Olá! Eu queria testar Linux pela primeira vez, então segui a recomendação de testar o Zorin OS. É um sistema bem bonito e estava começando a me acostumar, mas não sei o que ainda falta para finalmente começar a jogar.
Mesmo após usar o driver recomendado para minha placa de vídeo, o jogo mal consegue abrir na Steam. Não sei se preciso colocar algum comando no terminal, ou instalar um programa específico…
Qual seria o jogo? E o que significa “quase não abrir”? Gera algum erro ou o jogo fica com um desempenho muito abaixo do esperado?
Você fez alguma alteração no sistema?
A steam foi instalada pela loja do zorin (versão em flatpak) ou foi instalada pelo instalador do site da valve?
Tentou jogar o nome do jogo em questão no protondb para ver se o jogo em questão roda bem no linux e se precisa de alguma modificação? Geralmente quando precisa de alguma coisa alguém já citou no protondb.
Não me lembro de ter feito alguma mudança significativa no sistema, eu só segui os tutoriais do YouTube. E instalei a Steam através da versão flatpack.
Inicialmente eu tentei abrir dois jogos ontem, mas não pesquisei ambos no site protondb. Eu resolvi testar eles agora pouco e apenas um deles abriu normalmente. O “Easy Delivery.”
Esse foi o jogo que abriu, apareceu a tela do início do jogo e não teve nenhum problema com o gráfico. Mas, ainda não me aprofundei no teste porque queria abrir o outro jogo, o “Bye Sweet Carole”.
Como parece ser mais um problema do jogo em si, do que o sistema.
Caso queira, me manda amizade lá no Discord que eu tento te ajudar a rodar ele, fica mais fácil pra responder rapidamente.
meu user é: jheynne
No Bye Sweet Carole, você chegou a setar a utilização do Proton para Experimental pela Steam? Pode ser um começo, além de testar outras versões (por padrão, acho, ele roda pela hotfix).