Distribuição Lux

Olá, pessoal. Comprei um Lenovo Ideapad 3, com Linux, e já estava preparado para o pior, por causa de uma dita distribuição que vinha com a máquina que se chamava Satux. Tem até alguns vídeos do Diolinux falando sobre ela. Mas fiquei tranquilo pois sei fazer instalação se necessário. Qdo o note chegou, vi que veio com uma distro diferente, a Lux, baseada no Debian Bullseye. Apesar de não ter os repositórios do Debian instalados, não foi dificil fazê-lo, e tá rodando de boa depois que atualizei alguns pacotes dos repositórios oficiais. Só criei este tópico para tranquilizar quem quiser comprar um note desses, pois estou gostando muito dele até o momento. Super indico. E pra quem não gosta do Debian, não parece difícil trocar. Grande abraços à todos.

6 curtidas

Ainda estou usando a mesma distribuição, e está super estável. O fato de ter adicionado os repositórios do Debian me deram a tranquilidade de saber que não terei dor de cabeça com programas desatualizados, e uma maior oferta de programas também. Como a distro foi desenvolvida para o hardware que a Lenovo utiliza, não digo que vale a pena baixar e instalar no seu. Mas para mim está muito bom.

2 curtidas

O grande problema é o Lux vir sem os repositórios do Debian.
Por que isso??? Por quê???
Usuário leigo vai ficar perdido aí.

Pode ser. Eu não cheguei a entrar em contato com o suporte técnico da Lenovo, porque eu sei como adicionar e o fiz. Foi desenvolvido pelo IPT, aqui no Brasil, e a única diferença para uma distro Debian normal, é que vem sem os repositórios e a lj de aplicativos estava desatualizada tb. Porém, não teve muita atualização não. Não sou especialista em Linux, apesar de saber instalar e configurar. Mas acredito que não me faria falta caso não soubesse. Tem o problema da segurança, que mesmo os apps no Debian serem mais estáveis, isso não significa que não tenham brechas de segurança que necessitem de atualização. Se o suporte técnico da Lenovo for bom, talvez valha a penha para usuários novatos. Se não for o caso, vale muito a pena. Tudo funciona sem precisar de configurar nada, inclusive a câmera que vem no note.

1 curtida

Quando o meu note chegou também estava com o Lux. Funcionou muito bem no meu note.

Comprei o mesmo notebook e instalei o arch linux com gnome. Funciona normalmente. A única coisa que tive que pesquisar foi ligar o wi-fi pelo tty na hora de instalar o arch. Além disso, o joystick só funciona normalmente se eu plugar na usb e reiniciar (provavelmente falta algum pacote).

Infelizmente, se mudamos a distribuição o suporte não nos ajuda. Se o problema fosse com a distribuição que veio pré-instalada no notebook, com certeza estaria tudo funcionando. Talvez listando os pacotes pré-instalados na distribuição original ajudasse. Se vc souber como fazer, posso mandar pra vc o que está instalado no meu notebook.

1 curtida

Obrigado pela ajuda. Mas antes de eu formatar o pc eu listei todos os pacotes que estavam instalados. Como eu disse está funcionando muito bem no Arch, esses detalhes eu vou ter que pesquisar com mais calma na wiki do arch. Por enquanto só olhei esse tópico da ArchWiki.

São 2613 pacotes que tinha no debian 11 e para filtrar isso tudo vai dar trabalho fora o fato de os nomes de alguns dos pacotes serem diferentes no Arch.

O problema de usar o debian 11 é que o suporte vai acabar em julho de 2024, ou seja eu teria que formatar o notebook uma hora. Não lembro como funciona o suporte do debian para as versões do mesmo, parece que era de 5 anos se não me engano.

Enfim, o notebook é muito bom, melhor custo benefício.

1 curtida

Aproveitando a deixa, sobre a atualização do Debian; existe uma maneira de atualizar como se faz no Ubuntu? Ou só formatando mesmo? Sei que, apesar de ser baseada no Debian, o Lux é outra história. Mas nunca ouvi falar de uma maneira de se atualizar o Debian. Só o Ubuntu, e agora o Zorin, que lançou uma ferramenta para isso.

Pelo que eu me lembro tem como mudar o repositório pra que o debian seja reconhecido como bookworm e não mais como bullseye. Eu li isso a um tempo atrás na documentação do debian mas nao lembro mais como faz. Alguém aqui do fórum deve saber

Sim, existe. Link para as instruções aqui.

1 curtida

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Como atualizar alguns pacotes do repositórios oficiais?