Descrição do problema
Esta semana eu tive problemas de conexão wi-fi entre meu celular e o roteador. Meu PC e até os outros dispositivos conectavam normalmente na rede mas meu celular só se conectava na rede 5GHz (que é ruim por conta da distância até o roteador).
Reiniciados ambos (roteador e celular), a rede 2.4GHz deixou de aparecer no meu smartphone e os outros dispositivos conectavam e enxergavam a rede normalmente.
Como não encontrei pessoas com o mesmo problema de conectividade que eu pela internet, resolvi escrever este tópico afim de documentar o que fiz para resolver. Se este não for o melhor lugar para isto, peço desculpas.
Resolução
Precisei ter acesso as configurações do meu roteador então, nas configurações de rede Wi-Fi, procurei o endereço IP do roteador e usei para entrar na tela de login.
No meu smartphone têm um botão que me leva diretamente para a página de login do roteador, mas se o seu celular não tiver, terá nas configurações avançadas (ou pelo computador com os comandos de ipconfig, por exemplo). No meu caso é 192.168.101.1.
Daí é só abrir o navegador e digitar o endereço de IP e conectar.
Já logado, nas configurações de Network (rede), fui até as configurações avançadas de Wi-Fi (no meu caso o 2.4G que estava com problemas) e o Channel estava em auto, então resolvi deixá-lo em 11. Teste com os canais 1, 6 ou 11 pois aqui não funcionou no 1, por exemplo.
Depois de 5 segundos o roteador reiniciou e a rede voltou a funcionar. Conectei com o outro aparelho e sucesso!
Nota
Nunca tinha me acontecido de alguns aparelhos estarem conectados e outros não mas felizmente com essa mudança de Canal voltou tudo ao normal.
Não vou entrar no assunto de qual canal escolher ou o porquê, mas para mim funcionou bem no canal 11. Se alguém quiser escrever sobre…
Enfim, espero que o típico ajude alguém que tenha um problema semelhante no futuro.