[Discussão] Seria esse o fim do Linux Mint? Ou a "porta de entrada" para uma nova fase?

Boas!

Gente, esse post é mais um “insight” que me veio à mente e queria compartilhar, e possivelmente ver como as pessoas enxergam isso também.

Intro

Eu uso o Linux Mint há mais ou menos 8 ou 9 anos, desde 2016 ou 2017, não lembro ao certo. Lembro que era o Mint 18, mas já era uma das atualizações (18.1 se não me engano). Recentemente, já estou utilizando o 22.3 desde o beta no meu laptop, e, agora que ele oficialmente chegou ao lançamento estável e já está sendo disponibilizado no Update Manager, estou atualizando o meu desktop de guerra também.

A Nomenclatura de Cada Versão

Historicamente, o Mint utiliza nomes femininos, em ordem alfabética, avançando uma letra por série, para identificar cada nova versão do sistema, e nomes em ordem alfabética, para identificar cada subversão dentro de uma série.

• Linux Mint 18 - Letra S, baseado no Ubuntu 16.04
    • 18 Sarah
    • 18.1 Serena
    • 18.2 Sonya
    • 18.3 Sylvia
  • Linux Mint 19 - Letra T, baseado no Ubuntu 18.04
    • 19 Tara
    • 19.1 Tessa
    • 19.2 Tina
    • 19.3 Tricia
  • Linux Mint 20 - Letra U, baseado no Ubuntu 20.04
    • 20 Ulyana
    • 20.1 Ulyssa
    • 20.2 Uma
    • 20.3 Una

… e assim por diante.

Além disso, eles não têm um cronograma fixo de lançamento, mas geralmente cada nova versão sai mais ou menos 6 meses após a anterior, o que “casa” com os lançamentos das versões LTS do Ubuntu, distro base para o Linux Mint. Logo, a cada 4 versões lançadas (aproximadamente 2 anos), uma nova LTS do Ubuntu surge, e inicia-se o ciclo com a série seguinte.

A Quebra da Tradição

Com os lançamentos das versões 22.X do Linux Mint, esse paradigma da nomenclatura foi quebrado (em partes), pois, ao invés de todas as versões serem lançadas com nomes iniciados na letra W - que seria o correto, seguindo a lógica -, eles lançaram cada subversão com uma letra nova, chegando ao Z já na última versão

• Linux Mint 22 Wilma
  • Linux Mint 22.1 Xia
  • Linux Mint 22.2 Zara
  • Linux Mint 22.3 Zena

O Fim do Alfabeto… E da Distro?!

Naturalmente, uma hora eles chegariam na nomenclatura Z, assim como o Ubuntu, um dia, chegou no Zesty Zapus, na versão 17.04, e retornou ao começo do alfabeto na versão seguinte, 17.10, com o codenome Artful Aardvark.

Porém, achei bem curioso - pra dizer o mínimo - eles terem “corrido” para chegar na letra Z. Em uma única série de versão principal, série 22, foram do W para o Z, inclusive pulando o Y (poderiam ter Yara, Yngrid, Yulia - falta de nomes não foi). Isso basicamente significa que chegamos ao fim, e eles correram para encerrar logo.

O Histórico do “Pai”

No Ubuntu, que é a distro base para o Linux Mint, quando eles encerraram o alfabeto na versão 17.04, vocês lembram o que aconteceu na versão seguinte, que reiniciava o alfabeto? Ubuntu largou o Unity e voltou ao Gnome Shell padrão. Foi um passo grande para a distro, um marco, e uma decisão um tanto “controvérsia”. Houveram pessoas a favor, assim como pessoas contra, e pessoas indiferentes. Em qual time você jogou? Ou ficou só na arquibancada assistindo? Ou nem sabia que tinha jogo naquele dia? rsrs

Um Grande “Será…”

Todos que usam, sabem: a estabilidade, a usabilidade, a solidez… São características que fazem do Mint, bem, o Mint. Eu mesmo já tentei usar Ubuntu, Zorin, Fedora, Big Linux e outras, e sempre volto correndo pra usar o verdinho (sem trocadilhos). Será que o time do Linux Mint cansou e vai abandonar o projeto? Ou será que eles têm planos ambiciosos (além do Wayland) para a próxima versão do sistema? Acho estranho, justamente porque o Mint é a distro conservadora - não “uma” distro conservadora, mas “A” distro conservadora. Mas fica a reflexão, e o grande “por que” deles terem acelerado o encerramento do alfabeto.

Outra possibilidade também é que, de acordo com a numerologia e alguns perfis de redes sociais, 2026 é um ano 1, significando o início de um novo ciclo, uma nova fase. Então será que eles resolveram abraçar isso e recomeçar o alfabeto já na nova série 23? Vai saber…

Só o que podemos fazer, agora, é especular e aguardar. A série 22 chegou ao fim com a versão 22.3, e a próxima versão do Linux Mint já será na nova série 23, que será baseada no Ubuntu 26.04, a nova LTS que ainda será lançada pela Canonical. Então, só aguardando para saber.

Eu chutaria Wayland e alguma repaginada visual mais forte.

100% especulativo, mas imagina um mint com KDE Plasma :face_savoring_food:

Já existiu e na minha opinião era melhor que o kubuntu, mataram ele e deixaram o mate :slightly_frowning_face:

1 curtida

Joguei no time que odiava o unity :winking_face_with_tongue: nessa época mudei para o LM cinamon.

De fato o Linux Mint é uma distro conservadora. Mas usar o artigo “A”, acho que já é muito forte.. rs. Se existe um título de “A distro conservadora” eu diria que é o Debian. E por falar em Debian, quem sabe não é agora que o Linux Mint vai transformar o LMDE na sua edição principal? Só mais uma especulação..