Diminuir a área ativa da mesa digitalizadora Huion no Linux

Então galera, tenho uma Huion H950P, plug and play, eu simplesmente conecto e o negoço funciona que é uma beleza, instalei os drivers digimend pra configurar os botões da mesa, tudo massa também, no entanto gostaria de diminuir a área ativa da mesa digitalizadora porque de vez em quando gosto de jogar osu! e não sei como fazer isso no linux, no windows tinha uma interface pra configurar e tals, mas a Huion não dá suporte ao linux.

Entrei na página na digimend do Github e eles dão algumas instruções, mas a questão é que eu não entendi nada.

Alguém poderia me ajudar com isso? Tem um trecho no github que diz assim:

you can restrict the tablet input to that display like this
xsetwacom set "HID 256c:006e Pen stylus" MapToOutput HDMI-3
See the xsetwacom man page for more parameters and details.

Entrei no manual da xsetwacom mas não entendi nada.

Oi, denelt !

Eu não tenho nenhuuuuma experiência com esse tipo de equipamento.

Mas acho que você deve começar pelo básico.

Posso estar enganado, mas acho que o parâmetro não é o MapToOutput não. Acho que é o Area. De qualquer modo precisa primeiro saber o nome do device. Para isso, basta executar o comando

xsetwacom list devices

De posse do device_name que esse comando mostrar, você pode começar a investigar os valores atuais dos parâmetros que você pretende modificar para fazer testes.

Por exemplo, se você quer entender como o parâmtro Area se comporta, é desejável que, antes de modificá-lo, você tome nota do valor atual.

xsetwacom get device_name Area

(sendo que device_name é o nome que você obteve no comando anterior).

Se ainda assim estiver com dúvida, poste aqui o resultado do

xsetwacom list devices

Então cara, primeiramente desculpa a demora pra responder, já faz quase um mês, né? Já tinha até desistido disso, mas hoje pela manhã voltei com a ideia e lembrei desse tópico. Segui os comandos como você me passou e os resultados foram os seguintes:

 $ xsetwacom list devices
HID 256c:006d stylus            	id: 8	type: STYLUS    
HID 256c:006d Pad pad           	id: 9	type: PAD       
HID 256c:006d Touch Strip pad   	id: 10	type: PAD       
HID 256c:006d Dial pad          	id: 11	type: PAD       

No entanto, no comando xsetwacom get device_name Area eu não sabia se deveria colocar 256c:006d stylus ou id: 8, daí tentei tudo e o único que obtive resultado foi colocando o id:

$  xsetwacom get 8 Area  
0 0 44200 27600

os outros dispositivos não tinha o valor Area, todos que não o id 8 apareceram a seguinte mensagem:

$  xsetwacom get 9 Area  
Property 'Wacom Tablet Area' does not exist on device.
1 curtida

Olá @denielt :wave:

Eu tenho uma mesa digitalizadora da Huion mas uma bem mais simples, uso para treinar Kana e Kanj. Considerando que você usa o Gnome (gnome control center), lá nas Configurações em Wacom Tablet, por algum motivo o sistema reconhece minha mesa como uma Wacom, tem uma opção em Tablet > Tracking Mode, provavelmente vai estar Tablet (absolute) esta opção faz a mesa cobrir todo o desktop, muda para Touchpad (relative) para ver se funcionaria, esta opção reduz, limita a área que a seta do ponteiro pode ir.

:pray:

Agradeço pela resposta amigo, mas a minha distro não reconhece a minha mesa Huion como se fosse Wacom, já tentei bastante coisa, não funciona kkkkk

1 curtida

Eu aaaaaaacho que é o Area.

O comando seria

xsetwacom set 8 Area 0 0 x2 y2

onde x2 e y2 seria a “resolução” que você quer.

Agora que você sabe que pra voltar ao normal basta executar

xsetwacom set 8 Area 0 0 44200 27600

não custa nada tentar entender como o Area funciona.

Eu imagino que o comando

xsetwacom set 8 Area 0 0 22100 13800

deve habilitar apenas o quarto superior esquerdo da mesa.

Screenshot from 2021-01-16 14-50-03

E o comando

xsetwacom set 8 Area 0 13800 22100 27600

deve habilitar o quarto inferior do lado esquerdo.

Screenshot from 2021-01-16 14-50-50

3 curtidas

Caraca meu cria, funcionou PERFEITAMENTE! Muito obrigado mano, valeu mesmo, mas agora deixa só eu te perguntar, como você fez exatamente pra entender esses valores? Dividiu por dois? Encontrou algum site falando sobre esses comandos? Se puder me explicar, me passar uns links, gostaria de diminuir mais um pouco a área, é porque meu intuito é jogar, quanto menor a área melhor porque o cursor se move mais rápido, depois eu reseto de novo as configurações pra trabalho, pois também utilizo a mesa digitalizadora pra fazer escultura digital.

Que bom que funcionou, denielt !

O comando usa duas faixas de valores (uma pro eixo X e outra pro Y) intercaladas (primeiro você informa o início e depois onde termina).

Na figura do lado esquerdo, está o comando que seta a mesa toda.

Se quiser usar apenas uma área de 2000x2000 no canto inferior esquerdo, o comando na figura da direita dá um exemplo de como fazê-lo.

Espero que, com essa figura, você consiga definir o tamanho da área mais adequado para tuas necessidades.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.