Distro ideal para um novo usuario

Oioi! Bom… eu diria que sou novo no mundo linux, faz aproximadamente 2 meses que estou usando o mint xfce (estou amando) por certas circunstancias estou tendo que usar um notbook bastante fraco (Multilaiser legacy pc 270-310 / bem vagabundo, acho que é daqueles que tem placa de tlabet), eu meio que queria testar mais distros para tentar encontrar a que melhor lide comigo e minha maquina, em todas que ja testei ate entao tive problemas com audio ou desempenho, mas sei que a culpa é do not, so que mesmo assim queria encontrar algo que funcionasse legal ate meu pc ser reparado.

Configuraçoes da maquina:

2 curtidas

tenta o MX Linux

4 curtidas
3 curtidas

Fica no mint mesmo ou talvez teste o lubuntu.

1 curtida

Bem-vindo ao mundo Linux! Esse notebook da Multilaser costuma usar processadores Intel Atom e memória eMMC (armazenamento de tablet), o que explica o desempenho limitado.

Como você já gosta do XFCE, aqui estão as melhores opções para “ressuscitar” esse hardware:

1. antiX (A melhor aposta)

É baseada no Debian e não utiliza o systemd, o que a torna incrivelmente leve.

• Por que: Roda com menos de 200MB de RAM.

• Dica: Escolha a versão Full para ter todos os drivers de áudio e Wi-Fi pré-instalados.

2. MX Linux (Versão Fluxbox)

É o “primo” mais amigável do antiX.

• Por que: Combina a estabilidade do Debian com ferramentas exclusivas (MX Tools) que facilitam configurar o áudio e o touchpad.

• Dica: Use a edição Fluxbox em vez da XFCE para ganhar mais fôlego no processador.

3. Puppy Linux (FossaPup ou BionicPup)

Diferente de tudo o que você testou.

• Por que: Ela roda inteira na memória RAM. Isso faz com que a lentidão do seu “disco rígido” de tablet seja ignorada.

• Ponto negativo: A interface é bem datada, mas a velocidade é imbatível.

4. Bodhi Linux

Baseada no Ubuntu, mas usa o ambiente de desktop Moksha.

• Por que: É extremamente minimalista e esteticamente mais moderna que o antiX.