DioCast - Uma análise do Fedora 36 muito além das aparências desse pragmático sistema

Só um toque pro pessoal do time do Diolinux. Uso o Google Podcast e por lá o episódio não subiu. Acabei ouvindo pelo Deezer.

2 curtidas

Obrigado por avisar. Vamos tentar descobrir o que houve.

:vulcan_salute:

Isso, qualquer coisa que venha com um editor de textos com realce de sintaxe é feito para desenvolvedores

Primeiro que isso não é necessariamente um problema de não LTS até porque Ubuntu é campeão nisso internet a fora (inclusive recebendo o apelido de Buguntu por causa disso), no Arch (só pra ficar mais extremo) eu consigo ter a mesma experiência no tocante a kernel que o Ubuntu:

pacman -S linux-lts
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
reboot

# Quando rebootar:
pacman -R linux
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Só aí seu argumento cai por terra

6 curtidas

Subiu no Google Podcast agora a tarde @eddiecsilva . Só pra reportar. Valeu aí

1 curtida

Poxa, na moral… galera de Linux discutindo que o meu e melhor que o seu é utopia. Já diz… o SOFTWARE É LIVRE.
A matéria está excelente e rola briga… nada haver.

As pessoas não podem ouvir “fedora” que já querem passar vergonha espalhando FUD.

1 curtida


Fedora 35 funcionando. Sistema altamente rápido num computador com Intel® Celeron(R) CPU G540 e 4GB de RAM. Só esperando o Fedora 36 lançar oficialmente.

Saiu o RC1 ontem, se tudo correr bem pode se tornar a versão final.
https://lists.fedoraproject.org/archives/list/devel@lists.fedoraproject.org/thread/MQWRHRQF534ISOLRIS5FCEJ2OYAVWBOP/

Segue link para Download, fiz alguns testes hoje rodando pelo pendrive e pretendo instalar na VM para ver se está tudo ok, infelizmente eu não vou reinistalar na máquina pois já atualizei fazem alguns dias no note e no PC.

https://kojipkgs.fedoraproject.org/packages/Fedora-Workstation-Live/36/1.1/images/

3 curtidas

O podcast ficou muito bom, curto muito o formato. Mas pelo que percebi lendo comentários e adquirindo conhecimento em outros lugares, as LTS de fato são melhores para pessoas que querem montar uma workstation sem muitos problemas.

Não vejo a hora de poder usar uma distro linux para sossegar e desenvolver meus trabalhos, acredito que será possível montar. Estou estudando formas de implementar ferramentas, open source na minha formação como professor de história.

Fedora é para quem quer um sistema estável mas que precisa de atualizações mais frequentes que as de Debian, OpenSUSE Leap e Ubuntu LTS.

Desenvolvedores, por exemplo. Não por acaso é que o Torvalds tem o Fedora como sistema de trabalho.

1 curtida

Sim, e também é uma boa distro para iniciantes, só peca em não ter um gerenciador de drivers gráfico e um instalador mais intuitivo.

2 curtidas

Já fazem dois anos que uso o Fedora em um notebook Lenovo, e até agora não tive problema algum.
Uso o sistema sem modificações, só desinstalei o Gnome-Software ( que na minha opinião só consome recursos da máquina), e o atualizou todos os sábados.

O Fedora Workstation proporciona uma ótima experiência de uso. Sei também de elogios aos spins em Plasma, Cinnamon e MATE.

Por outro lado, testei os spins em Xfce e LXQt (do Fedora 34), e achei-os pouco trabalhados, “crus”, quase como o Debian.

Usei o Fedora 36 Beta por um curto período de tempo e fiquei impressionado com a estabilidade, mesmo numa versão beta.

Abandonei pois não quis esperar pelo final e devido a algumas facilidades que o Ubuntu me proporciona, embora a questão dos snaps, etc, é um excelente sistema operacional, assim como o Fedora.

Fica a questão de gosto. Eu, humildemente, vejo ainda o Ubuntu mais como um produto. Ele entrega, pelo menos para mim, alguns detalhes que fazem a diferença em relação ao Fedora, por exemplo.

Mas como disse, é tudo uma questão de escolha.

Vida longa ao Ubuntu, Fedora e demais distros.

Usando diariamente aqui. Distro fácil de se utilizar, estável, rápida, segura. Precisamos parar com esse pensamento de que

e que

:slightly_smiling_face:

4 curtidas

Eu gosto do Fedora, uma das únicas distros que implementa bem o systemd (polêmica). Além disso, é a única dos big_players que vem com SELinux por default. Um sistema bem montado e coeso.

1 curtida

Poderia explicar isso?

1 curtida

Eu nunca tive problemas com o systemd no Fedora/RedHat, sempre funcionou como deveria.
No Debian/Ubuntu não foi assim, ficava com o famoso “A start job is running”, etc. Mas o pior foi que o sistema não desligava, o disco parava e tudo mais, porém a tela continuava ligada (notebook) tinha que desligar “no botão”.

2 curtidas

Ouvi o diocast essa semana e deu vontade de atualizar o fedora , o lançamento era dia 26 porém até agora continua em beta, não encontrei nem no Google nenhuma informação sobre atraso, alguém tem alguma informação sobre a previsão de lançamento?

Seguem informações: