Dificuldade para jogar na Steam

Sistema Operacional: Zorio Os 18

Hardware: Lenovo LOQ-e i5-12450HX

Processador: Intel Core i5-12450HX

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 6GB

Olá! Eu queria testar Linux pela primeira vez, então segui a recomendação de testar o Zorin OS. É um sistema bem bonito e estava começando a me acostumar, mas não sei o que ainda falta para finalmente começar a jogar.

Mesmo após usar o driver recomendado para minha placa de vídeo, o jogo mal consegue abrir na Steam. Não sei se preciso colocar algum comando no terminal, ou instalar um programa específico…

1 curtida

Qual seria o jogo? E o que significa “quase não abrir”? Gera algum erro ou o jogo fica com um desempenho muito abaixo do esperado?

Você fez alguma alteração no sistema?

A steam foi instalada pela loja do zorin (versão em flatpak) ou foi instalada pelo instalador do site da valve?

Tentou jogar o nome do jogo em questão no protondb para ver se o jogo em questão roda bem no linux e se precisa de alguma modificação? Geralmente quando precisa de alguma coisa alguém já citou no protondb.

1 curtida

Não me lembro de ter feito alguma mudança significativa no sistema, eu só segui os tutoriais do YouTube. E instalei a Steam através da versão flatpack.

Inicialmente eu tentei abrir dois jogos ontem, mas não pesquisei ambos no site protondb. Eu resolvi testar eles agora pouco e apenas um deles abriu normalmente. O “Easy Delivery.”

Esse foi o jogo que abriu, apareceu a tela do início do jogo e não teve nenhum problema com o gráfico. Mas, ainda não me aprofundei no teste porque queria abrir o outro jogo, o “Bye Sweet Carole”.

Aparentemente, só tem um review e está como “jogável”. Infelizmente, assim como ocorreu no dia anterior, ele abre e aparece como uma tela preta.

1 curtida

Como parece ser mais um problema do jogo em si, do que o sistema.
Caso queira, me manda amizade lá no Discord que eu tento te ajudar a rodar ele, fica mais fácil pra responder rapidamente.
meu user é: jheynne

1 curtida

Usa o instalador .deb oficial da steam.

1 curtida

Olá!

No Bye Sweet Carole, você chegou a setar a utilização do Proton para Experimental pela Steam? Pode ser um começo, além de testar outras versões (por padrão, acho, ele roda pela hotfix).

1 curtida

Eu estava usando pelo Proton experimental, mas depois de ter instalado a versão debian e usado o hotflix, estou conseguindo jogar. Obrigada!

Obrigada, acho que isso também tenha contribuído para o jogo funcionar :slight_smile:

Desculpa pela demora, eu consegui rodar o jogo após fazer algumas mudanças. Obrigada!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.