DioCast: A história dos jogos no Linux

Confira o post completo no blog: DioCast: A história dos jogos no Linux - Diolinux

O Linux tem crescido de maneira exponencial no cenário de jogos. Mas será que continuará assim, ou veremos uma mudança por conta do streaming de jogos?

7 curtidas

Lembro me como se fosse ontem! eu executando o playonlinux para instalar jogos e outros programas no linux… bons tempos mas não quero que eles voltem! hoje temos ferramentas muito melhores mas o POL fez muito parte da minha vida especialmente no inicio da minha caminhada ao lado do pinguin.

Assim como o Raul eu queria me livrar de vez do dualboot mas não consigo ainda devido a outros fatores que resumindo são programas desenvolvidos por outras empresas que só rodam no windows e não funcionam adequadamente no linux seja com wine ou qualquer outro meio. No windows 10 minha esposa usa uma VM (no VMWare) do windows 7 e a empresa dela só da suporte ao windows.

Para finalizar, respondendo a pergunta, acredito que as coisas para o pinguim tendem a melhorar, eu nem acreditei quando vi o Cyber Punk poder ser jogável no linux em um período tão curto de tempo! as coisas vão ficar melhor quando os anticheats deixarem de ser um problema. Jogos single player são compatibilizados muito rapidamente graças ao wine/proton. A biblioteca de jogos do LInux hoje já me atende muito bem.

1 curtida

Esse título me deu uma dúvida…

Existe algum registro do primeiro jogo portado para a plataforma?

Em relação aos jogos por streaming um problema que me afetaria e creio outras pessoas também seria a dificuldade de criar ou usar mods nos games. Grandes jogos como Dota e PUBG não teriam sido criados se não fosse a possibilidade de ter os arquivos do jogo, modificá-los e distribuir para a comunidade. Por mais que como citado no episódio o streaming a não acabasse com o nicho de jogadores que ainda prefeririam ter os próprios PCs, num cenário desse os mods se limitaram apenas nesses nichos de usuários sem se propagar a toda a comunidade.

1 curtida

Na parte que falam do port de Doom pra Linux, lembrei desse vídeo:

1 curtida

Sim, inclusive eu fiz um tópico sobre isso há alguns meses, mas acabei percebendo que não seria impossivel criar e instalar mods em um jogo via streaming, nós só necessitariamos de uma plataforma centralizada ligada diretamente ao jogo para instalar o mod nele.
Inclusive tem alguns serviços de streaming que permitem mods, como o GeForce Now, que permite mods via Steam.

Claro no modelo que citei acima, nós ainda teriamos a necessidade de uma máquina fisica (talvez isso mude no futuro) para o processo de desenvolvimento do mod, mas a questão de instalar mods nos jogos acaba sendo “resolvida”. Isso tambem abre muitas portas para meios de monetização, por parte da empresa e dos devs (dos mods), exemplo: ter um número limitado de instalações de mods, e caso queira mais, será necessário o pagamento de um valor mensal, único, semestral ou outros vários; Mods pagos, sim, esse já existe, mas pense comigo, isso melhoraria MUITO para os devs, que agora tem uma plataforma central para disponibilizarem seus mods, e não tem que lidar com pessoas disponibilizando eles gratuitamente em outros sites; esses foram só dois exemplos, isso ainda pode ir muito longe.

1 curtida

Não tinha olhado por esse ângulo, se tudo for por esse caminho seria fabuloso. Tomara que com esse modelo com uma plataforma centralizada outras empresas como a Rockstar, que nunca apoiaram a comunidade Modder, mude a cabeça.

2 curtidas

Minha impressão é que depois do Proton, tem que ter muita preguiça do desenvolvedor para não migrar para o Linux.
Acho que o catálogo ainda é pequeno, mas está longe de ser desprezível. Embora hoje jogue MUITO menos do que uns anos atrás, quando vou comprar um jogo, exijo que seja multiplataforma e o catálogo tem sido bastante atraente.

Claro que tem uma ou outra coisa que faz falta, e como muito bem observado, falta Rockstar, cujos jogos são divertidos, mas muito caros. Com R$ 200,00 num jogo dá para catar promoções e pegar uma (ou mais) mão cheia de bons jogos que vão dar o mesmo tempo de diversão.

1 curtida