Confira o post completo no blog: DioCast: O temido GNOME 40 - Diolinux
O GNOME 40 está cada vez mais próximo do seu lançamento, e trará diversas modificações, tanto no seu visual quanto por baixo dos panos.
Como falado no episódio sempre haverá aqueles que discordam alguma decisão (seja ela qual for), mesmo assim é lindo de ver a importância que o projeto GNOME dá aos seus usuários. Prova disso foi a quantidade de pesquisas feitas para entender e conhecer as preferências de cada um. E falando bem ou mal do GNOME, não se pode negar que ele segue ditando muitas tendências e agregando muito a comunidade.
Sempre admirei esse projeto e estou ansioso para testar a versão 40.
Gostei bastante do episódio, parabéns @raulcraveiro e @eddiecsilva
Ótimo episódio, o primeiro que assisto.
Pra ser sincero, odeio o Gnome 40, mas eu vou testar quando sair para ver como será, se vai mudar mais algo ou não. Provavelmente passarei a usar o Cinnamon ou o KDE Plasma.
Também vou ficar de olho em possíveis forks ou extensões; se os temas do 40 ficarem bonitos, com blur, e tiver extensões pra desfazer as mudanças de design, não vejo por que não tentar. É o que chega mais próximo do meu ideal que é “mesmo design, melhor performance”.
Dio, você poderia estar chamando o Georges para o vídeo de lançamento do GNOME 40.
Eu tinha uma aversão ao Gnome pois não entendia como ele funcionava. Vi o vídeo do Dio ’ você está usando o Gnome de maneira errada’ e passei a achar ele fantástico.
Minha aversão ao Gnome é por grande parte culpa do Ubuntu, eles abandonaram o unity porque o desenvolvimento era complicado e o sistema era meio Frankstein, usava o gerenciador de arquivos em uma versão aplicativos em outra e etc. Mudaram pro Gnome e foi a mesma coisa, lembra que para manter a área de trabalho ativa tiveram de fazer uma gambiarra? E agora não acho que vão fazer diferente.
Eu não gosto muito de usar extensões, pra mim aumentam a chance de causar um problema no sistema ( perda de desempenho, consumo de recursos e etc) se a customização dá pra ser feita com o que é oferecido por padrão então tudo bem.
Muito legal o projeto Gnome ter feito enquete com os usuários do Gnome mas nem todos os usuários de Linux usam Gnome. Mas vocês deixaram bem claro que ele não é pra todos. O windows 8 e 8.1 não fez tanto sucesso e tinha uma interface com semelhança ao Gnome.
Infelizmente ao meu ver, principalmente para o Desktop devido a maior parte conhecer o windows, a abordagem do Gnome não é a ideal para popularizar o Linux no Desktop. Eu certamente vou experimentar o 40 e quem sabe eu não migrou pra ele!
Ainda podemos, quando sair a gente pode fazer o convite.
Já eu penso o contrário. Linux em Desktop nunca vai ser algo popular se permanecer na sombra do que já existe, nunca vai ser popular com sistemas “eu também” que replicam o que já existe e nós temos uma prova disso, o ChromeOS.
Para ser grande, verdadeiramente grande, é necessário arriscar tudo, é necessário fazer o que ninguém faz mesmo que isso signifique fracassar. Tecnologia é isso e não estaríamos aqui se não fosse a rebeldia, a afronta daqueles que desejaram fazer mais.
Rapaz, concordo com você em partes. Hoje o windows é o sistema mais usado em empresas para trabalho por exemplo. é muito complicado pra uma pessoa que não é da área ter de usar o computador de um jeito em casa e de outro no trabalho.
insisto no argumento onde a Microsoft teve o fracasso do windows 8 e 8.1 inovando a interface e comportamento dá área de trabalho. acho que para arriscar deve ser igual ao mercado financeiro, correr riscos calculados.
Hoje o Smartphone e Tablet são dispositivos que as pessoas mais usam, e querendo ou não o Chrome OS tem algumas similaridades com esses dispositivos. considero essa Arriscada do Google bem calculada. Talvez se o windows 8 ou 8.1 fosse lançado hoje com alguns ajustes ele faria um sucesso maior que no passado.