DioCast - As principais novidades e algumas polêmicas do novo GNOME 43

Diocast - As principais novidades e algumas polêmicas do novo GNOME 43 - Diolinux

O GNOME 43 está quase finalizado e o lançamento oficial está se aproximando, com muitos novos recursos interessantes, será que este lançamento será polêmico devido ao novo recurso de segurança?

5 curtidas

Eu como usuário assíduo do GNOME provavelmente vou pular a versão 43, tá bacana, mas tem algumas coisas que eu ainda estou verificando se vale a pena, principalmente no nautilus o resto a gente dá um jeitinho.
Eu estou usando no rawhide e assim que possível vou dizer os porquês, o gnome-shell está ótimo, meu problema é só com o nautilus no momento, não vou demonizar, vou aguardar a versão final para colocar minhas observações.

1 curtida

nautilus-43-small

Acho que daria pra tirar mais proveito desses aplicativos adaptativos se fosse mais fácil dividir as janelas em vários quadrantes, como é no Windows 11 ou Pop!_OS. Assim não seria algo só pra usuários de mobile como comentaram no podcast

2 curtidas
  • o painel não tem informações baseadas no que o GNOME acha, o backend é baseado em informações da própria Canonical, Intel e outros projetos como Chromium…tudo documentação pública.
  • o fato de mostrar a falta de uma feature de segurança na interface, não quer dizer necessariamente que o OS tem que resolver. Exemplo: falta do chip TPM2.0 ou ativação do secureboot na BIOS etc…
  • o fato de a GNOME Software mostrar certas informações, as vezes, como “fonte desconhecida” chuto falta de metadados por parte de quem empacotou o programa, pois a GS tem certos “requisitos” para que tudo apareça corretamente alí na interface.
  • o painel no settings diz respeito a segurança que o aparelho oferece de features de segurança ao OS(se o mesmo for compatível com elas) não do OS ao usuário.
  • concordo que seria melhor se todos contribuissem mas… https://twitter.com/hughsient/status/1563879576337629188?t=dzxfFBRcn5xIADvoeJvEcQ&s=19
  • sempre existe um risco, um sistema nunca é 100% seguro e passar esta informação ou dar o entender disso é errado.
  • concordo que as coisas estão em desenvolvimento e precisa de polimento na interface, com as palavras usadas para não “apavorar” usuários etc…
3 curtidas