Distribuições Linux para usuários iniciantes, intermediários e avançados

2 curtidas

Fedora é pra usuário avançado? Ok, fiquei confuso agora

O Fedora não é exatamente difícil de ser utilizado, entretanto, ele não é realmente destinado ao usuário médio, migrante de outras plataformas e etc, como faz o Mint, o Pop!_OS, o Zorin e outros. Isto faz com que facilidades que existem em outras distros não existam por aqui, como um gerenciamento simples de drivers nonfree como os da NVIDIA, ou mesmo um gerenciamento simplificado de repositórios (sim, eu sei que a GNOME Software por si só já faz isso, mas os do Mint e o do Debian/Ubuntu estão anos-luz à frente).

Ou seja, muitos problemas comuns com usuários inexperientes irão requerir uma intervenção manual, o que com certeza não o classifica como adequado para usuários iniciantes.

PS: isso é apenas estatística, você pode usar o Fedora sendo iniciante e não ter problema nenhum, varia de caso para caso
2 curtidas

Eu comprei um Ideapad S145 com Ryzen 5, que vei com Satux, porém, eu pedi com UBUNTU!
E o que me estressou foi que eu era verde no linux, se não fosse um amigo me indicar o diolinux, eu teria desistido do linux …
E acho que talvez eu ficaria muito zagando comigo se descobrisse quando velho que o linux é ■■■■.

Minha Total e Segura Recomendação de Linux para iniciantes,que vieram do nada,são - Linux Mint,Zorin OS,Pop OS,Big Linux e Regata OS,um no XFCE é uma maravilha,já o Big,se sai bem no KDE,e o Regata creio que usa o mesmo Ambiente Desktop.Mais o Mint pra mim,depois de vários testes com as outras,se sai muito bem.Pop é pra quem tem placas híbridas e Zorin,tem a mesma proposta do Mint.

1 curtida

Acho um grande equívoco querer usar Linux com similaridade ao Windows, é justamente isso que atrapalha no Linux. Outra, li de alguém no feed que o Windows é o SO mais usado no mundo. De onde saiu essa estatística? Pelo que eu sei o SO mais usado no mundo é o Android. Que é… Linux rsss

Cada coisa tem sua proposta, acho que quem quer algo “igual” ao Windows que fique nele, as gerações que estão vindo depois das nossas não se preocupa com ser parecido ou igual rsss, elas querem os aplicativos / programas / pacotes que precisam, apenas isso.

2 curtidas

Essa teoria do díficil de ser usado acontece porque fica querendo achar as coisas do Windows no Linux. Se tem no Windows o que quer, porque quer trocar? Se quiser trocar vai trocar mesmo, como quem troca do Android pro IOS e vice-versa.

Nunca vi alguém comprar um carro da Fiat porque é parecido com um modelo da Ford ou da Chevrolet. Simplesmente as pessoas consideram mais fatores do que imaginamos.

Um enorme erro essa lista postada, não tem nada a ver…

2 curtidas

eu não gosto em nada do Windows,mas que ajuda e muito o cara a navegar em outro sistema,isso a ajuda,aquele Ambiente desktop com Janelas Abertas,isso é Lógico,é intuitivo,é muito melhor que colocar uma barra lateral numa área de trabalho em que voce não pode colocar nem um documento nela,e só aparece um relógio e mais nada,quase dizendo"se vira trouxa",isso pra mim,ambiente desktop que fica escondendo tudo,pra mim é um retrocesso de design.

1 curtida

São conceitos diferentes, com usabilidade e produtividades diferentes. Os arquivos na área de trabalho é uma abertura para que você desorganize os seus documentos. Sem esse recurso você é obrigado a salvar os arquivos nos diretórios corretos.

A outra coisa é que as áreas de trabalho são carregadas na iniciação do sistena e isso degrada o desempenho se você coloca arquivos e não apenas os atalhos.

Além de ser horrível ter coisas na área de trabalho. Mas isso não é lei, é questão de gosto. No KDE vc pode escolher se quer ver o desktop puro ou com pastas, O XFCE te permite colocar os arquivos na área de trabalho e Gnome não. No windows salvo engano é possível ocultar os ícones.

Falo apenas de KDE, Gnome e XFCE pq pra mim são os 3 principais conceitos que existem. Os outros deviram deles. Só o Gnome deu origiem a vários em cada uma de suas versões… 2, 3.

O Windows se inspira na comunidade KDE, desde o Windows XP. Muita gente pensa que é o oposto, que o KDE se inspira no Windows, mas isso não é verdade.

1 curtida

Link: Download microsoft_online_apps.deb (Microsoft Online Apps)

Bom,eu é que não vou por uma bola de ferro no meu pé e ficar preso nas grades de um GNOME da vida,quem gosta de celular são meus tios,eu não…

3 curtidas

https://www.edivaldobrito.com.br/conheca-linux-kodachi/

1 curtida

@mauriciodelima A que lista você se refere?

Arch Linux é uma opção popular para usuários de Linux que querem mais controle sobre seu sistema operacional.

Embora muitos usuários experientes personalizem a experiência do Arch Linux para fornecer algumas das melhores experiências do usuário (em termos de sua Interface do Usuário), pode ser um desafio para os novos usuários do Linux.

Se você não está ciente dos detalhes sobre o Arch Linux, você pode querer ler o artigo Ubuntu vs Arch Linux.

No entanto, algumas distros baseadas em Arch visam oferecer uma experiência mais acessível sem tirar o controle.

XeroLinux é uma dessas opções.

Continue lendo em: XeroLinux: um belo Linux baseado em Arch com excelente personalização por padrão

2 curtidas

Artigo no Wikipédia: Ubuntu Unity – Wikipédia, a enciclopédia livre

Site: https://ubuntuunity.org/

1 curtida

A melhor distro que eu conheço para iniciantes é o BigLinux…

2 curtidas

Concordo, uso como distro principal desde 2021. Com a base Ubuntu já era bom, com a base Manjaro ficou melhor ainda.