Prezados, bom dia!
Tenho uma pequena rede doméstica composta por:
- Desktop Lenovo ThinkCenter com Linux Mint que uso de “servidor” de arquivos
- Nobook Samsung Book 3
- Notebook Acer Nitro 5
- Notebook Lenovo Loq
Mais 3 celulares e 1 tablet
Internamente, depois de muito trabalho, consegui instalar o SAMBA no server e fazer que todo mundo enchergue os HDS, isso ta funcionando bem ok.
Quero agora acessar remotamente. O que recomendariam, já testei algumas opções, porém sem sucesso. Vi um tutorial com o no-ip e de fora, acessamos via SFTP, que não sei se é a melhor altyernativa pela velocidade de conexão/transmissão de arquivos.
Já criei uma conta no no-ip, fiz a instalação e configuração no server. Minha dúvida agora recai na abertura de portas no roteador. Minha infra interna é:
Roteador da operadora, que desativei o wifi e deixei apenas trazendo a internet de fora, e disponibilizo internamente com um router Mercusys MR50G.
Dúvida: tenho que abrir a porta no equipamento da operadora, ou no Mercusys?