Distro Linux focada em jogos, qual é a melhor?

Fala família, estou querendo fazer do meu PC um console de mesa.
Qual distro linux atual, na opinião de vocês está mais ajustada para isso?
Pesquisei algumas, tais como a Bazzite OS e Chimera OS, esses sistemas já disponibilizam uma interface no estilo do SteamOS.

Com o foco nisso e o Arch e suas derivadas(SteamOS, ChimeraOS, endeavourOS entre outras são derivadas)
Fora disso e meio que jogar na sorte

1 curtida

Tem o Nobara também

1 curtida

Nobara, CachyOS, RegataOS

1 curtida

Só testei o Bazzite por ser base Fedora Silverblue (que uso diariamente) e ja montei um pc para sala com ele, relatei aqui minhas experiências.

3 curtidas

Opa, vou dar uma olhada no seu relato!

Existe uma única distro focada nesse propósito quase como se ela fizesse só isso e nada mais que é o DraugerOS

Existe aproximadamente 3 ou 4 versões dessa distro que a última requer um absurdo de computador onde só de ram é recomendado 64GB fora o processador que essa versão da distro recomenda que são o Ryzen9, Intel i9 e o menos importante que é o threadripper

Aqueles com bala na agulha vale a pena o investimento ?

Essa Distro eu não conhecia, vou pesquisar sobre ela!

No site deles não encontrei essa info.
Encontrei isso aqui:

1 curtida

No planeta terra existe aproximadamente mais ou menos 2.433,00 distros linux segundo o distrowatch.
Distros desconhecidas que a minha que uso é uma delas.

Kkkk, é uma distro pra cada gosto!

O Void Linux nao eh necessariamente uma distro focada em jogos, mas se tiver a disposicao de configurar o minimo do minimo, os pacotes atuais e estaveis aliados ao Flatpak e Steam, Lutris e RetroArch irao funcionar muito bem pra jogos em um sistema que nao entra no seu caminho. O Void eh leve, rapido, estavel e tem pacotes atualizados. Sobra mais recursos pro seu game.

1 curtida

Eu não sei exatamente como funciona o PROTON GE mas acredito que ele deve mudar as configurações para que o jogo funcione além do padrão de fábrica tipo Overclock parecido com os emuladores de consoles que temos por aí.
E é aí que o linux entra já que ele vasculha tudo só pra ter quela “brexinha” para que o terminal faça seu trabalho.

1 curtida

Testei a distro Bazzite, incrivelmetne boa, super amigável a interface de instalação.
Transforma o PC em um console de mesa de forma simples.

O wine pode participar dessa galera ?

Lutris é usa primariamente o Wine.

Esse Cachyos é baseado diretamente no arch ou no manjaro?

Esses dias instalei Garuda Linux no meu notebook e está me atendendo super bem, uma boa distro com base Arch.

Pop!_os ou Ubuntu

1 curtida

Arch Linux

1 curtida