É uma pena que sua placa de rede Wifi não tenha funcionado, mas a minha funcionou normalmente. Outra coisa, discordo do final em que você diz praticamente que tem que ser 8 ou 80. Não é bem assim, no próprio site da FSF eu não vejo esta postura tão rígida. Outra coisa, hoje em dia há alternativas open source para alguns programas que você citou (um exemplo é o Lutris que pode substituir a Steam), Google Chrome/Skype eu nem preciso mencionar as alternativas neh.
De qualquer modo, parabéns pela review e se possível faça uma sobre o gNewSense, Parabola e Dragora (essa daí eu nem consegui rodar live cd).
Curiosidade: ainda hoje eu postei uma review sua no meu blog sobre o SparkyLinux GameOver Edition, o link do post.
1 curtida
obrigado, mas pra eu arriscar perder tempo novamente com essas distros vai ser difícil…rsrs
1 curtida
Em meus testes com o Trisquel eu concluí que poderia migrar para o sistema numa boa. Só que meu objetivo é continuar a utilizar um Debian, de preferência uma edição estável. Portanto, irei realizar testes no gNewSense para averiguar a possibilidade de migração e quais os desafios que possivelmente irei enfrentar. Eu não manjo de gravação nem edição de vídeos infelizmente, se não eu faria uma review sobre.
O que acha do Devuan? Já testou?
@willianlycan
Então, eu ouvi falar pela primeira vez desta distro quando soube duma notícia sobre a invasão ao site da distro (algo que já foi resolvido faz um tempo). Pelo que sei ela é baseada em Debian e é resultado de um projeto da fundação Dine.org. Curiosamente, é a mesma fundação por trás da distro Dine:bolic, o que me faz pensar que é até estranho o Devuan não estar na lista. Provavelmente é porque mantém algum software proprietário, o que é perfeitamente compreensível. Ainda não testei a distro.
Se não me engano, o Devuan não é baseado no linux-libre e sim no kernel linux com blobs binários, por isso ele não está na lista da FSF. O Devuan nada mais é que um Debian sem systemd.
@Lavrudinho @willianlycan
Exato. Sugeri ele porque @willianlycan disse que prefere distros relacionadas ao Debian.
1 curtida
Sim, digamos que o Devuan é para quem gosta do Debian, mas não gosta do systemd ^^
@Lavrudinho Descreveu-me. HUEHEU! 
1 curtida
Parabéns, você acabou de achar a sua distro kkkkkkkkk.
Discordo, @Lavrudinho. Gosto do Debian mas acho ele muito cheio. Muitos pacotes.
1 curtida
Te entendo perfeitamente, eu também não gosto de sistemas cheios.
Mas lembre-se que você pode optar pela instalação mínima do Debian.
Caso alguém esteja acompanhando o post e estiver preocupado com as vulnerabilidades na CPU, recomendo as seguintes leituras:
@Natanael.755 se puder me indicar algum site que exibe tal código eu ficaria grato, aparentemente não é fácil encontrar e não to afim de procurar no Exploit Database (ao menos não por enquanto).
1 curtida
Para quem quiser pesquisar a respeito do assunto, Spectre e Meltdown foram as primeiras falhas do tipo execução especulativa que foram descobertas, mas surgiram muitas outras depois, como Foreshadow, Fallout, Spoiler, MDS (também conhecida como Zombieload), entre outras. Todas requerem correções no kernel e no microcode para serem efetivamente mitigadas.
Este vídeo da Red Hat explica o problema de forma bem simples, todas estas falhas utilizam a mesma abordagem.
2 curtidas
Acabou de sair a nova edição do Trisquel.
É a 10, chamada Nabia, Baseada no Ubuntu 20.04.
Vale destacar que existe uma versão “mini” do Trisquel, em LXDE, que vem a ser opção muito boa para computadores mais modestos e/ou antigos.