Mas distros especialmente leves, pensadas mesmo para computadores muito modestos, são antiX, Loc-OS, WattOS, LXLE, Bodhi Linux, Q4OS Trinity, Fedora Spin LXDE, e para casos mais extremos foram pensadas PuppyLinux, Slax, Porteus, SliTaz, TinyCore, miniOS.

Deve haver diversas outras. O Mundo Linux é muito diverso. Talvez o vídeo a seguir lhe seja útil:

1 curtida

Rapas, se fosse 1GB eu ia dizer para usar distros apenas como cli, e para navegar na internet usar o links2, você passou perto em.

Eu iria de alpine linux com algum window manager de interface gráfica. Mas testa o alpine em um virtual box antes pra vc aprender a instalá-lo. Se pesquisar no youtube vc acha tutorial para instalar ele.

Pois eu tenho Loc-OS em LXDE instalado num netbook adquirido há quase 15 anos, com Atom e 1 Giga de RAM (em chip soldado). Essa relíquia só aceita sistemas de 32 bits, aliás. E lida com o Loc-OS sem dificuldades.

Aliás, já rodou com o Q4OS com o Trinity de ambiente gráfico, com o antiX naquele desktop montado em icewm e com o Mageia em LXDE. Os resultados foram tão bons ou melhores que sob o WinXp que tinha vindo de fábrica.

Uai, rodar roda né, agora, da para usar? sera que edita vídeos e faz pesquisa de imagem, abre jpeg de 4k, percebe que rodar o OS não é sinal de funcional. Tem que ser util no dia a dia, em experimento da para fazer qualquer coisa.

1 curtida

Eu ganhei um notebook antigaço usado, ele tem 4GB de RAM, e um CPU bem fraco I3, eu vou ver se ele serve para algo, ele é tão ruim que a pessoa que tinha ele antes de mim compro outro novo.
@Sergio_H Eu ganhei nem faz um mês, foi recente agora, eu nem sei a CPU dele de cor ainda.

1 curtida

Se não desse para usar eu nem me daria ao trabalho de instalar distro nesse netbook. Aliás, foi para usá-lo que me interessei por Linux. O primeiro sistema que esse computador recebeu depois do WinXP de fábrica foi o Lubuntu 18.04.

Com essas distros que eu citei dá para navegar pela Internet, ver conteúdo do YouTube em baixa resolução e mexer em imagens de baixa resolução.

Uai, então ta melhor do que eu imaginei, mas tem que abrir 1 programa e fechar os outros?

É incrível o que distros de 32 bits pensadas para computadores legados permitem a máquinas fraquíssimas. Dá para ficar com o Firefox aberto em duas abas, o AbiWord e o gerenciador de arquivos com o desempenho viável.

Aliás, aqui em casa temos um Compaq Presario CQ23 com Dual Core e 2GB de RAM. Só trocamos o HD de fábrica (que pifou) por um SSD Sata, e a maquininha roda dignamente sob o Win10. Meus filhos a usam para consumir Netflix, Amazon Prime Video etc.

A se o seu esta assim, pode ser que o meu de para o gasto, esse típico é mais um motivo de mim tentar fazer o esforço de preparar o notebook.
Por falar nisso, você viu que o Linus deu uma sobrevida para o kernel Linux de 32 bits para ate 2100? um negocio assim? vou ver se acho, espera ai.

É eu não achei o ano, mas o Debian esta preparando para o bug “Y2038”(bug do milênio) e o Linux parece esta pronto, links:
@Sergio_H Pelo visto eu me enganei.

Seu notebook vai funcionar apos o bug Y2038.

Dicas de conteúdo no YouTube para quem se interessa por distribuições de Linux leves e superleves:

As séries do LinuxDicasPro são recentes. A que trata de distribuições minimalistas ainda está sendo produzida, aliás.

Material um pouco datado mas, ainda assim, muito útil, é o do canal do Leandro Ramos. São VÁRIAS séries sobre sistemas e ambientes gráficos leves:

O próprio canal Diolinux tem alguns vídeos sobre “ressurreição” de computadores com sistemas superleves, como os publicados em 21/05/2023, 12/09/2023, 06/09/2022, entre vários outros.

E há canais muito dedicados ao assunto e com conteúdo atualizado: Locos por Linux e Fetha Tutoriais, por exemplo.

1 curtida

É só pra navegar na internet, pq até isso ta impossivel de fazer com o windows

1 curtida

Só adicionando um ponto, eu gostei de usar o Anti-X numa máquina bem fraquinha, rodou super bem, até consegui por o pi-hole nela e utilizar sem maiores problemas.
A configuração do computador era a seguinte:

• Sempron 3000+ (single core, 1.7Ghz);
  • 512MB de ram DDR;
  • Geforce 8400GS;
  • 80GB de armazenamento (HD);
  • Asus K8V-VM Ultra.

Acho que já achou uma solução, mas recomendo MUITO essas aqui:
Lubuntu e Q4OS (com Trinity). São super leves e funcionais, sempre rodo em máquina virtual super capada e não trava nada.