Distro com foco em bateria

Bom dia!
Sou PCD, não falo e me comunico digitando no Bloco de Notas.
Migrei meu PC de casa para o Linux Mint Cinnamon. Uso o Xed e o Espanso (um text expander que agiliza a minha comunicação).
Eu uso um tablet+teclado bluetooth para me comunicar (digitando no Bloco de Notas) na rua.
Queria migrar o meu tablet para Linux também, mas vi que Linux consome muita bateria. Vi também que XFCE consome menos bateria.
Mas menos quanto? Você pode me ajudar a ter uma dimensão?

Ou você me indica outra distro?
No tablet, eu uso só o Xed, StickyKeys e MouseKeys (na parte de Acessibilidade - do próprio Linux), o Espanso e o Chrome (Whats Web, Google Mapas e alguma coisa que eu tiver que procurar no Google).
Valeu!

2 curtidas

Essa questão de rodar uma distro Linux no tablet é complicado. Gostaria de recomendar Plasma Mobile, mas a realidade, é que o melhor continua sendo o Android.

XFCE é um ambiente muito leve, mas o impacto no consumo de bateria em relação a GNOME ou KDE não é tão grande quanto parece.
O que pesa mais no consumo é:

• drivers (vídeo, Wi-Fi, etc.),
  • gerenciamento de energia (se o kernel e a distro configuram bem),
  • brilho da tela.

Na realidade, precisa fazer ajustes na distro instalada, para que consuma menos memória.

Mas precisamos ir mais além:

É difícil dar um número exato em horas, pois o consumo varia muito dependendo do hardware do tablet (processador, tipo de tela, etc.) e do uso (o Chrome, por exemplo, é um dos maiores consumidores de bateria). No entanto, a economia pode ser significativa:

• Em uso leve a moderado: Você pode esperar um aumento na autonomia da bateria de 10% a 25% ou até mais, em comparação com um ambiente como o GNOME.
  • Em comparação com o Android: Dificilmente você conseguirá a mesma autonomia que um tablet Android de fábrica, pois o Android é um sistema operacional especificamente otimizado para dispositivos móveis, com gerenciamento de energia muito mais aprofundado e customizado para o hardware.

Considerando seu uso focado (Xed, Espanso, Chrome, StickyKeys e MouseKeys), uma distribuição leve e estável é a melhor opção.
Mudar para Linux em um tablet não é uma decisão simples.

Pontos a favor de continuar com o Android:

• Eficiência de Bateria Superior: Como mencionado, o Android é imbatível na otimização de energia em tablets.
  • Suporte de Hardware: Todos os componentes do seu tablet (Wi-Fi, Bluetooth, acelerômetros) são garantidos de funcionar perfeitamente.
  • Aplicativos Móveis Otimizados: O Google Maps e o WhatsApp Web funcionam de forma muito mais fluida e otimizada no Android.

Pontos a favor de migrar para o Linux (com XFCE):

• Familiaridade com o Sistema: Se você já usa o Xed e o Espanso no Linux, a transição para um tablet com o mesmo sistema será mais natural, mantendo o seu fluxo de trabalho.
  • Controle Total: Você tem total controle sobre o sistema, podendo personalizá-lo para suas necessidades exatas de acessibilidade sem as limitações do Android.
  • Xed e Espanso Nativos: Você não precisará de adaptações ou versões Android de aplicativos, pois estará rodando os programas que já conhece e confia.

Se a sua principal preocupação é a autonomia da bateria e a sua comunicação depende de um dispositivo que dure o dia todo, continuar com o Android é a opção mais segura e prática. A diferença na eficiência energética é significativa e pode impactar diretamente sua mobilidade.

No entanto, se a familiaridade com o seu fluxo de trabalho atual e o uso de ferramentas nativas do Linux são a prioridade, a migração para uma distro leve como o Xubuntu ou o Linux Mint XFCE Edition é uma excelente alternativa. A única ressalva é que você precisará fazer um investimento inicial de tempo para garantir que tudo, do Wi-Fi ao Bluetooth, funcione corretamente no seu tablet.
E se quiser o máximo de otimização, dá para instalar TLP ou auto-cpufreq, que são ferramentas que melhoram o gerenciamento de energia no Linux.

Recomendo que você pondere qual aspecto é mais importante para você: a máxima autonomia da bateria ou a consistência da sua experiência de software.

3 curtidas

Esqueci de falar, meu tablet atual é da China e eu uso o Windows 10 nele.
Coloco ele em modo de economia de bateria quando ele liga e dura umas 5 horas.
Estou pensando em comprar um tablet que venda aqui (não da China) já com Linux e talvez instalar uma distro mais leve (não sei), tipo o Mint XFCE.

Queria ter uma ideia mais ou menos (se é que isso é possível) de quanto menos bateria o Linux Mint XFCE consome para ver se vale a pena eu trocar por um tablet Linux (não da China) ou por um tablet Windows.
Queria ir para o Linux também no meu tablet por questões ideológicas e de militância.

2 curtidas

5 horas é muito.
Mas nunca coloquei em modo economia.

Nem sei como se faz e nem sei se tem.

Depois vou ver. Windows 11.

Bem, Android é Linux…
Não faço ideia de alguma empresa, ainda mais nacional, que venda tablets com alguma distro Linux, fora Android.

1 curtida

acho que só experimentando p vc ter uma ideia. qualquer coisa além disso é pura especulação, para suas necessidades. veja se tem como rodar um pinguim com xfce num sdcard, no seu tablet, e veja se a duração da bateria lhe atende. talvez precise desabilitar alguns recursos como o plymouth.

1 curtida

É… Valeu a todos!