Olá, pergunta simples estou olhando varias distro e algumas se diz gamer, e varias outras, mas tem alguma distro que se diz para desenvolvimento, no caso a própria distro diz isso ?
Bom, no final sabemos que todas servem do mesmo modo, a questão é a seguinte o pop, bazzite se diz gamer, tem alguma que se diz Dev ?
Nunca ouvi falar de distro dev, mas escuto dizer as distro que os devs usam, como Debian, Arch e Pop, tem também o KDE vem com softwares para desenvolvedores.
Isso de distro “gamer” ou distro para dev é puro marketing, qualquer distribuição pode ser usada para jogar, desenvolvimento ou para qualquer coisa que você queira, o que muitos dessas distros vem é com pacotes já instalados coisa que você mesmo poderia fazer posteriormente.
Se quizer usar fluxo de trabalho em conteiners tem podman em qualquer distro. Para meus estudos do curso tecnico onde teve varios modulos com linguagens de programação e dev web..usei tudo via conteiner podman. Assim usava um para cada coisa sem precisar instalar nada no meu sistema.
Ou uma distro tipo:
" Bluefin vem com um modo adicional “para desenvolvedores” que transforma seu dispositivo em uma workstation poderosa. Ele inclui fluxos de trabalho focados em contêineres para começar logo de cara dependendo da sua área, ou trazer os seus próprios. As ferramentas líderes da indústria na ponta dos dedos.(vscode, devpod, terminal projetado para conteiners,homebrew)"
Queria saber quem foi o youtuber que começou essa parada de “distro dev”, “distro gamer”, etc.
É pura besteira!!
Você como dev sabe muito bem que é só instalar as coisas para desenvolver, seja em qual distro for e começar os trabalhos.
Eu sou dev fullstack e uso atualmente o EndeavourOS, anteriormente estava no Archlinux puro e cheguei a usar o Garuda tbm.
Mais ou menos, desenvolvedores C++, Qt Widgets, QML, Python vão estar bem servidos, não tem como ter uma distribuição “para desenvolvedor” porque é algo incrivelmente amplo
Uma das variáveis para considerar é onde o software será implementado. Se é para servidores Ubuntu, é interessante considerar desenvolver em Ubuntu ou derivados. Se é para Enterprise Linux, pode ser bacana algo como o Fedora ou o Rocky Linux.
Não acho que tenha alguma distro necessariamente para desenvolvimento, mas é interessante você usar uma distro que é mais próximo onde seu programa será implementado.