Oioi! Bom… eu diria que sou novo no mundo linux, faz aproximadamente 2 meses que estou usando o mint xfce (estou amando) por certas circunstancias estou tendo que usar um notbook bastante fraco (Multilaiser legacy pc 270-310 / bem vagabundo, acho que é daqueles que tem placa de tlabet), eu meio que queria testar mais distros para tentar encontrar a que melhor lide comigo e minha maquina, em todas que ja testei ate entao tive problemas com audio ou desempenho, mas sei que a culpa é do not, so que mesmo assim queria encontrar algo que funcionasse legal ate meu pc ser reparado.
Bem-vindo ao mundo Linux! Esse notebook da Multilaser costuma usar processadores Intel Atom e memória eMMC (armazenamento de tablet), o que explica o desempenho limitado.
Como você já gosta do XFCE, aqui estão as melhores opções para “ressuscitar” esse hardware:
1. antiX (A melhor aposta)
É baseada no Debian e não utiliza o systemd, o que a torna incrivelmente leve.
Por que: Roda com menos de 200MB de RAM.
Dica: Escolha a versão Full para ter todos os drivers de áudio e Wi-Fi pré-instalados.
2. MX Linux (Versão Fluxbox)
É o “primo” mais amigável do antiX.
Por que: Combina a estabilidade do Debian com ferramentas exclusivas (MX Tools) que facilitam configurar o áudio e o touchpad.
Dica: Use a edição Fluxbox em vez da XFCE para ganhar mais fôlego no processador.
3. Puppy Linux (FossaPup ou BionicPup)
Diferente de tudo o que você testou.
Por que: Ela roda inteira na memória RAM. Isso faz com que a lentidão do seu “disco rígido” de tablet seja ignorada.
Ponto negativo: A interface é bem datada, mas a velocidade é imbatível.
4. Bodhi Linux
Baseada no Ubuntu, mas usa o ambiente de desktop Moksha.
Por que: É extremamente minimalista e esteticamente mais moderna que o antiX.
Uma dica de ouro para o áudio: Esses notebooks chineses/Multilaser usam um chip de áudio chamado bytcht-es8316. Se o som não funcionar de primeira, procure no Google por: “Linux Mint es8316 audio fix”. Geralmente é apenas um arquivo de configuração (.ucm) que falta.
Puppy Linux é muito bom para rodar direto da unidade USB, mas, para ser instalado em definitivo num HD ou SSD, apresenta um problema de segurança: por padrão, funciona com o usuário ligado direto na conta de administrador (root). É possível contar com uma conta de usuário sem privilégios, mas o próprio pessoal do Puppy diz que é “recurso experimental”.
O Bodhi Linux é lindo e levíssimo, mas seu desenvolvimento parece estagnado.
AntiX e MX são projetos muito ativos e dinâmicos. Daria preferência a eles. Outras opções interessantes para PCs modestos são:
Obrigado cara, eu realmente tinha outra opiniao sobre o Linux e sua comunidade, mas rapidamente isso foi alterado, so me surpreendo mais e mais ksksksksk
A diferença é a interface mesmo lubuntu usa lxqt bem leve e mais simples que o xfce.
O lxqt usa QT como o kde então apps do kde se encaixam bem nele o xfce usa gtk apps do gnome se encaixam melhor nele porem é um gtk mais antigo então não fica 100%.
A base de todos é o Ubuntu. Diferenças estão no ambiente gráfico e na coleção de aplicativos oferecidos como padrão. Gestor de arquivos muda de um para outro, por exemplo. No Kubuntu é o Dolphin; no Ubuntu, o Nautilus; no Xubuntu, o Thunar; e no Lubuntu, o PCManFM-qt.
Se isso resolver meu problema com audio minha experiencia com linux se tornara divina
Meio que na maioria do tempo o audio nao funciona, entao tenho que conectar e remover um fone de ouvido com fio p2 para voltar a funcionar, usando um fone sem fio ou com fio nao tenho problemas…
Ultimamente tenho usado o zorin os 17 lite no notebook bem fraquinho positivo com Intel Celeron N2806 4gb de ram. e roda muito bom. Uso também no meu computador a versão 18 do zorin os.
O computador e um i3 7100 com 8 GB de RAM e 360 SSD sistema muito fluido..
Interface moderna fácil de mexer eu recomendo muito testar.
Boa noite! Sou novato na página. Minha experiência com Linux vem do Ubuntu Server 18.04, de onde surgiu minha paixão pelas distros. Já utilizei muito o Mint e seus updates; atualmente estou no KDE Kubuntu. Ele não vem com todas as aplicações pré-instaladas que o Mint tem, mas achei bem leve e vale a tentativa. Tenho um i5-1135G7 com 8GB de RAM. Criei um script de otimização para notebooks e outras configurações com 4GB de RAM e CPU fraca. Sei que sou iniciante na área de script.sh, mas quem sabe ajuda: GitHub - nexiprime/linux
quem tem melhor entendimento me da uma força com os shellscript faço os teste direto no meu note e no note de um amigo que ele falou que melhorou então não vou reclamar
Eu realmente adoro o Zorin, mas nesse notbook o zorin lite 17.3 nao reproduz som, diz que nao tem dispositivo de audio conectado (Saida ficticia), eu acho que tem que istalar a placa de audio