Distro ideal para um novo usuario

Oioi! Bom… eu diria que sou novo no mundo linux, faz aproximadamente 2 meses que estou usando o mint xfce (estou amando) por certas circunstancias estou tendo que usar um notbook bastante fraco (Multilaiser legacy pc 270-310 / bem vagabundo, acho que é daqueles que tem placa de tlabet), eu meio que queria testar mais distros para tentar encontrar a que melhor lide comigo e minha maquina, em todas que ja testei ate entao tive problemas com audio ou desempenho, mas sei que a culpa é do not, so que mesmo assim queria encontrar algo que funcionasse legal ate meu pc ser reparado.

Configuraçoes da maquina:

2 curtidas

tenta o MX Linux

4 curtidas
3 curtidas

Fica no mint mesmo ou talvez teste o lubuntu.

1 curtida

Bem-vindo ao mundo Linux! Esse notebook da Multilaser costuma usar processadores Intel Atom e memória eMMC (armazenamento de tablet), o que explica o desempenho limitado.

Como você já gosta do XFCE, aqui estão as melhores opções para “ressuscitar” esse hardware:

1. antiX (A melhor aposta)

É baseada no Debian e não utiliza o systemd, o que a torna incrivelmente leve.

• Por que: Roda com menos de 200MB de RAM.

• Dica: Escolha a versão Full para ter todos os drivers de áudio e Wi-Fi pré-instalados.

2. MX Linux (Versão Fluxbox)

É o “primo” mais amigável do antiX.

• Por que: Combina a estabilidade do Debian com ferramentas exclusivas (MX Tools) que facilitam configurar o áudio e o touchpad.

• Dica: Use a edição Fluxbox em vez da XFCE para ganhar mais fôlego no processador.

3. Puppy Linux (FossaPup ou BionicPup)

Diferente de tudo o que você testou.

• Por que: Ela roda inteira na memória RAM. Isso faz com que a lentidão do seu “disco rígido” de tablet seja ignorada.

• Ponto negativo: A interface é bem datada, mas a velocidade é imbatível.

4. Bodhi Linux

Baseada no Ubuntu, mas usa o ambiente de desktop Moksha.

• Por que: É extremamente minimalista e esteticamente mais moderna que o antiX.

Uma dica de ouro para o áudio: Esses notebooks chineses/Multilaser usam um chip de áudio chamado bytcht-es8316. Se o som não funcionar de primeira, procure no Google por: “Linux Mint es8316 audio fix”. Geralmente é apenas um arquivo de configuração (.ucm) que falta.

3 curtidas

Puppy Linux é muito bom para rodar direto da unidade USB, mas, para ser instalado em definitivo num HD ou SSD, apresenta um problema de segurança: por padrão, funciona com o usuário ligado direto na conta de administrador (root). É possível contar com uma conta de usuário sem privilégios, mas o próprio pessoal do Puppy diz que é “recurso experimental”.

O Bodhi Linux é lindo e levíssimo, mas seu desenvolvimento parece estagnado.

AntiX e MX são projetos muito ativos e dinâmicos. Daria preferência a eles. Outras opções interessantes para PCs modestos são:

• SparkyLinux
  • Q4OS
  • Loc-OS
  • BesGNULinux
2 curtidas

Qualquer uma que adote o formato que arquivo .deb, pela ampla documentação e facilidade de instalação.

2 curtidas

Gostei dele, vou testar pelo live boot hoje. Valeu pela dica man!

:3

1 curtida

Obrigado cara, eu realmente tinha outra opiniao sobre o Linux e sua comunidade, mas rapidamente isso foi alterado, so me surpreendo mais e mais ksksksksk

1 curtida

O que diferencia o Lubuntu,Xubuntu,Kubuntu e Ubuntu é apenas a DE?

Pesquisei sobre o Lubuntu e ele usa um tal de LXQt, achei parecido com o xfce a primeira vista

Impressionante e obrigado pela ajuda man! tentarei a sorte no Anti X antes do MX antão…

:victory_hand:

1 curtida

A diferença é a interface mesmo lubuntu usa lxqt bem leve e mais simples que o xfce.
O lxqt usa QT como o kde então apps do kde se encaixam bem nele o xfce usa gtk apps do gnome se encaixam melhor nele porem é um gtk mais antigo então não fica 100%.

1 curtida

A base de todos é o Ubuntu. Diferenças estão no ambiente gráfico e na coleção de aplicativos oferecidos como padrão. Gestor de arquivos muda de um para outro, por exemplo. No Kubuntu é o Dolphin; no Ubuntu, o Nautilus; no Xubuntu, o Thunar; e no Lubuntu, o PCManFM-qt.

1 curtida

Se isso resolver meu problema com audio minha experiencia com linux se tornara divina

Meio que na maioria do tempo o audio nao funciona, entao tenho que conectar e remover um fone de ouvido com fio p2 para voltar a funcionar, usando um fone sem fio ou com fio nao tenho problemas…

Ultimamente tenho usado o zorin os 17 lite no notebook bem fraquinho positivo com Intel Celeron N2806 4gb de ram. e roda muito bom. Uso também no meu computador a versão 18 do zorin os.

O computador e um i3 7100 com 8 GB de RAM e 360 SSD sistema muito fluido..

Interface moderna fácil de mexer eu recomendo muito testar.

Funciona tudo muito bem .

Boa noite! Sou novato na página. Minha experiência com Linux vem do Ubuntu Server 18.04, de onde surgiu minha paixão pelas distros. Já utilizei muito o Mint e seus updates; atualmente estou no KDE Kubuntu. Ele não vem com todas as aplicações pré-instaladas que o Mint tem, mas achei bem leve e vale a tentativa. Tenho um i5-1135G7 com 8GB de RAM. Criei um script de otimização para notebooks e outras configurações com 4GB de RAM e CPU fraca. Sei que sou iniciante na área de script.sh, mas quem sabe ajuda: GitHub - nexiprime/linux

quem tem melhor entendimento me da uma força com os shellscript faço os teste direto no meu note e no note de um amigo que ele falou que melhorou então não vou reclamar

Eu realmente adoro o Zorin, mas nesse notbook o zorin lite 17.3 nao reproduz som, diz que nao tem dispositivo de audio conectado (Saida ficticia), eu acho que tem que istalar a placa de audio

Valeu cara, irei dar uma olhada, eu curto o KDE Plasma (mesmo tendo uma primeira ruim impressao graças ao KDE Neon.

E um parabens

1 curtida

@oMaikro tem link para o wallpaper do primrio post?