Olá, sou novo aqui, mas também já fui usuário Linux.
Hoje trabalho como TI em uma Faculdade, isso a pouco tempo, e sugeri a eles a utilização de alguma distribuição de Linux no Laboratório de Informática, eles tem computadores com CPU i3 e 4GB de RAM.
Eu estava pensando em usar o Linux Mint, pois eu tenho um bom domínio desta distro.
O que vocês me recomendam? Por se tratar de faculdade particular e ter CNPJ, o Mint teria algum custo ou não? E onde eu consigo a documentação que comprova que estou usando Software livre? no caso o Mint, ou outra sugestão que colocarem aqui.
Acredito que seja, sim, uma boa opção. A versão principal deve funcionar sem maiores problemas, porém, se achar que as máquinas estão um pouco lentas, dá pra tentar usar o Linux Mint XFCE, em específico.
Não, é livre de custo.
Um sistema operacional é um conjunto de softwares, cada qual com a sua própria licença. No próprio Linux Mint você pode acabar usando drivers e firmwares proprietários para que o computador funcione perfeitamente.
Geralmente as licenças estão atreladas aos próprios programas de forma individual, não existe uma licença “do Linux Mint” que diga que ele é software livre.
Você encontra referências, no entanto, na página “sobre” do projeto:
O Tiger OS não te atende não? Tem suporte nacional, um curso completo de introdução a informática e Linux com módulos em expansão e já fechou parceria com algumas universidades, fale com o @Daigo pra mais informações, ele te repassa as informações que você precisa
@Richard_dos_Passos_S por gentileza, explique melhor o q pretende, pois eu estou montando um curso de extensão. Dependendo do caso, posso liberar o modulo 1, de primeiros passos gratuitamente.
Bem lembrado, tem documentos, especialmente em grandes distros. Mas não tem como afirmar que o Ubuntu (ou o Mint, nesse caso) são Software Livre, porque, efetivamente eles não são, ao menos, não totalmente.
Junto com a distro vem coisas proprietárias também (drivers, codecs, firmwares, softwares proprietários em repositórios em snap e flatpak).
Como os softwares das distros não são todos feitos pela mesma “software house”, digamos, ficaria difícil afirmar, com certeza, a licença de todos. Até porque ser livre/open source não quer dizer que todos os softwares tenham a mesma licença, e por isso a mesma liberdade.
Para uso não importa, mas por questões legais, onde cada vírgula pode gerar uma interpretação jurídica, pode ser mais complexo.
Se a intenção for informar que é livre de custos, de forma legal, acho que isso é mais tranquilo.
Não necessariamente open source é software livre, o código fonte pode ser aberto e ser proprietário. Ser open source apenas diz que o código fonte é aberto para consulta.
Opa Dio, beleza? Sobre as coisas não livres (e livres) dentro da ISO em casper/filesystem.squashfs/usr/share/docs tem a licença de cada superpacote disponível na ISO inclusive drivers e blobs do kernel e foi lá que eu descobri que eles tem restrição de modificação e engenharia reversa mas são redistribuiveis,
Boa! Não sabia que tinha ali as licenças dos proprietários também, bom saber.
É de se supor que distros mais preparadas para o mercado tenham esses licenciamentos em algum lugar mesmo, seja na ISO, seja no site do sistema. O mesmo não se pode dizer de todas, realmente é caso do nosso amigo ali olhar caso a caso.
Adicionalmente, ainda tem que ver se eles vão fazer alguma modificação no sistema, ou se vão usar “cru”, como os devs originais planejaram. Tem muita distro por aí que envia softwares adicionais, sem o direito de distribuição.
Mas de novo, vai ser caso de envolver o jurídico provavelmente, já que essas coisas, especialmente em grandes empresas, podem dar problema mais tarde.