Distro leve e "amigável"?

Salve pessoal! Sou novo na comunidade e gostaria da ajuda de vocês. Estou enfrentando problemas com meu Windows 11 devido a capacidade do meu notebook (GalaxyBook c/ um Celeron de 10ª gen e 8Gb de Ram), e estou cogitando migrar para alguma Distro do Linux para dar uma sobrevida a ele. A ideia é conseguir alguns meses antes de trocar de Laptop (PC de gabinete não é uma opção no momento), já que a substituição é inevitável devido a necessidade da minha fsculdade - CC.

Gostaria de encontrar uma Distro mais leve e que eu consiga me adaptar relativamente rápido. No momento bastaria rodar bem um VsCode (o terminal também costuma atender, mas gosto da interface do programa), e duvido que navegador venha a ser um problema.

Recebi algumas recomendações como o Arch e o Mint. Mas não tenho certeza se são as melhores opções. O que acham? O Arch via EndeavourOS seria mais amigável a novatos na arquitetura?

Outra dúvida também seria se consideram o WM i3 viável para o meu caso. Gostaria de experimentar ele, mas não sei se seria o ideal.

Desde já, muito obrigado pela atenção!

Obs: Caso ele sobreviva até eu trocar, pretendo testar outras Distros nesse Laptop, então fico aberto a sugestões para o futuro também. Embora a prioridade seja resolver esse “problema” atual.

Olá, sou iniciante tbm e andei fazendo Distro hopping nos últimos meses. A mais amigável pra mim em todos os quesitos foi o Zorin OS….acabei migrando para o Debian pela questão de estabilidade igual uma rocha, mas se o quesito principal é amigabilidade pra quem vem do Windows o Zorin é quase imbatível….o Mint tbm é uma boa opção.

Em relação a exigência de processamento para rodar o sistema em si, o Zorin seria mais leve que o Mint? Acredita que um celeron conseguiria se sair bem com esses OS?

Desculpe nem olhei no seu hardware…eu foquei apenas na amigabilidade…tenho a impressão que o Mint seria um pouco mais leve q o Zorin, talvez escolher uma DE mais leve tipo a Xfce ajude….o Zorin tbm tem uma DE mais leve, mas já está agendada pra ser descontinuada.

1 curtida

Eu te recomendaria o Linux Mint, Zorin, MX Linux. E se quiser ir de Arch, CachyOS.

2 curtidas

aqui no forum tem um post do GalaxyBook

nele diz que a camera e o som falham,
duvida, no seu esta funcionando?

Salve, @Pedro_L

Essa coisa de “mais leve”, depende mais do ambiente (DE) – do que da distro:

Para “facilidade de adaptação” (vindo do Windows), acho que o Xfce deve ser a melhor opção.

Existem opções mais leves, como LXQt – e também os gerenciadores de janelas (WM) – mas WMs podem se mais difíceis para se adaptar rapidamente.

Dito isso – sim, as distros também têm algum “peso”. – Pela minha experiência, openSUSE, Fedora, Debian, usam um pouco mais Memória RAM – enquando Mint, MX Linux, Arch, usam um pouco menos RAM.

Minha última comparação incluindo Mint – dia 12 Abril – todas com KDE Plasma:

Os dados numéricos:

Distro    MiB

openSUSE  1510
Arch      1137
Debian    1361
Fedora    1428
PCLinuxOS 1106
PCLinuxOS 1011
Mageia    1110
Kubuntu   1249
Void      1064
Mint      1181
Artix     1077
MX Linux  1139

Com Xfce, deve usar um pouco menos RAM.

Com WM, usa muito menos RAM.

1 curtida

Eu não cheguei a migrar para o Linux nesse Laptop ainda, então não sei dizer. Mas acredito, pelo que li no post, que essa falha deve se tratar da 4ªgen do GalaxyBook, o meu ainda é o de 1ªgen, então com certeza já devem ter dado um jeito!

Oloko! O cara trouxe até grafico de comparação! Vlw d+ mano!! Acho que vou tentar dar uma chance pro i3 mesmo, e qualquer coisa eu mudo novamente para uma DE mais leve, ao invés de um WM. Acabei ficando bem curioso sobre como funciona esses WM e me deu uma baita vontade de testar.

Confesso não conhecer essas últimas distros listadas no seu gráfico, mas como disse que não devem fazer tanta diferença (e o próprio gráfico não aponta números tão destoantes), talvez eu me arrisque no Arch/EndeavourOS mesmo!

1 curtida

:rofl:

Eu tenho uns scripts, que salvam os dados de cada distro, 5 minutos após o boot – e outro script que extrai esses dados das várias distros, para uma tabela geral:

Copiar e colar numa planilha, e gerar um gráfico, é simples e rápido.

Existem várias WMs – algumas mais fáceis, outras menos fáceis. – Acredito que as mais populares sejam as mais fáceis:

Minha única experiência com WM, foi com IceWM – que veio “de brinde” em várias distros. – Fiz umas anotações aqui – bastante incompletas, porque não me aprofundei quase nada.

Depois de instalado, é fácil acrescentar uma DE. – Nem precisa reinstalar. – Basta um “apt install”.

As distros mais leves da minha lista, apresentam níveis quase iguais, de uso de RAM. – Entre elas, resta escolher por “facilidade” (o Void e o PCLinuxOS são mais trabalhosos)

Isso fica ainda mais claro na gráfico do último Domingo (26) – quando eu já tinha eliminado o Kubuntu e o Mint:

Eu costumo indicar o Mint, por ser “super-amigável” – mas o Endeavour deve ser bom. – Eu só conheci o Antergos, que tinha a mesma filosofia:

1 curtida

Olhando bem por cima suas anotações, confirmei minha tese de que a curva de aprendizado que posso ter ao migrar para o Linux e testar um WM pode ser bem grande. Definitivamente desafiador para mim, mas acredito que venha a ser recompensatório!

Eu não sabia disso! Depois dessa informação me sinto bem mais confortável de me aventurar em um WM.

Novamente, vlw demais pelas respostas!! Vou me aventurar a instalar o EOS mais tarde, ou amanhã. Espero que dê tudo certo! ksksksks

1 curtida

Fiz uma brincadeira, agora, no Artix KDE: – Instalei o LXQt:

Pesquisei quais pacotes fazem parte do “grupo” LXQt:

$ pacman -Sg lxqt
------------------------------- Artix
lxqt lximage-qt
lxqt lxqt-about
lxqt lxqt-admin
lxqt lxqt-archiver
lxqt lxqt-config
lxqt lxqt-globalkeys
lxqt lxqt-menu-data
lxqt lxqt-notificationd
lxqt lxqt-openssh-askpass
lxqt lxqt-panel
lxqt lxqt-policykit
lxqt lxqt-powermanagement
lxqt lxqt-qtplugin
lxqt lxqt-runner
lxqt lxqt-session
lxqt lxqt-sudo
lxqt lxqt-themes
lxqt obconf-qt
lxqt openbox
lxqt pavucontrol-qt
lxqt pcmanfm-qt
lxqt qps
lxqt qterminal
lxqt screengrab
lxqt xdg-desktop-portal-lxqt

Mandei instalar o “grupo” chamado “lxqt”. – São 25 pacotes – e mais 10 dependências que vieram junto:

# date; time pacman -S lxqt; date
Thu Apr 30 18:22:41 -03 2026
:: There are 25 members in group lxqt:
:: Repository galaxy
   1) lximage-qt  2) lxqt-about  3) lxqt-admin  4) lxqt-archiver  5) lxqt-config  6) lxqt-globalkeys  7) lxqt-menu-data  8) lxqt-notificationd
   9) lxqt-openssh-askpass  10) lxqt-panel  11) lxqt-policykit  12) lxqt-powermanagement  13) lxqt-qtplugin  14) lxqt-runner  15) lxqt-session
   16) lxqt-sudo  17) lxqt-themes  18) obconf-qt  19) openbox  20) pavucontrol-qt  21) pcmanfm-qt  22) qps  23) qterminal  24) screengrab
   25) xdg-desktop-portal-lxqt

Enter a selection (default=all):
(...)
looking for conflicting packages...

Package (35)                    New Version  Net Change  Download Size

galaxy/libdbusmenu-lxqt         0.4.0-1        0.26 MiB       0.09 MiB
world/libfm-extra               1.4.1-1        0.04 MiB       0.02 MiB
galaxy/libfm-qt                 2.4.0-1        2.94 MiB       0.68 MiB
galaxy/liblxqt                  2.4.0-1        0.65 MiB       0.16 MiB
galaxy/libqtxdg                 4.4.0-1        0.51 MiB       0.17 MiB
world/menu-cache                1.1.1-2        0.25 MiB       0.05 MiB
world/muparser                  2.3.5-2        0.64 MiB       0.17 MiB
galaxy/qtermwidget              2.4.0-1        0.87 MiB       0.26 MiB
galaxy/qtxdg-tools              4.4.0-1        0.08 MiB       0.02 MiB
world/startup-notification      0.12-9         0.06 MiB       0.02 MiB
galaxy/lximage-qt               2.4.0-1        1.25 MiB       0.26 MiB
galaxy/lxqt-about               2.4.0-1        0.30 MiB       0.07 MiB
galaxy/lxqt-admin               2.4.0-1        0.46 MiB       0.10 MiB
galaxy/lxqt-archiver            1.4.0-1        1.13 MiB       0.25 MiB
galaxy/lxqt-config              2.4.0-1        2.43 MiB       0.54 MiB
galaxy/lxqt-globalkeys          2.4.0-1        0.90 MiB       0.25 MiB
galaxy/lxqt-menu-data           2.4.0-1        0.17 MiB       0.05 MiB
galaxy/lxqt-notificationd       2.4.0-1        0.41 MiB       0.10 MiB
galaxy/lxqt-openssh-askpass     2.4.0-1        0.04 MiB       0.02 MiB
galaxy/lxqt-panel               2.4.0-1        6.00 MiB       1.29 MiB
galaxy/lxqt-policykit           2.4.0-1        0.09 MiB       0.03 MiB
galaxy/lxqt-powermanagement     2.4.0-1        0.85 MiB       0.19 MiB
galaxy/lxqt-qtplugin            2.4.0-1        0.12 MiB       0.04 MiB
galaxy/lxqt-runner              2.4.0-1        0.52 MiB       0.23 MiB
galaxy/lxqt-session             2.4.0-1        0.91 MiB       0.21 MiB
galaxy/lxqt-sudo                2.4.0-1        0.20 MiB       0.05 MiB
galaxy/lxqt-themes              2.4.0-1       26.96 MiB      25.99 MiB
galaxy/obconf-qt                0.16.6-1       0.78 MiB       0.15 MiB
galaxy/openbox                  3.6.1-14       1.23 MiB       0.36 MiB
galaxy/pavucontrol-qt           2.4.0-1        0.99 MiB       0.16 MiB
galaxy/pcmanfm-qt               2.4.0-1        3.00 MiB       0.56 MiB
galaxy/qps                      2.13.0-1       1.39 MiB       0.30 MiB
galaxy/qterminal                2.4.0-1        1.40 MiB       0.31 MiB
galaxy/screengrab               3.2.0-1        0.88 MiB       0.21 MiB
galaxy/xdg-desktop-portal-lxqt  1.4.0-1        0.17 MiB       0.06 MiB

Total Download Size:   33.42 MiB
Total Installed Size:  58.86 MiB

:: Proceed with installation? [Y/n]

:: Retrieving packages...
 qterminal-2.4.0-1-x86_64                                     317.8 KiB   278 KiB/s 00:01
 openbox-3.6.1-14-x86_64                                      368.3 KiB   314 KiB/s 00:01
 pcmanfm-qt-2.4.0-1-x86_64                                    572.3 KiB   459 KiB/s 00:01
(...)

Como eu uso Login Automático, precisei trocar a sessão-padrão “Plasma X11” por “LXQt”:

Ficou meio esquisito – mas achei melhor não mexer em nenhuma configuração – para não bagunar as configurações do KDE, que também é “Qt”:

Experimentei também a opção Openbox – mas não carregou direito. – Ficou só uma “tela preta”, inutil.

Carreguei outra sessão LXQt, para documentar melhor.

Essa foi a diferença de uso de Memória RAM, após cada boot (5 minutos sem abrir nenhum aplicativo) – mas ignore “Openbox”, porque não funfou. – Ficou só uma “tela preta”, inútil:

---------------------------------------
Artix - PlasmaX11 :  boot  Apr 26 19:53
Artix - LXQt      :  boot  Apr 30 18:40
Artix - Openbox   :  boot  Apr 30 19:27  --- PIFFFFFFF
Artix - LXQt      :  boot  Apr 30 19:35
Artix - PlasmaX11 :  boot  Apr 30 19:43
5
-------------- New Calc ---------------
Artix - PlasmaX11 :  1127 MiB
Artix - LXQt      :   856 MiB
Artix - Openbox   :   495 MiB            --- PIFFFFFFF
Artix - LXQt      :   799 MiB
Artix - PlasmaX11 :  1130 MiB
5

Instalar o Xfce – onde já existe um WM – é a mesma coisa.

Apenas, o Xfce terá outro conjunto de pacotes.

Isso:

Mas, para não confundir… “Antix” é baseado no Debian – na verdade, o nome oficial é “antiX” – parceiro do MX Linux.

Ao passo que “Artix” é baseado no Arch Linux.

E o IceWM usa bem menos Memória RAM do que o LXQt.

Segundo minha experiência, em 2018:

-------------------------------------------
10 Junho 2018:
Mageia 6 sta2           520 MiB   KDE
PCLinuxOS               480 MiB   KDE
openSUSE Leap 42.3      450 MiB   KDE
Linux Mint 18 Sarah     445 MiB   KDE
Arch Linux (Revenge)    436 MiB   KDE
Debian testing          430 MiB   KDE
Rosa Desktop Fresh R10  425 MiB   KDE
Manjaro 17.1.8 KDE      410 MiB   KDE
KDE Neon User Edition   380 MiB   KDE
Slackware Plasma 5      370 MiB   KDE
Kubuntu 16.04 LTS       363 MiB   KDE
Devuan 2 ascii Beta     332 MiB   KDE
antiX Rox-IceWM         138 MiB   Rox-IceWM

… lembrando que, naquela época, o Conky usava um cálculo diferente de “Memória RAM”.

Em 2017, eu obtive estes números, no Slackware – que naquela época vinha com várias alternativas:

KDE          402 ~ 412 MiB
   Lumina       238       MiB
   Xfce         281 ~ 302 MiB
   LXQt-Openbox 236       MiB
   Openbox       99 ~ 104 MiB

Distro leve em si não existe, oque existe é a interface e os daemons consumirem os minimos de recursos, se quiser leveza use linux mint xfce, muito bom para começar, depois voce vai avançando em distros mais dificeis mudando a interface como um window manager e um arch linux que dá pra voce mudar com facilidade.

• Xubuntu

Usa XFCE, leve mas ainda bonito e funcional.

• MX Linux

Muito estável, rápido e com ferramentas próprias úteis.

Interface amigável (estilo Windows), mas mais leve.

Leva seu note em alguma assistência técnica para ver se tem slot de memória ram disponível.

Boa noite, amigo. Você pode instalar o Debian 13 com o XFCE que é bem leve e a distro mais estável de todas! Vai poder te dar uma ótima sobrevida ao seu notebook. Um abraço

Mint xfce… para quem nunca usou linux, é mais amigável ir de Mint