Desktop Lenovo ThinkCenter com Linux Mint que uso de “servidor” de arquivos
Nobook Samsung Book 3
Notebook Acer Nitro 5
Notebook Lenovo Loq
Mais 3 celulares e 1 tablet
Internamente, depois de muito trabalho, consegui instalar o SAMBA no server e fazer que todo mundo enchergue os HDS, isso ta funcionando bem ok.
Quero agora acessar remotamente. O que recomendariam, já testei algumas opções, porém sem sucesso. Vi um tutorial com o no-ip e de fora, acessamos via SFTP, que não sei se é a melhor altyernativa pela velocidade de conexão/transmissão de arquivos.
Já criei uma conta no no-ip, fiz a instalação e configuração no server. Minha dúvida agora recai na abertura de portas no roteador. Minha infra interna é:
Roteador da operadora, que desativei o wifi e deixei apenas trazendo a internet de fora, e disponibilizo internamente com um router Mercusys MR50G.
Dúvida: tenho que abrir a porta no equipamento da operadora, ou no Mercusys?
mexer somente internamente precisa de pouco recurso de seguranca,
mas para acesso remoto fica MUITO mais dificil a seguranca, prefira o que ja esta pronto, do que ficar inventando a roda.
isso para coisas pessoais,
se for somente para brincar pode usar sem NAS mesmo,
fiz de brincadeira a muitos anos, e naquela epoca ja tinha robos,
imagina agora com IA…
Vai ter que abrir no seu gateway padrão, que é quem vai levar os pacotes para fora da sua rede local.
Verifique o seu gateway padrão com o comando ‘ip route’.
Eu também tenho um roteador intermediário que tem o roteamento desligado e serve apenas como switch e acess point por bridge. Já liberei portas e foi somente no roteador da operadora.
Para acesso externo, o mais seguro é usar VPN. Você pode criar a sua própria VPN, instalando o Wireguard no seu servidor e fazendo o encaminhamento de porta no modem (também seria necessário dynamic DNS, como o No-IP). Só que ainda daria muito trabalho para configurar, então só recomendo se acha que consegue e que essa é a melhor solução para você.
Existe também opções de VPN de terceiros, como o Tailscale. Você cria uma conta lá, instala um app nos seus dispositivos e pronto. Não é necessário abrir portas no seu roteador.