Dificuldades em dual boot - Fedora e Endless OS

Olá, boa noite pessoal!

Já faz um tempo que tô sem utilizar um PC e adquiri um recentemente. A config é essa:

Placa mãe: LGA 1155 Asus P8H61-M LX3 PLUS R2.0
CPU: i3 3220
RAM: 4GB
HD: 500GB
Sem placa de vídeo

Eu arrumei esse PC pra eu e minha esposa usarmos, só que tava querendo com que ela usasse o Endless pela facilidade, só que estou com muitas dúvidas sobre como fazer as partições, parece que esqueci por ter tempo que não faço isso. Daí vão algumas dúvidas:

Eu não posso criar tabelas GPT? Pois toda vez que configuro a BIOS pra ler só UEFI, por mais que eu consiga instalar, dá algum problema ao iniciar, não consigo especificar direito agora, mas esse não é minha maior questão. Acredito que seja pela máquina ter mais de 10 anos, por mais que na BIOS tenha a opção de ler só UEFI.

Como configuro o /boot? Não lembro mais qual sistema de arquivo se põe, não lembro mais se é fat32 ou ext4 mesmo, como vi em alguns fóruns.

Enfim, se alguém souber de um local pra que eu possa ver como faço sem precisar me responder passo a passo, eu também aceito, porque estou pesquisando e só acho de boot entre Windows x Linux.

Obrigado!

Sim, você pode usar UEFI aí. Se tem suporte, dá para usar. E, particularmente, acho o setup para UEFI mais fácil.

Primeiramente, você pode criar a ESP (/boot/efi) com 512MB (um tamanho padrão que costuma não gerar problemas) e em FAT32 (a ESP não funciona com outro sistema de arquivos). A ESP vai ser criada quando você instalar o primeiro SO no disco.

Ao instalar o segundo SO, escolha o particionamento avançado, e, ao invés de criar outra ESP, apenas monte a existente em /boot/efi. Assim, o gerenciador de boot dos dois SOs vai estar na mesma partição.

Acredito que desta forma, não vai ter problemas.

Vou testar dessa forma amanhã. Tô vendo uns vídeos em inglês aqui pra ver se tenho um norte também, logo depois dou retorno!

Primeiro, a parte básica

Você já usou Linux, antes, e agora já encontrou material para “relembrar”. – Ok.

Vou acrescentar só 2 links, que talvez possam ajudar com alguns detalhes:

1. Sobre UEFI e GPT, fiz umas anotações, quando montei meu hardware atual em Janeiro 2020. – Foi minha primeira experiência com UEFI e GPT.

2. Sobre outros aspectos básicos do Grub, ainda em Bios (legacy) / MBR, fiz várias anotações, de 2017 em diante. – É uma página muito longa, com muitos detalhes sobre várias distros diferentes. É chato ler tudo, mas você pode dar uma olhada por alto, e ler só as partes que achar úteis para você.

Agora, 2 complicadores

Não conheço o Endless OS, porém vi que ele tem uma página especial, sobre dualboot / multiboot com outras distros – que poderá lhe ajudar bastante, em relação a alguns detalhes específicos do bootloader do Endless OS:

Multi-boot Endless OS e outras distribuições Linux

Instale o Endless OS junto com o Fedora, Ubuntu, etc.

Introdução

Oficialmente, dual-boot ou multi-boot do Endless OS junto com outra distribuição Linux não é suportado. Isso ocorre porque há diferenças na maneira como o Endless OS é projetado (comparado a outras distribuições Linux) que o tornam um pouco complicado para multi-boot, e até agora não dedicamos recursos de engenharia para resolver esse problema (não é exatamente um projeto que se alinha com os principais interesses da Endless OS Foundation).

[segue]

Fundo

O principal desafio é que inicializar o Endless OS envolve uma lógica mais complexa no estágio do bootloader do que outras distros Linux. Especificamente:

O kernel e o initramfs específicos a serem usados, e os parâmetros do kernel a serem passados, são especificados nas entradas BootLoaderSpec na partição principal. Esses detalhes mudam a cada atualização do sistema, é importante acertar exatamente.

[segue]

Exemplo: UEFI Dual-boot Fedora e Endless

1. Instale o Fedora primeiro. Durante a instalação, crie uma partição não utilizada, com tamanho suficiente para o Endless OS. Não há necessidade de formatá-la neste estágio.

[segue]

(Na verdade, está em inglês, e eu usei o Translate Google do Chrome).

Agora, quanto ao Fedora:

• Também usa o BLS - “Boot Loader Spec”. – Descobri isso quando cheguei ao Fedora 30 (ainda em MBR). – Para ir direto à parte que pode lhe interessar, dê CTRL+F em “GRUB_ENABLE_BLSCFG” (sem as aspas).

E olha que eu nem havia chegado nessa parte ainda kkkkk eu iria ter que pesquisar sobre. Eu estava fazendo o procedimento normalmente como se o Endless não fosse diferente -como eu já tinha ouvido falar-, mas acabei instalando o Fedora primeiro e não formatando a partição para o Endless mesmo. Seguindo aqui e já atualizo!

Então, pessoal. Utilizei alguns recursos tanto daqui quanto de fora pra resolver essa questão.

Primeiro, pra relembrar como fazer os particionamentos e deixar parte “reservada” para o outro sistema, seja qual for no caso, vi principalmente esse vídeo do Diolinux:

E mais uma dica aqui, que ele comentou em outro vídeo de dual boot: se for usar UEFI, deixe o CSM de preferência desativado.

Após isso, pouco antes de o @frc_kde passar a questão do EndlessOS, eu tava tentando normalmente via Ventoy kkkkkkkk mas enfim, segui exatamente o passo-a-passo do link que ele postou, e os downloads dos arquivos img.xz do EndlessOS se encontram nesse link:

Espero que ajude o pessoal! O dualboot ficou perfeito aqui.

ignorem os artefatos do monitor