DioCast - Projeto Debian vota sobre futuro dos firmwares não livres

Saiba mais sobre a votação em andamento no projeto Debian que decidirá o futuro dos firmwares não livres na distro.

4 curtidas

Vivemos em um mundo digital sempre evolutivo, entendo que o projeto tenha suas regras e princípios. Mas assim como a tecnologia muda, nem sempre unânime, mas muda. Precisamos mudar sempre.
Vejo a inclusão de softwares não livres na distro oficial do Debian como uma evolução, espero que isso aconteça.
O Debian é amado por muitos e penso eu estar na hora de quebrar paradigmas.
Vemos isso escancarado no Ubuntu, que revolucionou muita coisa, e gostem ou não, colocou o Linux em outro patamar.
Fica a dica para o pessoal do Arch e parar com esse estrelismo desnecessário de não disponibilizar um instalador intuitivo.
Vemos o openSUSE com um instalador magnífico com seu Yast magnífico e o Snapper (que geral vê hoje como uma coisa essencial).
Sistema operacional foi feito para usuários e usuários não querem dificuldade. Acho que se o Debian votar a favor ele vai dar um salto.

4 curtidas

Debian precisa evoluir nessas questões. Já foi bem + estável, porém, com a fama de não ter uma previsão de lançamento.

Agora as 2 principais críticas são com relação aos drivers e aos programas “defasados”.
Fazendo os devidos ajustes, a Gnome Software passa a instalar Flatpaks, resolvendo 1 dos problemas. Se tornarem as ISOs non free a oficial, ficará perfeito.

Por estar junto a uma turma do projeto aqui em Ctba, fui informado sobre a ISO non free, acabando com o problema da não detecção da placa wireless do meu note. Porém, essas ISOs não são facilmente localizáveis no site, o q acaba complicando a vida de 1 novato.

6 curtidas

Me senti representada nesse podcast.
Uso ubuntu faz tempo mas estou descontente e imaginei que o debian poderia ser minha distro, pois prefiro a estabilidade e não faço questão de atualizações em primeira mão.
Porém não consegui passar da página de download. Tudo super confuso, não dá pra entender direito qual opção eu deveria escolher nem onde baixa a iso. Chega a ser covardia com o usuário comum kkkk
Não custa fazer uma pagina amigável com duas linhas de informação e o link para download de cada opção né?

7 curtidas