DioCast: Os bastidores do GNOME 40 - Entrevista com Georges Stavracas

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/diocast/diocast-entrevista-georges.html

Neste episódio do DioCast nós entrevistamos o Georges Stavracas, contribuidor do GNOME envolvido no desenvolvimento do novo GNOME 40.

8 curtidas

F5 F5 F5 F5 :crazy_face: :laughing:

Edit: Caramba, é um filme :hushed:

1 curtida

Pois é, esse episódio tá cheeeeio de conteúdo :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Muito interessante o podcast
Fui procurar o Teleport mas ainda não está disponível nos repos do Manjaro… queria testar!

1 curtida

Dá pra testar ele via Flatpak: Teleport | Flathub

2 curtidas

na minha opinião as mudanças do GNOME 40 são geniais, achei a navegação melhor e bem intuitiva e agradável se trabalhar.

1 curtida

Fala pessoal, tudo bem?
Sou ouvinte recente do podcast.

Fiquei bem impressionado com este episódio.

Parabéns ao time.

Recomendarei.

1 curtida

Muito interessante conhecer os bastidores do Gnome e do Open Source

1 curtida

Pensei o mesmo… eu teria perguntas a fazer ao George. No caso do KDE, uso bem menos, assim fico meio sem ter o que perguntar. Mas vale a intenção

Parabéns ao Dio e Raul pela excelente entrevista, deram uma perspectiva precisa do desenvolvimento de um projeto open source de grande porte, fundamental pra entendimento que o molde é sustentável e contribui pro desenvolvimento da tecnologia

1 curtida

Infelizmente a gente não consegue pegar as perguntas ao vivo porque o projeto é gravado. Mas podemos tentar fazer posts aqui ou nas nossas redes sociais antes do episódio acontecer, para que vocês possam ajudar a pautar as entrevistas. :slight_smile:

2 curtidas

Quando ele falou “essa mentalidade de mercado não se aplica aqui (…) isso não é por dinheiro, eu to resolvendo um problema por paixão” confesso que fiquei emocionado, principalmente porque depois que comecei a usar Linux e conheci projetos como o Endless OS em que as pessoas focam os seus esforços em ajudar outras pessoas e levar o conhecimento a pessoas que não tiveram acesso até então, isso é incrível, sério, perceber que a simples ação de desenvolver uma pequena extensão pra um ambiente gráfico impacta diretamente na vida de pessoas que farão uso dessa extensão, é uma relação de colaboração que nenhum dinheiro é capaz de pagar a satisfação.

3 curtidas

Ainda não temos nada planejado, mas queremos trazer alguém do KDE pra bater um papo com a gente também. Não só do KDE, mas como de outras interfaces e projetos também :wink:

Quanto às perguntas, como o próprio @Dio disse, não dá pra ser feito ao vivo, já que o episódio é gravado em horários diferentes, e depois editado pra publicação. Mas sempre que possível vou abrir um espaço para perguntas do público sim :slight_smile:

4 curtidas

Como ta o uso do Gnome OS no desktop? ta dando pra usar de forma estável? adorei como ele está e não vejo a hora de usar.

1 curtida

O GNOME OS não é feito para ser usado no desktop. Ele foi criado para que desenvolvedores possam testar e desenvolver suas aplicações em um ambiente GNOME. Para ser usado no desktop precisaria de muitas funcionalidades que ele simplesmente não tem, como um gerenciador de pacotes.

Talvez um dia exista um GNOME OS pra uso doméstico? Talvez, mas eu não contaria muito com isso hahaha

1 curtida

Entendi! que pena… rsrsrsrs

1 curtida

Acho que o mais próximo que a gente tem de um GNOME OS hoje em dia é o Fedora. Ele já vem prontinho e praticamente não tem modificações na interface…

1 curtida

“Wayland é mais adequado para qualquer computador depois dos anos 2000…”

“Wayland garante por design nada de Tearing”

“pipewire (mesmo autor do gstreamer) em 3 meses implementou pulseaudio dentro do pipewire”

“OBS 27 vai vir com suporte a Wayland, fora outros planos via upstream”

2 curtidas

Uma coisa que gostaria de saber nessa entrevista é o motivo da diferença de velocidade entre a Gnome Software no Fedora e nas outras Distros.

Parece até um outro programa, no Fedora o software é extremamente útil, nas outras dá até preguiça de usar

1 curtida