A Apple está introduzindo três novos recursos de segurança aos seus dispositivos para resguardar dados e os próprios usuários. Alguns deles já estão ao menos parcialmente disponíveis para quem participa do programa de acesso antecipado, mas todos devem chegar para pessoas do mundo todo em 2023. Conheça cada um e suas principais características.
Chave de verificação de contato para iMessage
O iMessage é um aplicativo bastante popular entre usuários de iPhone, principalmente nos EUA. Ele foi pioneiro no uso de criptografia ponta a ponta e agora conta com um novo recurso de segurança
Os usuários poderão ativar o recurso de chave de verificação de contato, que alerta quando a pessoa com quem está conversando adicionou um novo dispositivo à conta Apple. Isto pode proteger contra agentes maliciosos que adicionam um dispositivo à conta de outra pessoa e praticam falsidade ideológica para aplicar golpes. Este recurso pode trazer evidências sobre se você está realmente conversando com quem gostaria.
Chaves de segurança
A autenticação de dois fatores foi introduzida ao Apple ID em 2015 e é utilizada por mais de 95% dos usuários. Agora, podemos optar por chaves físicas de outros fabricantes como um dos dois fatores.
Proteção avançada de dados para o iCloud
Este recurso, quando ativado, amplia a criptografia de ponta a ponta de 14, para 26 serviços do iCloud, incluindo fotos, notas, backup e histórico do Safari. Os únicos serviços que não podem ser criptografados com este recurso são o e-mail, contatos e calendário, pois operam em conjunto com sistemas externos.
Segundo a empresa, dessa forma, os dados poderiam ser descriptografados apenas nos aparelhos do usuário, sendo impossível para qualquer um, inclusive a própria Apple, acessá-los, mesmo se a conta for invadida.