O Discord é uma excelente plataforma para se comunicar com um grupo de amigos, ou até mesmo formar uma rede de contatos para fazer negócios, inclusive membros do canal Diolinux têm acesso a um servidor exclusivo na plataforma! Entretanto, um ponto fraco do Discord é a forma como funciona o nome dos usuários, ele permite que qualquer nome seja utilizado e depois, para diferenciar os iguais, utiliza uma tag com quatro dígitos.
Esta abordagem dificulta os usuários adicionarem uns aos outros, afinal, além de ser necessário decorar a tag, ainda precisa conseguir descrever os caracteres especiais, tornando quase impossível em uma conversa cara a cara, explicar que seu nick no Discord é “𝖛𝖊𝖗𝖓𝖆𝖈𝖚𝖑𝖆𝖗#6973”, ou então, um possível “AriEL_BonFim!#7943” precisará se lembrar e explanar cada letra minúscula e maiúscula, além da pontuação, enquanto o locutário terá que entender tudo corretamente. Outro problema, é que da forma como as tags funcionam, no fim das contas é possível ter “apenas” 9.999 usuários com o mesmo nome.
Com toda essa confusão, atualmente, metade das tentativas de adicionar alguém à rede de amigos no Discord dão errado.
Para solucionar o problema, os desenvolvedores da plataforma estão operando uma alteração que vem ocorrendo gradualmente, em ordem dos usuários mais antigos até os mais novos. Após a mudança, as contas terão um nome de usuário único, sem a tag, limitado a letras minúsculas, aos numerais e aos caracteres especiais ponto e underline, para facilitar o compartilhamento, que terá um limite para ser alterado. Além disso, para expressar melhor a personalidade, os usuários terão um nome de exibição não único, que pode incluir praticamente qualquer coisa, como caracteres especiais, espaços e emojis, que pode ser trocado a qualquer momento, desde que respeite as diretrizes da comunidade.
Por padrão, seu novo nome de exibição será o mesmo nome de usuário antigo, sem a tag, além disso, seu nome de usuário e discriminador antigos continuarão funcionando como um “apelido” depois que o processo de conversão for concluído.
Ao longo dos próximos meses, quem utiliza a plataforma, será aos poucos notificado sobre a transição ao logar no Discord, para escolher um novo nome de usuário, dessa forma, os mais antigos terão prioridade para escolher qual título único quererão.