Discussão sobre os principais editores de video open-source

recentemente testei o shotcut e openshot pra tentar substituir o avidemux no qual eu considero muito rústico, principalmente no modo com que o avidemux corta e junta segmentos de video, porém apesar de todos os pros apenas o avidemux consegue lidar com um problema que enfrento frequentemente, erros de timestamps incorretas ou um pequeno segmento do video corrompido, além de ser extremamente mais rápido na exportação, oferecendo opção de manter faixa de audio e video originais em situações que apenas vou realizar cortes ou concatenar videos, existe algum outro software que eu possa dar uma explorada ou devo me manter no avidemux? meu uso são edições simples porém eu gosto de escolher codificador, bitrate e afins manualmente, então um software como clipchamp do windows já fica de fora

Kdenlive, pelo que testei, é imbatível em questão de editor de vídeo open source.

Os outros parecem no máximo conseguir manter o software funcional, kdenlive diria q é usável em ambiente profissional.

1 curtida

Não entendi bem sua necessidade, mas vou tentar ajudar.

No OpenShot é possível configurar o bitrate e afins usando a opção exportar avançado.

Já o usei em alguns vídeos e nunca me deu problema de corromper video ou ficar com erros de timestamps.

Já o Kdenlive é o meu queridinho, ele pode ser bem confuso no começo mas possui tudo o que você deseja, para configurar o bitrate e afins você precisa criar um novo perfil antes de renderizar o arquivo.

Espero ter ajudado.

1 curtida

Acabei de testar o kdenlive e basicamente não funcionou aqui, toda vez ele congelava eternamente na exportação, os erros de timestamps são do vídeo base, acabei descobrindo que todos esses editores exigem reencodar os videos para taxas de fps e bitrate fixos e os videos base são variados, vou ficar no avidemux mesmo, ele resolve os problemas com mais eficiência apesar da interface dele não ser muito produtiva, obrigado pela ajuda