DioCast: Controle o seu smartphone diretamente do computador

DioCast: Controle o seu smartphone diretamente do computador - Diolinux

No episódio de hoje do DioCast, conversamos sobre algumas integrações entre dispositivos e como elas podem nos ajudar no dia a dia.

5 curtidas

Teve um ponto que faltou um ser abordado no podcast e eu fiquei um pouco assustado com falta de preocupação de vocês. Segurança.
Já pararam pra pensar no tipo de problema que ter um monte de microfones conectados a internet espalhados pela sua casa pode causar ? Imagina isso em um país complicado.
Esses dias um grupo hacker conseguiu instalar um ransomware em um oleoduto nos estados unidos e provocou uma crise de escassez de combustível.
Estamos conectado nossas fechaduras de porta na internet. Cara imagina um backdor nisso.
Toda sua via está exposta e até os seus bens mais valiosos.
Muito cuidado com isso.
Podemos estar criando um monstro.

3 curtidas

Para pessoas normais eu não concordo muito em ter cautela, pode me dar um exemplo real de algum perigo que essas “smart things” poderiam trazer para uma pessoa normal (não um bilionário ou uma empresa gigante)?

Eu acho muito mais fácil invadir uma casa com uma fechadura normal (provavelmente todos os ladrões já sabem fazer isso) do que uma fechadura inteligente que o ladrão teria que entender BASTANTE para conseguir fazer alguma coisa.

1 curtida

No Brasil por mais que a coisa esteja ficando estranha ainda não temos mesmo motivos para ficar preocupados com isso tirando problemas e ataques que podem afetar os serviços das big techs que usamos. Agora vou te dar um exemplo de como isso pode se tornar um problema.

Imagine um país complicado com um governo ditatorial extremamente rígido e opressivo que teme qualquer questionamento ao seu poder.
Agora pense na sua casa nesse mesmo regime com amazon alexa, assistente do google, siri da apple… Caixas de som com microfones espalhados pela casa.
Em algum momento em uma conversa intima com sua família vc questiona e se queixa do regime em que vive e usa palavras chave que já estão cadastradas em algum sistema de banco de dados com acesso do governo e a inteligencia artificial notifica o órgão de controle e repressão do governo e pronto em alguns minutos a patrulha da polícia política vai bater na sua porta.
Preciso continuar ? Não precisa de muita imaginação va saber o que vem depois não é ?

Você pode argumentar que isso é ficção e que isso jamais aconteceria.
E eu posso te rebater dizendo que já existe.
Onde ? China.
Experimente falar mal do governo local vivendo la no Wechat.
Não faz diferença se você vai esquecer isso é um app de chat ou uma IA vai transcrever a sua fala e enviar para um data center.

Eu não estou fazendo juízo de valor sobre o governo A o ou B.
O ponto é que essa tecnologia existe, é viável e pode ser aplicada por grande parte dos governos em praticamente qualquer país do mundo onde se tenha uma boa base usuários tecnologia instalada.

O meu medo não é google coletando meus dados pra tentar me vender algum produto. Na pior das hipóteses eu vou comprar esse produto e talvez me arrepender depois e devolver.

O meu medo é o google conceder acesso ao data center dele ao estado e o estado começar a usar isso como uma ferramenta de perseguição a um grupo que ele não gosta.

Isso foi só um exemplo de como esse tipo de coisa pode criar grandes problemas.
Outro exemplo real e recente eu citei acima foi o fato de alguns lugares nos Estados Unidos estarem sem combustível nos postos por causa de ransomware.

É tendencia que esse tipo de problema aconteça cada vez mais e se torne mais crítico a medida que colocamos sistemas importantes rodando sobre essa tecnolgia.

E não me entenda mal, eu não sou contrario a isso. Eu amo tecnologia, eletrônica programação, serviços digitais, inovações…
Essas tecnologia criam falidades e tornam até as coisas mais divertidas.

Entretanto eu acho que precisamos usar isso com mais responsabilidade e inteligencia pois está ficando perigoso.

1 curtida

Num cenário ditatorial extremo como este que você citou, provavelmente o povo não teria acesso a tais coisas.

Mas um dos motivos para esse assunto não ter sido abordado é porque não fazia parte da pauta. Segurança e privacidade são assuntos sérios, provavelmente quando abordarmos isso, será com a devida atenção e foco.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Eu não vejo como interesse de ninguém barrar todos os serviços até porque já atingimos um nível de dependência muito grande dessas tecnologias. Mesmo no pior cenário social possível ainda precisamos fazer as coisas.
Então derrubar tudo no geral não creio que seja viável. Agora monitorar pra tentar controlar é outra história…

Mas achei legal as comparações sobre o a integração entre smartphone e desktop.
Eu já fiz diversas buscas sobre ferramentas para integrar meu smartphone android com meus computadores. Concordo que o KDE connect é excelente mas pode melhorar.
E realmente a melhor experiencia que já vi foi a do IOS com o Mac os. Compartilhar a área de transferência com texto … Isso é fantástico e incrivelmente prático.

Agora uma solução que eu estou usando pro meu dia a dia é o Warpinator (disponível no flathub).
Eu uso gnome realmente acho que o KDE connet fica com cara de gambiarra no gnome.

:vulcan_salute:

1 curtida

Fala ae meus amigos!

Então eu uso o KDE Conect também e é bem legal, mas um recurso interessante que tem no App ‘Meu telefone’ da Microsoft é o de atender chamadas telefônicas direto no pc, e eu hoje tento fazer isso no Linux e não consigo.

Vocês ai (equipe e galera do Plus) sabem como fazer isso?

Salve galera do Diocast!

Sobre o comentário de “ser difícil mandar mensagem a si mesmo pelo whatsapp”: com certeza não é!

Sim, é meio gambiarra, mas funciona: basta gerar um link de acesso ao seu whatsapp utilizando o seu próprio número: https://wa.me/seu_numero

O wa.me redireciona direto pra api do whatsapp e subsequentemente pro seu contato. Pelos meus testes, o número precisa conter o código internacional também. Algo como Share on WhatsApp (código 55, dd 11 e número 999999999)

A única desvantagem é que o chat fica apenas com o número, não sendo possível “salvar” o teu próprio contato, até onde eu saiba. Mas vale testar.