[DISCUSSÃO] BTRFS vs EXT4

Blz… Pensei em alguma aplicação acima da ext4 fazendo o dedup… Vlw!

@joserafael To com uma duvida, usando o BTRFS no SSD precisa ativar o trim?

Enquanto joserafael não responde…

A maioria dos sistemas de arquivos populares já suportam o TRIM, inclusive Btrfs.

A execução automática do TRIM deve depender da distribuição, visto que ele é um serviço que é executado 1x por semana pelo SystemD.

Recomendo que leia a matéria do Edivaldo Brito, ele apresenta os detalhes, como “verificar se você tem um SSD”, “verificar se o seu SSD suporta o TRIM”, “executar o trim manualmente”, e “agendar execução de TRIM uma vez por dia”: Como ativar o TRIM em discos SSD no Ubuntu Linux

Você também pode verificar quando foi a última vez que seu TRIM foi executado, através do comando:

systemctl list-timers

Se preferir, pode pesquisar diretamente por ele, assim:

systemctl list-timers | grep ‘fstrim.service’

1 curtida

eu ativo pelo serviço do systemD pra fazer periodicamente como responderam acima!

Existem coisas parecidas, como flatpak e snap, no sentido de que eles de fato realizam algum nível de deduplicação, no entanto você não vai encontrar nada eu acredito que abranja absolutamente todo o sistema de arquivos e consiga oferecer resolução, a nível de blocos de memória ou de forma transparente. Talvez haja alguma coisa via dm que eu desconheça, mas de qualquer forma estaríamos falando de uma camada abaixo do FS.

1 curtida

A não ser que seu SSD seja antigo e conhecidamente um modelo com problemas com este comando ou sem suporte para tal, idealmente TRIM deve estar ativo para qualquer sistema de arquivos, além de um timer no systemd você pode ativar via opções de mount em /etc/fstab, mas eu não recomendo, deste modo o comando IO de TRIM é enviado imediatamente após a deleção, o que pode prejudicar o desempenho ao apagar arquivos.

Eu uso TRIM no SSD, só queria saber se precisa usar no BTRFS.

só uso BTRFS, tanto para Raiz quanto para home! ja tem uns 2/3 anos que uso btrfs!

como vc nao estudou btrfs, eu compreenderia se usasse btrfs na raiz e ext4 na home!

6 postagens foram divididas em um novo tópico: Explicando os pontos de montagem do meu Linux

Opa, @joserafael, Cara, tô pensando em usar BTRFS, atualmente uso o EXT4, mas vi aqui que você o elogiou muito, e que usa ele né ksks, então você recomenda eu usar ele?

sim recomendo, mas recomendo mais ainda estudar sobre ele antes de começar a usar, pois o BTRFS trabalha com Subvolumes em vez de partição! e pode ter configuraçoes que pode deixar a mesma muito ruim ou muito boa!

Ok, vou dar uma olhada nisso, muita gente fala que ele é bem avançado, mas como não fizeram muitos testes nele ele pode não ser muito seguro

btrfs é seguro sim! ja uso a 3 anos! e eu nao sei de onde vc tirou isso que nao fazem muito testes nele! Fedora 33 agora usa btrfs por padrão! então teve muito teste rolando até a versão estavel do fedora! OpenSuse usa btrfs por padrão a muito mais tempo! se nao fosse seguro muitas empresas tambem nao usariam!

Eu vi um cara instalando o gentoo e dizendo isso, mas como você usa e recomenda vou seguir sua dica

:+1:

1 curtida

Depois de instalar arch com btrfs, vi que ele é muito bom e achei muito melhor do que o ext4, obrigado @joserafael por me recomendar esse sistema de arquivos tão incrível!

1 curtida

Pessoal, estou querendo fazer uma instalação do Manjaro utilizando btrfs nas minhas partições. Existe alguma maneira ideal (ou mais correta) de se setar os parâmetros para o uso como desktop de forma que equilibre desempenho e segurança?

o manjaro ja faz uso perfeito das flags nos subvolumes do btrfs! Se vc usa PC bios UEFI basta usar 2 partições /boot/efi em fat32 (flag boot) de 500MB e o resto em como btrfs!

Obrigado. Vi na instalação que tem um monte de flags pra setar. Quais eu habilito na partição /?
Andei vendo que essa escolha é muito importante pra tudo funcionar direitinho. Uso SSD.