Estou tendo bastante problemas com Linux ultimamente, será que alguém já passou por isso? No meu outro notebook, nunca tive esse impasse, mas agora estou tento frequentemente. Meu notebook é um lenovo com i3 de 6ªgen com 4gb ram ssd 240. Mas infelizmente o Kubuntu, Linux Mint com cinnamon Ubuntu gnome, essas distros travam de um jeito bastante estranho, não sei se deve ser algo relacionado ao kernel, uma vez que meu outro notebook era mais fraquinho que esse atual e nunca travou com essas distros. O travamento vem decorrente do uso 100% do processador.
Inicialmente eu pensei que fosse o KDE, pois no HTOP dizia que era o plasma que estava usando todo o recurso, mas pelo jeito qualquer DE tem travado do mesmo jeito, não sei muito bem o que fazer, eu simplesmente instalo as ferramentas básica que eu preciso para trabalhar, gimp, vscode, inkscape.
Bem, esse é um problema que pode ser causado por uma infinidade de variáveis.
Primeiro passo é verificar com o monitor do sistema, htop, ou top, qual ou quais processos estão utilizando o processamento. Algumas vezes pode ser também que não apareça nenhum processo por ser algo interno ao kernel. A partir daí tomar algumas ações.
Partindo do pressuposto que era algum processo do plasma, poderia-se investigar se era processo comum ao plasma ou algum programa dele. Depois com outra DE.
Se vc já verificou que com outra DE também está consumindo muito processamento, precisa ver de novo qual processo, etc…
Com relação a falha de hardware, uma hipótese é que o seu cooler esteja com defeito, não gerando fluxo de ar no processador. Daí após um minuto de ligado, a temperatura estará tão alta que o próprio processador vai abaixar bastante a velocidade dele para evitar a queima do componente. Nesse momento qualquer tarefa simples (como a DE sozinha) pode apresentar valores bastante altos de consumo de processamento, além do computador ficar bem lento de forma geral. Se for isso, verifique também temperatura do processador e rotação das ventoinhas. Talvez seja o caso também da necessidade de limpeza, pois o pó pode obstruir a ventilação do processador também.
Deve ser alguma coisa do próprio computador? Por exemplo, com o windows 10 ele nao tem esse problema, o mesmo ocorreu com elementary OS versão mais antiga. Talvez seja incompatibilidade com os kernels mais recentes?