Fala família, estou querendo fazer do meu PC um console de mesa.
Qual distro linux atual, na opinião de vocês está mais ajustada para isso?
Pesquisei algumas, tais como a Bazzite OS e Chimera OS, esses sistemas já disponibilizam uma interface no estilo do SteamOS.
Com o foco nisso e o Arch e suas derivadas(SteamOS, ChimeraOS, endeavourOS entre outras são derivadas)
Fora disso e meio que jogar na sorte
Tem o Nobara também
Nobara, CachyOS, RegataOS
Só testei o Bazzite por ser base Fedora Silverblue (que uso diariamente) e ja montei um pc para sala com ele, relatei aqui minhas experiências.
Opa, vou dar uma olhada no seu relato!
Existe uma única distro focada nesse propósito quase como se ela fizesse só isso e nada mais que é o DraugerOS
Existe aproximadamente 3 ou 4 versões dessa distro que a última requer um absurdo de computador onde só de ram é recomendado 64GB fora o processador que essa versão da distro recomenda que são o Ryzen9, Intel i9 e o menos importante que é o threadripper
Aqueles com bala na agulha vale a pena o investimento ?
Essa Distro eu não conhecia, vou pesquisar sobre ela!
No site deles não encontrei essa info.
Encontrei isso aqui:
No planeta terra existe aproximadamente mais ou menos 2.433,00 distros linux segundo o distrowatch.
Distros desconhecidas que a minha que uso é uma delas.
Kkkk, é uma distro pra cada gosto!
O Void Linux nao eh necessariamente uma distro focada em jogos, mas se tiver a disposicao de configurar o minimo do minimo, os pacotes atuais e estaveis aliados ao Flatpak e Steam, Lutris e RetroArch irao funcionar muito bem pra jogos em um sistema que nao entra no seu caminho. O Void eh leve, rapido, estavel e tem pacotes atualizados. Sobra mais recursos pro seu game.
Eu não sei exatamente como funciona o PROTON GE mas acredito que ele deve mudar as configurações para que o jogo funcione além do padrão de fábrica tipo Overclock parecido com os emuladores de consoles que temos por aí.
E é aí que o linux entra já que ele vasculha tudo só pra ter quela “brexinha” para que o terminal faça seu trabalho.
Testei a distro Bazzite, incrivelmetne boa, super amigável a interface de instalação.
Transforma o PC em um console de mesa de forma simples.
O wine pode participar dessa galera ?
Lutris é usa primariamente o Wine.
Esse Cachyos é baseado diretamente no arch ou no manjaro?
Esses dias instalei Garuda Linux no meu notebook e está me atendendo super bem, uma boa distro com base Arch.
Pop!_os ou Ubuntu
Arch Linux