Já faz um tempo que tô sem utilizar um PC e adquiri um recentemente. A config é essa:
Placa mãe: LGA 1155 Asus P8H61-M LX3 PLUS R2.0
CPU: i3 3220
RAM: 4GB
HD: 500GB
Sem placa de vídeo
Eu arrumei esse PC pra eu e minha esposa usarmos, só que tava querendo com que ela usasse o Endless pela facilidade, só que estou com muitas dúvidas sobre como fazer as partições, parece que esqueci por ter tempo que não faço isso. Daí vão algumas dúvidas:
Eu não posso criar tabelas GPT? Pois toda vez que configuro a BIOS pra ler só UEFI, por mais que eu consiga instalar, dá algum problema ao iniciar, não consigo especificar direito agora, mas esse não é minha maior questão. Acredito que seja pela máquina ter mais de 10 anos, por mais que na BIOS tenha a opção de ler só UEFI.
Como configuro o /boot? Não lembro mais qual sistema de arquivo se põe, não lembro mais se é fat32 ou ext4 mesmo, como vi em alguns fóruns.
Enfim, se alguém souber de um local pra que eu possa ver como faço sem precisar me responder passo a passo, eu também aceito, porque estou pesquisando e só acho de boot entre Windows x Linux.
Sim, você pode usar UEFI aí. Se tem suporte, dá para usar. E, particularmente, acho o setup para UEFI mais fácil.
Primeiramente, você pode criar a ESP (/boot/efi) com 512MB (um tamanho padrão que costuma não gerar problemas) e em FAT32 (a ESP não funciona com outro sistema de arquivos). A ESP vai ser criada quando você instalar o primeiro SO no disco.
Ao instalar o segundo SO, escolha o particionamento avançado, e, ao invés de criar outra ESP, apenas monte a existente em /boot/efi. Assim, o gerenciador de boot dos dois SOs vai estar na mesma partição.
Você já usou Linux, antes, e agora já encontrou material para “relembrar”. – Ok.
Vou acrescentar só 2 links, que talvez possam ajudar com alguns detalhes:
Sobre UEFI e GPT, fiz umas anotações, quando montei meu hardware atual em Janeiro 2020. – Foi minha primeira experiência com UEFI e GPT.
Sobre outros aspectos básicos do Grub, ainda em Bios (legacy) / MBR, fiz várias anotações, de 2017 em diante. – É uma página muito longa, com muitos detalhes sobre várias distros diferentes. É chato ler tudo, mas você pode dar uma olhada por alto, e ler só as partes que achar úteis para você.
Agora, 2 complicadores
Não conheço o Endless OS, porém vi que ele tem uma página especial, sobre dualboot / multiboot com outras distros – que poderá lhe ajudar bastante, em relação a alguns detalhes específicos do bootloader do Endless OS:
Multi-boot Endless OS e outras distribuições Linux
Instale o Endless OS junto com o Fedora, Ubuntu, etc.
Introdução
Oficialmente, dual-boot ou multi-boot do Endless OS junto com outra distribuição Linux não é suportado. Isso ocorre porque há diferenças na maneira como o Endless OS é projetado (comparado a outras distribuições Linux) que o tornam um pouco complicado para multi-boot, e até agora não dedicamos recursos de engenharia para resolver esse problema (não é exatamente um projeto que se alinha com os principais interesses da Endless OS Foundation).
[segue]
Fundo
O principal desafio é que inicializar o Endless OS envolve uma lógica mais complexa no estágio do bootloader do que outras distros Linux. Especificamente:
O kernel e o initramfs específicos a serem usados, e os parâmetros do kernel a serem passados, são especificados nas entradas BootLoaderSpec na partição principal. Esses detalhes mudam a cada atualização do sistema, é importante acertar exatamente.
[segue]
Exemplo: UEFI Dual-boot Fedora e Endless
Instale o Fedora primeiro. Durante a instalação, crie uma partição não utilizada, com tamanho suficiente para o Endless OS. Não há necessidade de formatá-la neste estágio.
[segue]
(Na verdade, está em inglês, e eu usei o Translate Google do Chrome).
Agora, quanto ao Fedora:
Também usa o BLS - “Boot Loader Spec”. – Descobri isso quando cheguei ao Fedora 30 (ainda em MBR). – Para ir direto à parte que pode lhe interessar, dê CTRL+F em “GRUB_ENABLE_BLSCFG” (sem as aspas).
E olha que eu nem havia chegado nessa parte ainda kkkkk eu iria ter que pesquisar sobre. Eu estava fazendo o procedimento normalmente como se o Endless não fosse diferente -como eu já tinha ouvido falar-, mas acabei instalando o Fedora primeiro e não formatando a partição para o Endless mesmo. Seguindo aqui e já atualizo!
Então, pessoal. Utilizei alguns recursos tanto daqui quanto de fora pra resolver essa questão.
Primeiro, pra relembrar como fazer os particionamentos e deixar parte “reservada” para o outro sistema, seja qual for no caso, vi principalmente esse vídeo do Diolinux:
E mais uma dica aqui, que ele comentou em outro vídeo de dual boot: se for usar UEFI, deixe o CSM de preferência desativado.
Após isso, pouco antes de o @frc_kde passar a questão do EndlessOS, eu tava tentando normalmente via Ventoy kkkkkkkk mas enfim, segui exatamente o passo-a-passo do link que ele postou, e os downloads dos arquivos img.xz do EndlessOS se encontram nesse link:
Espero que ajude o pessoal! O dualboot ficou perfeito aqui.