Diocast - A guerra dos navegadores de internet pelo mercado e por seu PC - Diolinux
Neste DioCast comentamos sobre como a disputa entre os navegadores de internet está cada vez mais acirrada e algumas das novidades que podem mudar o cenário em breve.
Porque não falaram de Edge ? Ele está excelente no Linux.
Estou há 1 mês +/- usando o Mozilla Firefox (flatpak). Algumas coisas que me “incomodam” que acontecem frequentemente:
- Lentidão para abrir as páginas, algumas vezes simplesmente demora bastante (mesmo sendo páginas que já acessei anteriormente)
- Algumas vezes o video simplesmente não quer dar play, tenho que esperar uns segundinhos para atualizar a página e ele finalmente carrega
Nunca usei o Firefox por muito tempo só IE → Opera → Google Chrome. Estou gostando até do uso tirando os pontos que citei acima de inconstância às vezes, acho legal a ideia por trás do Firefox e acho ele bem mais bonito que os Chromium por algum motivo Como tá tendo bastante melhoria nele por parte da Mozilla estou dando uma chance
@unnamed_name Tenta mudar o DNS pra ver se melhora o problema da lentidão.
Sugiro também experimentar instalar a versão em DEB/RPM (dependendo da sua distro), ou até mesmo baixando do site da Mozilla, pra ver se sente alguma diferença. Pode ser também interessante testar a versão ESR…
Opa eae @Thiago12 eu agora estou usando a última LTS do ubuntu, acho que a única alternativa de usar o .deb seria adicionando o PPA da Mozilla, correto?
A ideia na verdade minha era usar ou snap ou flatpak… Como eu escolhi flatpak (acho estranho ter os dois no sistema, então removi o suporte a snap) estou testando nele e até deixei o padrão de mandar relatórios técnicos e de iteração quem vem por padrão para tentar ajudar de alguma maneira.
Apesar das polêmicas envolvendo o Brave, eu gosto bastante dele e tenho utilizado como browser principal faz um tempo. Além do Firefox, que está sempre instalado aqui, fiquei um tempo testando o Vivaldi, o OperaGX e o Edge, mas não tem jeito, o que eu melhor me acostumei foi com o Brave mesmo.
O Brave é padrão no Big Linux. Estou usando o Pop os como principal com o Firefox. E de vez em quando uso o Big Linux (que está em dual boot). Sempre usei o Brave inclusive em celular. Agora, estou dando uma chance pro Firefox. Mas o Brave está no Pop os tb.
Queria tanto usar o Vivaldi. Acho os recursos de adblock + anti-tracker dele excelentes. Mas meu problema com ele é que a interface dele além de ser muita poluída, é pesada. Eu sei q dá pra fazer algumas coisas pra deixar a interface mais limpa , mas não achei tão eficiente isso. Ele dependente muito daquela barra lateral que se torna inútil pra quem só quer usar o navegador de forma tradicional e acaba servindo só pra ocupar espaço na lateral.
Então, eu achei muito interessante esse monte features a mais que tem no Vivaldi, na verdade, isso que me chamou mais atenção nele, mas sei lá ele parecia meio lento no meu PC para carregar as páginas, achei mais lento que o Brave ou o Edge.
Se não me engano dá para desabilitar a barra lateral do Vivaldi e deixar ele mais minimalista, até na hora de configurar pela primeira vez ele pergunta como você quer utilizar. Mas aí ele acaba ficando igual qualquer outro browser mais minimalista.
dá sim só q quando preciso fazer um download ou uma consulta ao historia a barra se habilita sozinha de novo. Bem chato.