Olá, sou novo aqui, mas também já fui usuário Linux.
Hoje trabalho como TI em uma Faculdade, isso a pouco tempo, e sugeri a eles a utilização de alguma distribuição de Linux no Laboratório de Informática, eles tem computadores com CPU i3 e 4GB de RAM.
Eu estava pensando em usar o Linux Mint, pois eu tenho um bom domínio desta distro.
O que vocês me recomendam? Por se tratar de faculdade particular e ter CNPJ, o Mint teria algum custo ou não? E onde eu consigo a documentação que comprova que estou usando Software livre? no caso o Mint, ou outra sugestão que colocarem aqui.
Acredito que seja, sim, uma boa opção. A versão principal deve funcionar sem maiores problemas, porém, se achar que as máquinas estão um pouco lentas, dá pra tentar usar o Linux Mint XFCE, em específico.
Não, é livre de custo.
Um sistema operacional é um conjunto de softwares, cada qual com a sua própria licença. No próprio Linux Mint você pode acabar usando drivers e firmwares proprietários para que o computador funcione perfeitamente.
Geralmente as licenças estão atreladas aos próprios programas de forma individual, não existe uma licença “do Linux Mint” que diga que ele é software livre.
Você encontra referências, no entanto, na página “sobre” do projeto:
O Tiger OS não te atende não? Tem suporte nacional, um curso completo de introdução a informática e Linux com módulos em expansão e já fechou parceria com algumas universidades, fale com o @Daigo pra mais informações, ele te repassa as informações que você precisa
@Richard_dos_Passos_S por gentileza, explique melhor o q pretende, pois eu estou montando um curso de extensão. Dependendo do caso, posso liberar o modulo 1, de primeiros passos gratuitamente.
Bem lembrado, tem documentos, especialmente em grandes distros. Mas não tem como afirmar que o Ubuntu (ou o Mint, nesse caso) são Software Livre, porque, efetivamente eles não são, ao menos, não totalmente.